terça-feira, 7 de março de 2017

Fique por dentro do que acontece no Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Feevale!

Fachada do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Feevale
Foto: Jade Guimarães

Você sabe o que é Diretório Central dos Estudantes (DCE)? Sabe para que serve? Para esclarecer essas dúvidas, nós entrevistamos o presidente do DCE da Universidade Feevale, João Alexandre da Rosa, estudante de Relações Públicas para esclarecer o assunto.

O que é o DCE?
João: O DCE é o Diretório Central dos Estudantes, que representa todos os estudantes da Universidade, de todas as formações. Dentro do DCE temos um papel muito importante que é a luta estudantil. No ano passado tivemos diversas mobilizações como pelo FIES onde 15% das Universidades que tem no Brasil desistiram do programa por não ter garantia do governo federal de pagar em dia e também tivemos sobre a Segurança Pública ao redor do Campus no qual muitas pessoas foram assaltadas e depois de nossa mobilização pedindo mais policiamento os índices caíram bastante em relação. Nossa pauta central é a luta para que venha ser respeitado o direito do estudante estar na universidade, que tenha acesso e não aconteça de largar os estudos por falta de acesso.


O que é um Diretório Acadêmico (DA)?
Assim como o DCE, o DA é muito importante pois estabelece uma conexão com os estudantes de diversas áreas e é formado pelos próprios acadêmicos. Promover a semana acadêmica é uma das ações, para trazer profissionais da área e contar sobre perspectivas e seu futuro dentro do curso escolhido. É muito importante para o estudante conhecer como vai ser seu futuro pós-universidade.


Quais as pautas principais do DCE para o primeiro semestre de 2017?
A nossa primeira pauta para 2017 é a eleição dos DA’s (Diretório Acadêmico) que se iniciou em março e vai até o final de maio. Vai acontecer a eleição de 23 Diretórios Acadêmicos, com quatro DA’s eleitos a cada duas semanas. Estamos em eleição dos diretórios de Comunicação, Fotografia, Biomedicina, Contábeis e Gestão Financeira. Quando chegamos no DCE da Feevale, existiam somente 7 DA’s e hoje, abrimos mais 16 para que se tivesse representatividade dos estudantes em todos os cursos. E como sempre, damos boas-vindas aos nossos calouros, vai acontecer de 13 à 18 de Março a calourada com grandes debates em diversas áreas. Os trotes que vem com a parceria do Circo de Bolso acontecerão nos dias 14 e 15, shows entre outras atividades. No decorrer do semestre, planejamos uma copa de futsal e o torneio de sinuca.


Como a galera faz para participar do DCE?
João: O DCE possui um espaço localizado entre o prédio amarelo e o verde e serve como um coworking, onde temos 6 computadores para produção, sofás para descansar e sinuca. Nosso horário de atendimento é das 10h até as 22h. Queremos estar interagindo sempre com os estudantes.


João Alexandre da Rosa, Presidente do DCE Feevale
Foto: Jade Guimarães

Como serão as eleições deste ano? Como o estudante pode participar?
João: As eleições do DCE acontecem em novembro, quando acaba nosso segundo ano de gestão. O processo de eleição é semelhante ao do diretório acadêmico: uma semana de divulgação, uma de inscrição e uma semana de eleição.


Vimos que a carteirinha de desconto estudantil pode ser confeccionada no DCE. Qual é o procedimento?
João: A Universidade Feevale é a única do Estado que tem o papel de garantir ao estudante a meia-entrada. Garantir que o estudante tenha acesso a lei e participe de eventos culturais, esportivos. Sempre houve luta de todo movimento estudantil brasileiro para que tivesse acesso à cultura, lazer, esporte e assim fosse criado meios de acesso, onde surgiu a lei da meia entrada que dá o direito a todo estudante de 50% [ao desconto] do valor. A carteirinha pode ser confeccionada aqui mesmo no DCE e fica pronta na hora,  trazendo os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de matrícula e uma taxa de R$30,00.


Jade Guimarães, acadêmica do 1° semestre de Jornalismo na Universidade Feevale

Nenhum comentário:

Postar um comentário