segunda-feira, 11 de abril de 2011

As 1001 faces do Twitter - Parte 4



A informação através do Twitter

Além da utilização do Twitter para entretenimento e relacionamento, há também quem o use para se manter informado. Há um mar de notícias circulando através do site, e este acontecimento tem atraído a atenção dos leitores pelo fato da rapidez com que a informação é veiculada.

Muitos são os jornais, revistas e até mesmo repórteres que aderiram a prática de “twittar” (postar algo através da rede social) suas notícias, facilitando o acesso do leitor, e a maior interação com o público. Seus perfis no site, chegam a possuir mais de 700 mil seguidores, como é o caso do Twitter da revista Veja.

Na região do Vale dos Sinos,na cidade de Novo Hamburgo, um dos veículos de comunicação que já tem seu perfil no site, é o jornal O Polvo. Gisele Santos, que é repórter do jornal, e também responsável pelo perfil do O Polvo no Twitter,nos informou que o veículo de comunicação começou a usar a ferramenta no ano de 2009, justamente por causa de uma matéria que realizaram sobre o assunto. “Como o público alvo do nosso jornal é o grupo jovem, começamos a utilizar esta ferramenta por causa do contato com o leitor que consideramos muito importante, e a maioria dos usuários do Twitter são os jovens”, comentou Gisele.

A repórter ressalta que pelo fato de trabalharem com dois veículos de distribuição diferentes, o site e o jornal impresso, nem todas as notícias são “twittadas”. “Costumamos twittar os eventos,algumas noticias gerais, as ações que promovemos em escolas e, às vezes, até mesmo acontecimentos diversos dentro da própria redação.”
Gisele ainda observa que devido a essa interação com o público, e pelo fato de seguirem uma gama de pessoas que vão de encontro aos interesses do jornal, já surgiram inúmeras sugestões de pauta “o pessoal gosta muito de sugerir matérias, principalmente sobre bandas musicais” finaliza.

A procura pela informação via Twitter já é praticamente unanimidade. A galera da rede social tem procurado usar a ferramenta para se manter atualizada.O jovem Filipe Meltzer ,de 19 anos, tem sua página no Twitter a mais de um ano, e também usa a ferramenta para se manter informado.“ Sigo as páginas dos jornais e revistas,por ser uma forma rápida de acesso ao assunto, acaba sendo divertido e ao mesmo tempo importante por me manter informado dos acontecimentos no país e até do mundo,” comenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário