segunda-feira, 16 de março de 2015

Amanhã abrem as inscrições para monitoria de cursos do ICSA



A partir de amanhã, dia 17, estarão abertas as inscrições para candidatos interessados em realizar monitoria nas disciplinas dos cursos do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas – ICSA. As inscrições poderão ser feitas até o dia 24 de março, através  do site www.feevale.br/editais, clicando no link de acordo com  Instituto da vaga pretendida. A divulgação dos selecionados e suplentes para a s monitorias ocorrerão no dia 13 de abril. 
Os monitores tem a função de auxiliar os professores das disciplinas em sala de aula, orientando os alunos com as atividades propostas pelo docente. Ao todo são 24 vagas disponíveis nos cursos de Turismo, Comunicação Social, Administração, Ciências Contábeis e Jogos Digitais. Os candidatos devem estar matriculados em um dos cursos relacionados à área na qual deseja ser monitor, ter cursado e obtido aprovação na disciplina na qual deseja monitorar e disponibilidade de data e horário conforme a necessidade da vaga.

As monitorias valem como horas complementares para o currículo do estudante e, além disso, são renumeradas em créditos estudantis na Universidade Feevale:
·         03 horas semanais de monitoria equivale a desconto de 2 créditos;
·         06 horas semanais de monitoria equivale a 4 créditos;
·         12 horas semanais de monitoria equivale a 8 créditos; 
·         15 horas equivale de monitoria a 10 créditos. 
   
Confira as vagas disponíveis: 

PERÍODO: 2015/01
ANEXO I- EDITAL PROACOM Nº 29/2015

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS- ICSA
 
 



Monitoria- REMUNERADA

CURSO: TURISMO
Período: 2015/01

DISCIPLINA
VAGAS
HORÁRIO
CARGA HORÁRIA DIÁRIA
REQUISITOS ESPECÍFICOS
PROGRAMA DE APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA

Estágio A e Estágio B

01

3V-4V- 4N

03h

§  Estar matriculado no Curso de Turismo;
§  Ter cursado as disciplinas de Estágio A e Estágio B com aprovação;
§  Ter disponibilidade para acompanhar as aulas teóricas na 4NA e 4NB, bem como ter mais um turno disponível para atendimento aos alunos, de preferência no turno vespertino;
§  Possuir domínio de informática, dinamismo, pró-atividade e bom relacionamento com o grupo.


§  Caracterização do Estágio em Turismo;
§  Locais para a realização do estágio; 
§  Postura Profissional;
§  Projeto de Estágio;
§  Relatórios Semanais de estágio;
§  Relatório Final de Estágio.


Estudos do Lazer e da Animação


01

2N

03h


§  Estar matriculado no curso de Turismo;
§  Ter cursado a disciplina Estudos do Lazer e Animação com aprovação;
§  Ter disponibilidade de data e horário conforme a necessidade;
§  Disposição para atuar em projetos diversos;
§  Facilidade de relacionamento em grupo.



§  Fundamentação teórica do lazer;
§  Conceitos de trabalho e não trabalho;
§  A indústria do lazer: identidade social/individual;
§  Espaços culturais; Espaços públicos; Espaços privados;
§  O uso dos espaços na diversidade cultural e do patrimônio;
§  Animação: conceitos e características;
§  A identidade do profissional;
§  Funções e perfil do animador;
§  O mercado de trabalho;
§  O planejamento do espaço e a organização de atividades;
§  Elaboração de projetos de lazer e de animação;
§  Repertório de jogos e dinâmicas.














Monitoria- REMUNERADA

CURSOS: COMUNICAÇÃO SOCIAL
Período: 2015/01

DISCIPLINA
VAGAS
HORÁRIO
CARGA HORÁRIA DIÁRIA
REQUISITOS ESPECÍFICOS
PROGRAMA DE APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA

Ferramentas de Edição Digital I


01

3N- 4T

06h

§  Estar matriculado em um curso dos cursos de Comunicação Social: Jornalismo, Relações Públicas ou Publicidade e Propaganda;
§  Ter cursado a disciplina de Ferramentas de Edição Digital I com aprovação;
§  Ter disponibilidade de data e horário conforme a necessidade.


§  Teoria de Imagem Digital;
§  Evolução das Ferramentas Digitais;
§  Cor e Resolução;
§  Software de Edição Vetorial;
§  Software de Edição Bitmap;
§  Software de Diagramação.

Produção em Rádio


 01

4N

03h

§     Estar matriculado em um dos cursos de Comunicação Social: Jornalismo, Relações Públicas ou Publicidade e Propaganda;
§     Ter cursado a disciplina de Produção em Rádio com aprovação;
§     Ter disponibilidade para acompanhar as aulas teóricas e as aulas práticas no horário mencionado acima, bem como comparecer 20 minutos antes das aulas e ter mais um turno disponíveis para atendimento aos alunos, de preferência no turno da tarde.


§  O veículo Rádio e a Publicidade;
§  A linguagem publicitária;
§  O processo criativo em publicidade;
§   Argumentação do texto publicitário;
§  Mídia Eletrônica e suas características;
§  A linguagem radiofônica;
§  A integração texto, som é música;
§  Texto Publicitário para rádio Spot, jingle, vinheta, texto simples, citação e trilha sonora;
§  Roteiro para rádio Identidade sonora.

Telejornalismo II

01

4N

06h

§  Estar matriculado no curso de Jornalismo;
§  Ter cursado a disciplina de Telejornalismo II com aprovação;
§  Ter disponibilidade de data e horário conforme a necessidade.


§  Formatos e gêneros televisivos;
§  Análise crítica de programas televisivos;
§  Aprofundamento da linguagem televisiva;
§  Verificação dos hibridismos da linguagem audiovisual entre cinema/TV;
§  Aprofundamento do script/roteiro televisivo;
§  Aprofundamento da produção/captação e edição de matérias jornalísticas;
§  Execução de programas televisivos com enfoque em telejornalismo.


Planejamento Gráfico II




01


5NA

06h

§  Estar matriculado no curso de Jornalismo ou Publicidade e Propaganda;
§  Ter cursado a disciplina de Planejamento Gráfico II ou Ferramentas Digitais com aprovação;
§  Ter domínio do software In Design;
§  Ter disponibilidade de data e horário conforme a necessidade.


§  MÓDULO 1
- Design editorial: planejamento gráfico das revistas e jornais;
- Grade e planejamento gráfico;
- Tipografia: história e estilos tipográficos.
§  MÓDULO 2
- A cor nos produtos jornalísticos;
- Métodos de impressão de periódicos;
- Seminário.
§  MÓDULO 3
- A revista No Papel: Planejamento gráfico e diagramação da revista do Curso de Jornalismo da Feevale.


Texto para Rádio


01

2N

15h

§  Estar matriculado no curso de Jornalismo;
§  Ter cursado as disciplinas de Introdução ao Jornalismo, Radiojornalismo I, Telejornalismo I e Texto Jornalístico com aprovação;
§  Ter disponibilidade de data e horário conforme a necessidade.


§  Relacionar o processo de construção do sentido, com a formulação de conteúdos diversos através de leituras e exercícios de expressão do conhecimento – ou de falas e discussões ou de textos escritos para que se compreenda o que seja a produção de diferentes narrativas. As mediações. As diferentes intencionalidades da linguagem verbal escrita e da linguagem verbal falada. O sentido que se dá às notícias através dos diferentes processos midiáticos, hoje.    O ato de narrar e o imaginário que se constrói no outro. A evolução dos processos midiáticos e suas formas de abordagem. Os meios de comunicação e a internet.
§  Identificação das etapas de construção do texto jornalístico e da página do jornal  –a lauda e a pauta - a manchete, o título,  o lide, a matéria, a nota, a cartola, os infográficos,  os boxes, o olho, a janela, a fotografia, a charge, etc. A notícia e a reportagem. A entrevista.

Texto para Televisão

01

4N

06h

§  Estar matriculado no curso de Jornalismo;
§  Ter cursado as disciplinas de Telejornalismo I e Telejornalismo II, com aprovação;
§  Ter disponibilidade de data e horário conforme a necessidade.


§  O veículo televisão e a linguagem televisiva: relação texto X imagem;
§  A pauta na TV;
§  A notícia e as formas de notícia na televisão;
§  O texto na TV;
§  A presença do profissional diante da câmera: a postura corporal e a postura oral do repórter;
§  Roteiro (script) para TV;
§  Captação e edição de som e imagem;
§  Redação de textos televisivos;
§  Produção, captação e edição de textos para TV.


Estágio I



01

3T3N

06h

§  Estar matriculado em um dos cursos de Comunicação Social;
§  Ter cursado a disciplina de Estágio I com aprovação;
§  Ter disponibilidade de data e horário conforme a necessidade.


