quinta-feira, 8 de junho de 2017

Equipe da Agecom e do Núcleo de Rádio da Feevale marcam presença no 21º Festival Mundial de Publicidade de Gramado


Logo oficial do evento
Foto: Welovegramado/Reprodução
O 21º Festival Mundial de Publicidade de Gramado já é realidade e a equipe da Agência Experimental de Comunicação Experimental da Feevale - AGECOM e do Núcleo de Rádio da Feevale estão realizando a cobertura jornalística do evento em tempo realO evento é o terceiro maior do mundo na área, promovendo debates a respeito do mercado publicitário, reunindo estudantes e profissionais de agências de publicidade.  O Festival é realizado pela ALAP - Associação Latino-americana de Publicidade, uma entidade sem fins lucrativos que congrega agências de Comunicação, Digital e de Design; e Comunicadores com atuação em países da América Latina e nações de língua portuguesa e espanhola. A edição deste ano é presidida pelo publicitário Sergio Gordilho, co-presidente da Agência África e o tema é “nunca a diferença fez tanta diferença”.


Nesse momento estão sendo apresentados dois painéis. O primeiro “Sem as diferenças a propaganda não faz mais a diferença. Verdade ou mentira? ”, contou com a presença de Ricardo Figueira, Diretor de Criação da África, que abordou a publicidade produzida em países fechados, onde não há espaço para diferenças, como Coréia do Norte, Arábia Saudita, Catar. Já no segundo painel “Hoje a diferença vem dos lugares mais diferentes”, o Head de Planejamento da Crispin Porter, Caio Delmanto, está apresentando cases sobre a publicidade em países onde o conteúdo criativo é incentivado, demonstrando através de vídeos e infográficos as principais diferenças entre a publicidade brasileira e a estrangeira. 


Ricardo falou sobre a publicidade produzida em países fechados
Foto: Larissa Carlosso
O consultor de marketing do festival, Itamar Gravemcomentou que “a expectativa para esta edição é boa, pois apesar das dificuldades da atual crise nacional, entre todos os segmentos, a publicidade se reinventa com maior velocidade que as demais áreas”. Gravem participou das quinze edições anteriores e recomenda aos alunos que é fundamental que não deixem de participar, pois grandes nomes da comunicação estão envolvidos.

Já a professora Marta Santos do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Feevale também possui grande experiência no festival, pois participa do evento desde quando era aluna. Ela comentou que “ a proximidade da cidade de Gramado com a nossa região é uma grande oportunidade para alunos e professores da área acompanhar este tradicional evento. A troca de experiências é importante, pois estarão reunidos profissionais com sucesso em marcas consagradas no Brasil e no mundo”. Em relação ao atual momento do mercado publicitário, Marta Santos entende que “é um momento de repensar o formato de negócio, pois o avanço da tecnologia tornou-se necessária uma adequação ao novo perfil de público e a atual situação econômica”. Em relação ao tema, “nunca a diferença fez tanta diferença”, Marta relata que este “é muito importante para jovens profissionais do mercado, pois é necessário também fazer o diferente também na publicidade em um mundo que está cada vez mais inovador e com um número maior de canais de acesso à comunicação. Apesar da constante evolução, nada substituirá o talento”.      


Equipe da Agecom e da Rádio Feevale marcando presença no Festival
Foto: Renata Ramos

Daniel Santos, acadêmico do 7º semestre de Jornalismo na Universidade Feevale

Andrei Souza, acadêmico do 5º semestre de Jornalismo na Universidade Feevale 

                  

2 comentários: