quinta-feira, 8 de junho de 2017

“A diferença que vem das agências diferentes” é tema de palestra no Festival de Publicidade de Gramado

Publicitários falam sobre a experiência de trabalhar com as diferenças dentro de suas agências
Foto: Andrei Souza

Os publicitários Lucas Mello, CEO da LiveAD, André Passamani, diretor da Mutato e Nicolas Motta, diretor da 3YZ palestraram na tarde dessa quinta-feira sobre o tema “A diferença que vem das agências”. O painel promoveu uma discussão a respeito dos ambientes criativos, campanhas e ações desenvolvidas pelas agências, apresentando detalhes que fizeram com que elas se tornassem inovadoras.

Lucas iniciou sua fala comentando que estava cheio de universitários no Festival e que eles são o futuro da publicidade, pois eles vão ter que se reinventar e criar um novo segmento para a área. “A publicidade atual está morrendo, está se renovando, e vocês são o futuro. Vocês irão trabalhar em cima dos nossos erros e acertos e criar um novo segmento para o ramo da publicidade”, ressaltou Lucas.

O publicitário apresentou um vídeo da marca de sorvetes Ben & Jerry's, no qual a empresa chamou 12 duplas de pessoas que tinham visões políticas diferentes e uma forte relação afetiva. Eles foram convidados a discutir política enquanto tomam sorvete e o resultado foi até bem civilizado.

Lucas Mello falou sobre o futuro das agências de publicidade
Foto: Andrei Souza

O vídeo com a gravação dos debates começa um pouco acalorado, com um dos participantes já soltando o clássico “cê tá louco, meu?” que precede discussões mais nervosas. Mas os ânimos se esfriaram com o passar do tempo – talvez pela presença do sorvete na mesa. Por vezes, o vídeo fica difícil de assistir por causa justamente do tema e da maneira como as pessoas se expressam, mas ao final todos se entendem.

Em seguida foi a vez de André Passamani, que falou sobre os conceitos de inovação e diferença dentro da Mutato. Ele falou que a área de criação publicitária das agências deve se desafiar todos os dias, que os criativos devem observar as tecnologias atuais e tentar prever as próximas inovações através das necessidades das pessoas. 

 André exibiu uma campanha para o serviço de streaming Netflix para divulgar a série Orange is New Black. No vídeo, que foi lançado oficialmente hoje, Inês Brasil e Valesca Popozuda discutiam atrás das grades, até que são surpreendidas por Narcisa Tamborindeguy.

Nicolas Motta encerrou o painel, apresentando as principais diferenças que a 3YZ busca trazer em suas campanhas. Ele enfatizou que a 3YZ busca dar maior representatividade para as mulheres, de maneira que a maioria dos cargos ocupados pela agência são do público feminino. Ele também comentou que eles querem quebrar todas as barreiras entre eles, pois acredita que ao passo que diminuem as diferenças a criatividade pode ser libertada.

Nicolas Motta apresentou os principais conceitos trabalhados na agência 3YZ
Foto: Andrei Souza

Ele apresentou a campanha da Zaxy, que traz o mote “Qual é o seu superpoder? ”. O vídeo conta com a participação das seis embaixadoras da marca, as youtubers Nah Cardoso, Bruna Santina (Nina Secrets), Carla Lemos (Modices), Nina Gabriella, Juliana Romano e Melina Souza.

A campanha é um vídeo-manifesto que apresenta os poderes das influenciadoras – questionar (Carla Lemos), conectar (Nah Cardoso), se amar (Ju Romano), transformar (Niina Secrets), inspirar (Melina Souza) e ousar (Nina Gabriella) –, demonstrando como essas habilidades são reflexos de atitudes do cotidiano e instigando as consumidoras a se valorizar e perceber que elas também são superpoderosas.


Andrei Souza, acadêmico do 5º Semestre de Jornalismo na Universidade Feevale

Nenhum comentário:

Postar um comentário