§  Apresentação das etapas a serem contempladas nos projetos.
§  Definição do cronograma de trabalho.
§  Análise e discussão sobre as possibilidades de execução de projetos.
§  Apresentação dos projetos.
§  Execução dos projetos.
§  Desenvolvimento de Relatórios.
§  Realização de banca examinadora.


Comunicação e Processos Criativos






01

3N

12h

§  Estar matriculado em um dos cursos de Comunicação Social;
§  Ter cursado a disciplina introdutória de seu curso. Ex. Introdução a Publicidade e Propaganda, Jornalismo ou Relações Públicas;
§  Ter cursado a disciplina de Comunicação e Processos Criativos ou Criatividade com aprovação;
§  Ter disponibilidade de data e horário conforme a necessidade.


§  O que é Comunicação (Conceito, Processo e Teoria);
§  Auto-conhecimento (Mapeamento Pessoal);
§  Conceitos sobre Criatividade;
§  Personalidade Criativa;
§  Indústria Criativa;
§  Intuição e Inspiração;
§  Processo Criativo;
§  Visão Sistêmica;
§  Ferramentas e Métodos.

Telejornalismo

01

5N

06h

§  Estar matriculado no curso de Jornalismo;
§  Ter cursado a disciplina de Telejornalismo I com aprovação;
§  Ter disponibilidade de data e horário conforme a necessidade.


§  Práticas de técnicas de redação em telejornalismo;
§  Teoria sobre gêneros televisivos;
§  Teoria sobre reportagem televisiva;
§  Prática da reportagem televisiva;
§  Teoria de produção de programas televisivos;
§  Prática da produção de programas televisivos;
§  Práticas de programas ao vivo;
§  Teoria e práticas sobre programas de entrevistas.

Técnicas de Comunicação Verbal



03

2N-
(01 vaga)
4N-
(01 vaga)
 5N-
(01 vaga)

03h

§  Estar matriculado em um curso dos cursos de Comunicação Social: Jornalismo, Relações Públicas ou Publicidade e Propaganda;
§  Ter cursado a disciplina de Técnicas de Comunicação Verbal com aprovação;
§  Ter conhecimento de programas de edição de vídeo.
§  Ter disponibilidade de data e horário conforme a necessidade.


§  Processo de comunicação e sua importância;
§  Sondagens: fala, redação e leitura (expressiva) em voz alta;
§  Desibinição: inibição, causas, conseqüências e cura. Expressões desinibitórias;
§  Respiração abdominal ou diafragmática;
§  A voz falada, articulação, inflexão, ritmo, tom, dicção, expressão;
§  Postura, gesticulação, olhar, apresentação;
§  A voz frente ao microfone. Como usar o microfone para falar em auditório, rádio e televisão;
§  Fala em público;
§  Discurso e suas partes: a introdução;
§  A preparação;
§  Assunto central;
§  A conclusão;
§  Discurso.


Planejamento Gráfico I



01

4N

06h

§  Estar matriculado no curso de Jornalismo ou Publicidade e Propaganda;
§  Ter cursado a disciplina de Planejamento Gráfico I ou Produção Gráfica e Arte Finalização com aprovação;
§  Ter disponibilidade de data e horário conforme a necessidade da turma.


§  Relações entre projeto editorial, público-alvo e projeto gráfico.
§  Paginação. Tipologia. Elementos estéticos e técnicos envolvidos na concepção de um projeto gráfico.
§  Diferentes formatos de jornais (standard, berliner, tablóide, mini, etc).
§  Projeto gráfico para jornais.
§  Tendências internacionais dos projetos gráficos de jornais.
§  Projeto gráfico para revistas.
§  As cores.
§  Recursos gráficos e métodos de impressão.
§  Editoração eletrônica.



Monitoria- REMUNERADA

CURSO: ADMINISTRAÇÃO- CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Período: 2015/01

DISCIPLINA
VAGAS
HORÁRIO
CARGA HORÁRIA DIÁRIA
REQUISITOS ESPECÍFICOS
PROGRAMA DE APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA

Matemática Aplicada






01

A combinar

06h

§  Estar matriculado no curso de Administração ou Ciências Contábeis;
§  Ter cursado a disciplina de Matemática Aplicada com aprovação;
§  Ter disponibilidade de data e horário conforme a necessidade.


