sexta-feira, 9 de junho de 2017

Rafinha Bastos, Gustavo Chagas e Gil Gardelli palestram sobre a diferença que vem das redes

A palestra encerrou o ciclo de atividades dessa quinta-feira em Gramado
Foto: Andrei Souza

A “Diferença que vem das redes” foi o tema que finalizou o ciclo de palestras dessa quinta-feira no Festival Mundial de Publicidade de Gramado. O painel contou com a presença do jornalista e humorista Rafinha Bastos, do professor de Pós-Graduação e MBA da ESPM e da FIA-USP Gil Gardelli e do integrante do grupo Porta dos Fundos, Gustavo Chagas, e foi mediado pelo CEO da SimpleADS Anderson Bitolo. Eles falaram sobre a produção de conteúdo para a internet, destacando as principais inovações do Youtube e comentando vídeos de produtores independentes que vem se destacando. 

Rafinha comentou que a internet é um ambiente cada vez mais explorado pelos produtores independentes, devido ao fato de que ela proporciona total liberdade para a criação de conteúdo. “Na internet você é o seu próprio chefe, você decide qual conteúdo você irá produzir. É uma maneira de criar algo que antes só você acreditava e se a sua ideia der certo, você pode acabar inventando uma nova tendência”, comenta. Ele também disse que tudo o que conseguiu no Youtube foi arriscando e que muitas vezes as coisas não acontecem como ele planeja. “Não existe um manual de instruções para lidar com o Youtube. O produtor de conteúdo tem que dar a cara a tapa e arriscar. Você nunca sabe se vai dar certo ou não”, ressalta.

Rafinha Bastos fala sobre a produção de conteúdo destinado ao Youtube
Foto: Renata Ramos

Gil Gardelli apresentou o seu site e comentou sobre o conteúdo produzido por ele, que é focado em experiências tecnológicas. Gil exibiu suas principais pesquisas a respeito da economia criativa e inovação robótica, no ramo da inteligência artificial. “Essa inovação tecnológica irá se tornar um diferencial para usuário. Estamos avançando muito rápido e daqui a um tempo os sentidos como visão, olfato e paladar poderão ser replicados no meio digital”, afirma o professor. 

Gustavo Chagas comentou sobre a produção de esquetes de humor para o Porta dos Fundos. O humorista falou que o grupo se reúne e realiza brainstormings para pensar em ideias diferentes para os vídeos, e quando a ideia é aprovada eles gravam uma versão de testes e apresentam para a produtora para testar a opinião do público. “A diferença está em pensar em algo que os outros canais ainda não fizeram. A ideia pode ser boa, mas a execução dela também precisa ser para que ela agrade as pessoas que acompanham o seu trabalho”, Ele também comenta que essa nova geração de internautas está cada vez mais crítica e seletiva em relação ao conteúdo. “As redes sociais permitem uma interação muito maior com os produtores de conteúdo. Você faz o seu vídeo e dez minutos depois você já tem uma ideia se ele é bom ou não, devido as reações do público.”

Gustavo Chagas fala sobre a repercussão dos internautas nos vídeos do Porta dos Fundos
Foto: Andrei Souza

No final da palestra eles interagiram com o público respondendo perguntas e dando dicas sobre a produção de conteúdo para as redes. Através de uma conversa descontraída eles  arriscaram alguns palpites sobre o futuro das produções para a web.

Andrei Souza, acadêmico do 5º semestre de Jornalismo na Universidade Feevale



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