A Holanda é conhecida por ter uma cultura rica, uma população bastante receptiva e também por registrar ótimos índices na educação. Sendo referência no mundo acadêmico, o país se encontra entre os top 10 na listagem dos melhores sistemas educacionais do mundo, de acordo com a revista inglesa “Times Higher Education”. É também o 7º país que mais gasta com a educação.
Mais de 10% da sua população acadêmica é formada por estudantes estrangeiros, tornando um ambiente de estudos multicultural e favorável à construção de uma rede de relacionamentos internacional.
O país atrai diversos estudantes internacionais pela variedade de bolsas e cursos oferecidos pelo governo e pelas universidades.
De acordo com a Nuffic Neso Brazil, são mais de 2.100 opções cursos ministrados em inglês entre programas de graduação, pós-graduação e cursos de curta duração, em todas as áreas de conhecimento.
![]() |
Foto: we-wanderlust.com |
Todos os candidatos a cursos superiores na Holanda devem comprovar sua capacidade em inglês através de exames como o TOEFL (Test of English as a Foreign Language) ou o IELTS (International English Language Testing System).
Segundo a Neso Brazil, na Holanda existem dois tipos de educação superior: um voltado para a pesquisa científica, oferecido em 18 universidades de pesquisa e outro mais orientado para a prática profissional, presente em 43 universidades de ciências aplicadas. Também há instituições especializadas em educação internacional, que oferecem programas especialmente voltados para estudantes estrangeiros.
As universidades mais conceituadas da Holanda, são: Universidade Técnica de Delft, Universidade de Amsterdã, Universidade de Leiden e Universidade de Utrecht.
Quais são as exigências feitas para admissão de estudantes estrangeiros?
As universidades podem ter diferentes requisitos, por isso é muito importante entrar em contato com a instituição escolhida para saber exatamente quais são as exigências de cada caso.
![]() |
Foto: Blog Ao Ponto |
Já com relação aos testes de capacidade em inglês, os TOEFL e o IELTS, já citados anteriormente, são os mais aceitos.
Mas, quanto custa um curso na Holanda?
Os preços dos cursos variam de acordo com a área de conhecimento, os níveis de graduação e a estrutura da instituição. Para cursos de bacharelado, por exemplo, os preços variam entre 4.000 e 10.000 euros por ano. As universidades costumam divulgar o valor dos programas no banco de cursos da Neso Brazil.
Nicole Morbach, acadêmica do 5º semestre de Publicidade e Propaganda na Universidade Feevale.
Nenhum comentário:
Postar um comentário