terça-feira, 7 de abril de 2015

Big Data: O Avanço de Tecnologia de Armazenamento de Dados






Com o desenvolvimento tecnológico digital, as redes de comunicação global, redes sociais, geraram inúmeras possibilidades para viabilizar os meios de comunicação em massa, gerando um aumento de informação em proporções astronômicas. A rapidez com que a tecnologia evolui e a complexidade desse avanço é quase imensurável, pois ela transforma inteiramente vários processos e causa verdadeira revolução nas relações em nossa sociedade.
Com o surgimento da nova rede, a comunicação expandiu seus meios para viabilizar informação, permitindo assim um fenômeno de comunicação em massa onde indivíduos de todas as partes do mundo poderiam se comunicar livremente. A evolução da internet rompeu com as barreiras que limitavam a informação, nos possibilitando novos meios de convívio social. A rede também é responsável por registrar as interações feitas por qualquer individuo com seu smartphone ou qualquer outro aparelho digital que transmita dados. Pessoas atualmente deixam um rastro infinito de dados em suas atividades cotidianas, públicas ou privadas. A partir disso é possível identificar e comparar o perfil de cada pessoa conectada a web, examinando o padrão de comportamento dos usuários e tentando influencia-los.            
Essa capacidade de processamento de dados digitais é chamada de Big Data. Ele nada mais é do que um sistema digital que armazena e controla o tráfego de informações de dados através da internet. Esse dispositivo está totalmente ligado com a produção massiva de aplicativos voltados para informação, e até mesmo aplicativos desenvolvidos para integrar o convívio social entre as pessoas. A grande questão é onde esses dados serão armazenados futuramente. Inúmeras hipóteses são cogitadas, entre elas a criação de um órgão estatal responsável por verificar e armazenar todo esse congestionamento de informações.
As tecnologias atuais nos permitem aumentar rapidamente o número de informação no mundo e, agora, empresas, governos, e outras instituições precisam se adaptar com esse acumulo de dados. O Big Data se propõe a ajudar nessa tarefa, devido ao fato que as ferramentas computacionais utilizadas para gestão de dados até então, por si só, já não podem fazê-lo de maneira satisfatória. 


 Andrei Souza, acadêmico 2° semestre de Jornalismo na Universidade Feevale.

Nenhum comentário:

Postar um comentário