sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Estudantes de moda começam a ganhar o mercado


Ontem à noite, ocorreu no Salão de Exposição do Prédio Arenito, na Universidade Feevale, o VII BrandFashion, evento produzido pela disciplina EaD de Comunicação na Moda e organizado pela professora Rosana Vaz Silveira e pela tutora Gisele Franke.

Além de divulgar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos, desde a criação da marca, até o plano de comunicação, o BrandFashion pode ser um grande passo para entrar no mundo do empreendedorismo. “Quando desenvolvemos um projeto próprio, existe toda uma dedicação diferente, é como um filho tem que pensar em tudo. O mercado tem que ser potencializado”, fala Rosana.

Aos 23 anos, Maísa Benatti, vem de uma família de empreendedores, sempre foi incentivada a entrar no mercado e viu sua vida mudar da noite para o dia. Ela confeccionava roupas para uso próprio e, no decorrer do desenvolvimento de seu trabalho para o evento, percebeu que a “brincadeira”, como diz a mesma, poderia virar negócio. “No começo do semestre o trabalho foi passado, eu tinha algumas camisas prontas que o pessoal achava bonita e comentava que eu poderia vender, então resolvi criar o trabalho do BrandFashion em cima delas”, conta Maísa.

Sem saber por onde começar, Maísa resolveu fazer o plano de comunicação e postar no facebook, “Tirei algumas fotos com minhas irmãs usando as camisas que eu tinha produzido e fui desenvolvendo os passos da disciplina, criei um logo depois e fui me empolgando. Montei, organizei e, à noite, postei as fotos, quando acordei já tinham quase 300 “likes”. A partir daí, a jovem empreendedora viu potencial na até então “brincadeira”. “Tinha colocado os procedimentos para compras, encomendas e tabela de preços, mas sem nenhuma intenção de fazer negócios. Não tinha feito teste de produção, era tudo fictício. Entretanto, com toda a repercussão, vi que não poderia ficar só no papel. Havia pedido de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Mato Grosso, o lugar que menos tinha pedido era Novo Hamburgo. Foram 25 pedidos na primeira semana”, explica Maísa, que atualmente divulga seu trabalho através do facebook, porém está fechando uma parceria com um site que irá realizar as vendas.
   

Buscando trilhar o mesmo caminho de Maísa, Rebeca Figur é aluna da disciplina de Comunicação na Moda e expos seu trabalho no BrandFashion,” Foi através da cadeira que eu desenvolvi a marca, fazendo todo o planejamento e como fazer o trabalho. Agora o caminho é evoluir em cima da marca, expandir o negócio para ganhar dinheiro”, concluiu Rebeca.

Para Maísa e Rebeca a disciplina EaD de Comunicação na Moda foi o maior incentivo para transformar a marca em um negócio rentável. A marca de Maísa inclusive já chegou ao mundo da música quando a cantora Tati Portela do grupo Chimarruts utilizou uma camisa da Camisaria Maísa Benatti (nome da marca), em uma aparição no Jornal do Almoço, no vídeo em prol do Instituto do Câncer Infantil. “Esse vídeo uniu a minha marca com uma coisa positiva e ainda veiculou na TV. Minha camisa ali na RBS foi demais”, diz a jovem que já ministrou palestra com a presença de pessoas importantes para o mundo da moda, “foi uma coisa que foi criando vida própria, eu postei, o pessoal compartilhou e gostou, evoluiu do dia para a noite literalmente, através da palestra conheci representantes de revista e blogueiras que entraram em contato e fazem post voluntários sobre a marca, não gastei nada em marketing”.



O próximo passo de Benatti é profissionalizar sua marca, “agora vou parar, sentar e estruturar a marca, profissionalizar tudo, esse vai ser o meu negócio”, finalizou Maísa Benatti.


Patrian Gomes.

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