quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Conheça o Instant Articles: ferramenta para jornalistas no Facebook

O “Instant Articles” permite os veículos de mídia criarem conteúdo diretamente na rede social

  Na metade do mês de maio o Facebook lançou o “Instant Articles”, em português algo parecido com “artigos instantâneos”, uma ferramenta que permite os editores de jornais criarem artigos mais rápidos e interativos na rede social.
Milhares de pessoas no mundo recorrem ao Facebook para acompanhar notícias em tempo real que os jornais e canais de televisão postam em suas páginas. A empresa de Mark Zuckerberg percebeu que muitos dos usuários acompanham e compartilham as notícias através de dispositivos móveis, e que para abrir o website com a notícia levam cerca de oito segundos para ter o acesso a página externas a rede social. Com a nova função, a leitura se torna dez vezes mais rápida, segundo o Facebook.
  Para os editores das redações de jornais a nova ferramenta possibilita uma maior interatividade em suas reportagens, com a utilização de imagens em alta resolução que podem ser ampliadas, vídeos que rodam automaticamente, mapas interativos e trechos de áudios. De acordo com o Facebook, os veículos de mídia podem optar por controlar a venda de anúncios veiculados em seu conteúdo ou pela plataforma de publicidade da rede social, considerando que o leitor não sai da rede social para ler as notícias. 
  O Facebook realizou junto com o anuncio da nova plataforma a parceria com nove veículos de comunicação: The New York Times, The Guardian, Spiegel, Bild, National Geographic, BuzzFeed, NBC, Atlantic e BBC News. Os usuários da rede social podem acompanhar os conteúdos publicados pelos parceiros iniciais que acessam a rede pelo aplicativo para iPhone. O facebook ainda não informou se os aparelhos com Android serão contemplados com a nova ferramenta. 

Ubiratan Júnior, acadêmico do 4º semestre de Jornalismo na Universidade Feevale.

Nenhum comentário:

Postar um comentário