![]() |
O “Instant Articles” permite os veículos de mídia criarem conteúdo
diretamente na rede social
|
Na metade do mês de maio o
Facebook lançou o “Instant Articles”, em português algo parecido com “artigos
instantâneos”, uma ferramenta que permite os editores de jornais criarem
artigos mais rápidos e interativos na rede social.
Milhares de pessoas no mundo
recorrem ao Facebook para acompanhar notícias em tempo real que os jornais e canais
de televisão postam em suas páginas. A empresa de Mark Zuckerberg percebeu que
muitos dos usuários acompanham e compartilham as notícias através de
dispositivos móveis, e que para abrir o website com a notícia levam cerca de
oito segundos para ter o acesso a página externas a rede social. Com a nova
função, a leitura se torna dez vezes mais rápida, segundo o Facebook.
Para os editores das redações de
jornais a nova ferramenta possibilita uma maior interatividade em suas
reportagens, com a utilização de imagens em alta resolução que podem ser
ampliadas, vídeos que rodam automaticamente, mapas interativos e trechos de
áudios. De acordo com o Facebook, os veículos de mídia podem optar por
controlar a venda de anúncios veiculados em seu conteúdo ou pela plataforma de
publicidade da rede social, considerando que o leitor não sai da rede social
para ler as notícias.
O Facebook realizou junto com o
anuncio da nova plataforma a parceria com nove veículos de comunicação: The New
York Times, The Guardian, Spiegel, Bild, National Geographic, BuzzFeed, NBC,
Atlantic e BBC News. Os usuários da rede social podem acompanhar os conteúdos
publicados pelos parceiros iniciais que acessam a rede pelo aplicativo para
iPhone. O facebook ainda não informou se os aparelhos com Android serão
contemplados com a nova ferramenta.
Ubiratan Júnior, acadêmico do 4º semestre de Jornalismo na Universidade Feevale.
Nenhum comentário:
Postar um comentário