O que começou em uma sala modesta em Chicago oferecendo pizza pela metade do preço, se tornou a nova febre mundial na web: os sites de compras coletivas. No Brasil contabiliza-se mais de mil sites com essa finalidade. O pioneiro Groupon, criado em 2008 nos EUA, hoje tem 35 milhões de assinantes de 300 mercados na América Latina, América do Norte e Europa, sendo o mais rentável e acessado nas terras tupiniquins.
A mecânica dos sites funciona da seguinte maneira: o site de compras coletivas fecha parceirias com empresas da região, e a cada dia dispõem de um produto ou serviço (estético, capilar, gastronômico, turístico, etc) com desconto que oscila entre 50 a 90%. Para a venda acontecer é necessário alcançar o número mínimo de participantes dentro do prazo estipulado.
Por serem de fácil acesso, as promoções acabam fazendo a cabeça dos consumidores, muitas vezes compulsivos, exemplo disso é o corretor de seguros Rafael Hoffmann (foto). “Para mim a compra acontece também por impulso, mas como o que eu compro é relacionado a lazer acredito fazer um belo negócio. Nunca tive nenhum tipo de problema com as compra que fiz. Se posso pagar R$13 por um jantar em vez de de R$30 por que não?”, avalia.
Além disso, esses sites impulsionam vendas em grande escala, superando a capacidade logística das empresas que oferecem seus produtos e serviços. Atentos ao crescimento desse ramo de negócios, Thiago Dalmas e Ricardo Jaques decidiram inovar e criaram um site de compras coletivas especialmente para o público feminino, O Oferta Chique. Dalmas explica que ele e seu sócio perceberam o número crescente de sites do ramo sem nenhum diferencial. “Todos ofereciam – e continuam oferecendo – descontos nos mais diferentes segmentos, de pizzarias a oficinas mecânicas. Por isso, decidimos que iríamos focar em um público-alvo, que no caso do Oferta Chique, são as mulheres. Assim, conseguimos filtrar os produtos e serviços anunciados, direcionando-os aos interesses delas”, diz Dalmas.
Uma das preocupações do Oferta Chique é a qualidade do atendimento. “Respondemos de forma personalizada a todas as mensagens que recebemos e, muitas vezes, esse retorno é dado por nós mesmos, sócios do negócio. Na internet, onde tudo hoje em dia é tão impessoal e robótico, fazemos questão de encarar nossas clientes como pessoas e não como números”, explica o sócio do Oferta Chique.
Apesar de recém ter completado um mês de lançamento, o Oferta Chique já teve mais de 100 mil visualizações de página com tempo médio de acesso de 10 minutos. "Além disso, através do Twitter e do Facebook as mulheres têm feito comentários muito positivos sobre nossas ofertas, além de indicar em quais serviços querem os descontos. “É como se sentissem ‘donas’ do site e isso é exatamente o que queremos”, afirma Dalmas.
O primeiro do Brasil
Primeiro site de compras coletivas do país, o Peixe Urbano com sede no Rio de Janeiro, conta hoje com mais de 300 funcionários, 5 milhões de cadastrados, 20 milhões de acessos ao mês abrangendo 46 cidades brasileiras. Segundo a diretora de comunicação do site, Letícia Leite, para dar conta desses grandes números, a empresa investe em recursos humanos visando um bom atendimento, assim como o Oferta Chique. “Fazer um site é fácil, o nosso diferencial está no time que temos por detrás de tudo isso”, analisa Letícia.
Os sócios-fundadores, Julio Vasconcellos, Emerson Andrade e Alex Tabor, iniciaram suas atividades em janeiro de 2010 com o site disponibilizado para cadastro de usuários, e em março disponibilizaram sua primeira oferta, como explica Leticia. “Era uma promoção de arvorismo no Rio de Janeiro de R$ 30 por R$ 15 e teve uma recepção positiva”. Hoje, o Peixe Urbano tem em seu time o apresentador Luciano Huck, que também é sócio.
“A concorrência é positiva, pois valida o modelo trazendo benefícios para todas as partes envolvidas: o site, as empresas participantes e os usuários que têm melhor atendimento, boas promoções e uma grande estrutura”, explica Letícia.
A diretora de comunicação do Peixe Urbano explica ainda que o site, em conjunto com as empresas parceiras, calculam o número máximo de cupons a serem vendidos para não sobrecarregar o estabelecimento e disponibilizar aos clientes produtos e serviços satisfatórios. “Nosso cálculo envolve, no caso de um restaurante, o número de mesas e funcionários, horário e estrutura física”, conta a diretora.
Sobre a lucratividade das empresas participantes, Letícia explica que na maioria das situações o que se visa não é lucro em curto prazo, mas dar visibilidade aos estabelecimentos. “O desconto varia de 50 a 90%, e o site recebe a comissão de 50% daquilo que é vendido. Então a principal função é divulgar as empresas, de maneira que ela fidelize os usuários ao ponto que se tornem clientes. É um investimento em marketing”, finaliza.
Se você ficou com vontade de se aventurar pelo mundo das compras coletivas, o Refúgio da Foca te dá o top 5 dos sites mais acessados e te deseja boas compras:
1.Groupon
2.Peixe Urbano
3.Qpechincha
4.ClickOn
5.Imperdível
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