segunda-feira, 10 de abril de 2017

Os Países Mais Felizes do Mundo

O dia 21 de março de 2017 foi anunciado como Dia Internacional da Felicidade e a ONU (Organização das Nações Unidas) auxiliou a organizar a lista do The Word Happiness Report ranqueando os países mais felizes do mundo. 

O World Happiness Report é um ranking que mede a felicidade mundial utilizando determinados critérios. São analisados PIB per capita (a prosperidade nacional), expectativa de vida, índices de corrupção, a confiança que se tem no governo, segurança econômica, índices de violência, índices de saúde mental (casos de depressão) e as condições de liberdade, honestidade e generosidade entre os habitantes, ou seja, confiança de que se vive em uma sociedade na qual uns podem contar com os outros. 

Em 2017 o país que elencou todos esses tópicos foi a Noruega. O país nórdico possui uma educação de qualidade, bons serviços públicos de saúde e há uma constante busca por equilíbrio entre o trabalho e o lazer para obtenção e manutenção da saúde mental e física. Há ainda outros planos, que sob o jugo dos demais países o torna extraordinário, como é o caso da licença à paternidade que dura dez semanas.
Cidade de Bergen, na Noruega, eleito o país mais feliz do mundo em 2017 (VEJA/iStock)


Ficam ainda no top 10 dos países mais felizes Dinamarca (2º), Islânida (3º), Suíça (4º), Finlândia (5º), Holanda (6º), Canadá (7º), Nova Zelândia (8º), Austrália (9º) e Suécia (10º). O Brasil ficou em 22º lugar e os Estados Unidos em 14º, ambos os países perderam posições devido a discrepâncias políticas, casos de corrupção e insatisfação pública. 

A Universidade Feevale possibilita intercâmbios, e algumas das universidades estrangeiras conectadas a ela ficaram localizadas entre os 20 países mais felizes do mundo. São eles:
Dinamarca (2º): Disponível para os cursos de Computação Gráfica e Engenharias. Idiomas: Inglês.
VIA University College.
Dinamarca (Globe Travel/Reprodução)

Finlândia (5º): Disponível para os cursos de Administração, Biomedicina, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Design, Direito, Enfermagem Engenharias, Gestão ambiental, História, Jornalismo, Letras e Medicina. Idiomas: Inglês.
HAMK - University of Applied Sciences
UTA - University of Tampere
Finlândia (Globe Travel/Reprodução)

Holanda (6º): Disponível para os cursos Artes Visuais, Belas Artes, Administração, Comércio Exterior, Comunicação Social e Marketing. Idiomas: Inglês e Alemão.
Fontys - Fontys University
Holanda (RailEurope/Reprodução)

Canadá (7º): Disponível para os cursos Administração, Animação e Pesquisa Cultural, Artes Visuais, Biologia, Ciência Ambiental, Comunicação (Relações Humanas), Direito (Ciência Política, Concentração em relações Internacionais), Economia, Educação e Educação Física, Gestão de Recursos Humanos, História, Hotelaria, Marketing, Letras, Linguística, Psicologia, Teatro e Turismo. Idiomas: Inglês e Francês.
Concordia University of Edmonton
UQAM - Université du Québec à Montréal
Quebec (Morando no Canadá/Reprodução)

Estados Unidos (14º): Disponível para os cursos de Administração, Arquitetura, Biologia, Biomedicina, Ciência da Computação, Comércio exterior, Enfermagem, Engenharias, Letras, Psicologia e Química. Idiomas: Inglês.
The University of New Mexico
USA (Cigarrettes in New York/Reprodução)

Alemanha (16º): Disponível para os cursos de Administração, Arquitetura, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Engenharias e Marketing. Idiomas: Inglês e Alemão.
Cologne Business School
Technische Universität Kaiserslautern
Alemanha (Globe Travel/Reprodução)

Bélgica (17º): Disponível para os cursos de Administração, Enfermagem, Nutrição, Pedagogia e Tecnologia da Informação. Idiomas: Inglês.
UC Leuven-Limburg 
Bélgica (Rango e Trago/Reprodução)

Chile (20º): Disponível para os cursos de Administração, Arquitetura, Artes Visuais, Biomedicina, Bioquímica, Computação e Informática, Comunicação Digital e Multimídia, Comunicação Social (Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas), Design, Direito, Economia, Educação Física, Enfermagem, Engenharias, Farmácia, Fisioterapia, Fotografia, Pedagogia, Pedagogia em Linguagem e Comunicação e Turismo. Idioma: Espanhol.
UACh - Universidad Austral de Chile
UMayor - Universidad Mayor
Universidad Santo Tomás
UPA - Universidad del Pacifico
Chile (Panoramio/ Reprodução)

Segundo Paula Cundari responsável pela Diretoria de Relações Internacionais da Universidade Feevale “É importante para o aluno saber que o país para onde pretende realizar o seu intercâmbio, além de encontrar uma excelente estrutura acadêmica nas universidades conveniadas, também estará em um país onde os cidadãos têm uma qualidade de vida diferenciada, que inclui um alto nível de bem-estar e felicidade. Essas experiências serão um diferencial relevante para vida pessoal, acadêmica e profissional do Intercambista”.

E você leitor? Para qual dos países mais felizes do mundo deseja ir? Quem sabe se aprendermos um pouco sobre a cultura deles não consigamos mudar a realidade do nosso país e subir no ranking. 

Marina Klein Telles, acadêmica de 1º semestre em Jornalismo na Universidade Feevale

Nenhum comentário:

Postar um comentário