quarta-feira, 20 de abril de 2011

Por que existe a páscoa?





Para as crianças, a páscoa tem o doce significado do chocolate, do coelhinho e de tantas outras fantasias que vieram passando de geração em geração. No meio adulto, a maior aceitação do sentido pascal é a morte e ressurreição de Cristo. Mas qual seria o verdadeiro sentido da páscoa?

O que muitos não sabem, é que a data já era celebrada pelos judeus antes mesmo do nascimento de Jesus Cristo. Em entrevista, o Professor Doutor em antropologia, Valdir Pedde, nos explica os fatos históricos que envolvem a páscoa pré - cristã. Valdir comenta que na realidade, a páscoa é uma comemoração judaica que relembra a saída do povo hebreu do antigo Egito, onde eram escravos. Por isso a ligação com a palavra “páscoa”, que no hebraico original significa “passagem”. Para eles, é a passagem da opressão para a liberdade. “A ceia pascal judaica traz a memória, de quem participa, os fatos que ocorreram com os hebreus enquanto escravos.Enquanto eles vão comendo, o chefe da família, narra os fatos que aconteceram com seus antepassados. É bastante interessante.” Comenta Pedde.


A associação da data pascal histórica, com a morte e ressurreição de Cristo, se dá pelo fato de terem acontecido na mesma data ou época “ As datas coincidiram. No dia em que Jesus foi apanhado, ele estava reunido com os seus discípulos em uma ceia, o que sinaliza a realização da sexta feira santa” interpreta o antropólogo.


Posteriormente a este fato, com a crucificação de cristo, e a dita ressurreição, os cristãos atribuíram uma nova versão as comemorações pascais. Ligando o fato da origem da palavra, que anteriormente simbolizava, “passar da escravidão para a liberdade”, os cristãos reelaboraram o significado da páscoa. “A morte de cristo aconteceu justamente na páscoa hebraica, e agora continua sendo uma passagem, mas a passagem do pecado, para uma vida com Deus, já que crêem que Jesus morreu pelos pecados”, diz Valdir. “ A páscoa não foi uma invenção sem significado.” Finaliza.

9 comentários: