Banner de divulgação do evento Foto: Unisinos/Reprodução |
O Colóquio é um evento itinerante, no qual se encontram as
agências experimentais de comunicação de diferentes universidades do Rio Grande
do Sul. Este encontro tem o intuito de reunir as agências para troca de
experiências, aquisição de novos conhecimentos e discussão do futuro das
mesmas. Este ano, em sua 7ª edição, o Campus da Unisinos de Porto Alegre foi a
sede do evento e contou com a presença de 155 participantes, entre professores
e alunos das universidades PUC, ULBRA, FEEVALE, IPA, ESPM, FADERGS, UNIRRITER,
UNISC, Univates, UPF, batendo recorde de participantes.
A atividade inicial aconteceu nas salas de eventos da
Universidade, onde representantes de cada agência participante apresentaram o
funcionamento de seus laboratórios e projetos desenvolvidos através da exibição
de vídeos. Cybeli Moraes, coordenadora da Agexcom da Unisinos, ficou
responsável pelas boas-vindas e por divulgar o resumo de atividades que foram
propostas nessa edição. Ela falou sobre o tema desse ano, que visava discutir a
autenticidade em um ambiente experimental e em seguida chamou os mestres de
cerimônia do evento, Maria Fernanda, acadêmica de Relações Públicas e Gabriel
Marin, acadêmico de Publicidade e Propaganda. Eles representaram a Agexcom e deram
início a exibição dos vídeos produzidos pelas agências.
A Agecom esteve presente em mais uma edição do evento,
apresentando um vídeo nos moldes da “facilitação gráfica”, um modelo que se
utiliza de desenhos e imagens gráficas para apresentar suas ideias em tempo
real, onde cada integrante desenhou um membro da equipe. O tema central do
vídeo era mostrar que o mais importante em nossa agência são as pessoas e a
maneira como trabalhamos de forma integrada, lidando com as diferenças e
propondo um ambiente colaborativo para a criação de ideias. “Nós queríamos
mostrar por que a nossa agencia é como é, e o que faz ela ser assim são as
pessoas. Então nós queríamos mostrar elas trabalhando em conjunto, superando
suas dificuldades”, comenta o acadêmico de Publicidade e Propaganda Cássio
Petry, um dos responsáveis pela produção do vídeo. Cassio ainda enfatiza que a
ideia de trabalhar com desenhos surgiu através de um brainstorming, onde os
integrantes pensaram em mostrar o lado mais humano da Agecom e o principal
objetivo da agência, que é fazer com que os alunos trabalhem em equipe. “São
essas pessoas que fazem com que tudo se torne possível e é a colaboração entre
elas que faz surgir as ideias mais criativas. Todo mundo pega junto e trabalha,
se dedica e faz acontecer”, ressalta.
Integrantes da Agecom marcam presença no 7º Colóquio Foto: Marina Staudt |
Após a apresentação dos vídeos, aconteceu um bate-papo com os palestrantes convidados, que discutiram sobre “autenticidade” em seu ambiente profissional. Estavam presentes Guilherme Massena e Eduardo Seelig, da empresa Dobra; Luciano Braga, da Shoot the Shit; Júlia Maciel, do MeCasei; e Alexandra Zanela, da Padrinho Conteúdo. Eles falaram sobre a evolução de cada um no mercado de trabalho e destacaram as maneiras como conseguiram se destacar e buscar a própria autenticidade. Alexandra Zanela falou sobre a importância de usufruir o máximo das agências experimentais. “O aluno deve buscar experimentar o máximo em um ambiente experimental, pois esse é o momento em que ele deve arriscar e começar a se desenvolver profissionalmente, aproveitando todos os recursos disponibilizados pela universidade”, comenta.
No bate-papo os palestrantes discutiram sobre “autenticidade” Foto: Marina Staudt |
Na parte da tarde, os estagiários foram divididos em grupos para realização de uma dinâmica de criação de campanha, relacionando personagens de desenhos animados com sua agência, promovendo um momento de reflexão e discussão de ideias entre os alunos que atuam em agências experimentais, da mesma maneira os professores também se reuniram para discutir os novos desafios das agências. Marina Staudt, acadêmica de Jornalismo da Universidade Feevale e responsável pelas mídias sociais da Agecom, disse que participar do evento foi muito gratificante devido a troca de experiências proporcionadas. “ Acredito que a melhor coisa no universo acadêmico é esta troca de experiências e conhecimento. Perceber que existem pessoas, que igual a ti, se dedicam para aquilo que amam fazer, mesmo que muitas vezes a visão de mercado, empreendedorismo e até mesmo da profissão sejam diferentes”. O encerramento do Colóquio contou as apresentações das campanhas de maneira descontraída e com os agradecimentos dos integrantes da Agexcom.
Nenhum comentário:
Postar um comentário