§  1. Aplicações das Funções de 1° e 2° Graus
1.1 Analise Gráfica
1.2 Demanda
1.3 Oferta
1.4 Custo
1.5 Receita
1.6 Lucro
1.7 Ponto de Equilíbrio e outras aplicações;
§  2. Funções de várias Sentenças
2.1 Domínio
2.2 Imagem
2.3 Gráfico
2.4 Aplicações;
§  3. Logaritmo e Exponencial
3.1 Definição
3.2 Propriedades
3.3 Equações
3.4 Funções
3.4.1 Definição
3.4.2 Domínio
3.4.3 Imagem
3.4.4 Gráfico
3.5 Aplicações;
§  Limites
4.1 Idéia Intuitiva
4.2 Definição
4.3 Analise Gráfica
4.4 Propriedades
4.5 Calculo de Limites;
§  5. Derivadas 
5.1 definição
5.2 Interpretação Geométrica
5.3 Regras Derivação
5.4 Pontos de Máximo e Mínimos, Intervalos de crescimento e Decrescimento da Função. Aplicações na Economia e em Geral.















Monitoria- REMUNERADA

CURSO: ADMINISTRAÇÃO- Hab. Em Negócios Internacionais- COMÉRCIO EXTERIOR
Período: 2015/01

DISCIPLINA
VAGAS
HORÁRIO
CARGA HORÁRIA DIÁRIA
REQUISITOS ESPECÍFICOS
PROGRAMA DE APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA

Gestão de Operações de Importação/ Gestão da Importação

01

4N

03h

§  Estar matriculado no curso de Administração- Hab. em Negócios Internacionais ou Comércio Exterior.
§  Ter cursado a disciplina de Gestão de Operações de Importação/
Gestão da Importação com aprovação.
§  Ter disponibilidade de data e horário conforme a necessidade.


§  A política brasileira de importação: ação dos órgãos intervenientes; aspectos sócio-econômicos; território aduaneiro.
§  O planejamento estratégico na importação: a identificação de mercados fornecedores e o relacionamento com o exportador.
§  O credenciamento da empresa no NOVOEX, REI, RADAR.
§  Logística internacional: modais de transporte. Incoterms.
§  A classificação fiscal de mercadorias: nomenclaturas; regras; verificação das alíquotas e demais tratamentos administrativos; as multas por classificação incorreta.
§  Os documentos na importação: análise; controle e procedimentos.

§  O tratamento administrativo na importação. O NOVOEX:-Importação:  documentos  eletrônicos ( LI,  ROF, DI,  CI, DVA); legislação, penalidades e procedimentos.
§  Procedimentos aduaneiros e fiscais: recepção dos documentos, parametrização (canais verde, amarelo, vermelho e cinza); conferência aduaneira.
§  Os custos na importação: política fiscal e tributação: valoração aduaneira; outras taxas; análise. 
§  Regimes Aduaneiros Especiais.















Monitoria- REMUNERADA

CURSO: JOGOS DIGITAIS
Período: 2015/01

DISCIPLINA
VAGAS
HORÁRIO
CARGA HORÁRIA DIÁRIA
REQUISITOS ESPECÍFICOS
PROGRAMA DE APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA

Engine para Games 3D




01

2N-6N

12h

§  Estar matriculado no Curso de Jogos Digitais;
§  Ter cursado a disciplina de Engine para Games 3D com aprovação;
§  Ter disponibilidade de data e horário conforme a necessidade.


§  Utilização dos componentes principais da engine Unity3D (colisores, rigid bodies, joints, sistemas de partículas, sons, cameras, animações, malhas de objetos, etc) via interface e via programação. Aprimorar as habilidades de construção de algoritmos e programação. Dar noções de geometria analítica e do processo de renderização 3D.


Engine para Games 2D



01

5N

12h


§  Estar matriculado no Curso de Jogos Digitais;
§  Ter cursado a disciplina de Engine para Games 2D
com aprovação;
§  Ter disponibilidade de data e horário conforme a necessidade.



§  Contextualização da Disciplina dentro do Framework.
§  NET - Ensino da linguagem C#
§  Ensino do Framework XNA Direcionado a Games 2D
§  Ensino de Alguma Ferramenta Voltada para a Criação de Mapas.
§  Bidimensionais - Compreensão de Estruturas de Dados Direcionadas para Games 2D.


Áudio para Games


01

2N

12h

§  Estar matriculado no Curso de Jogos Digitais;
§  Ter cursado a disciplina de Áudio para Games
com aprovação;
§  Ter disponibilidade de data e horário conforme a necessidade.


§  Introdução à produção de áudio para jogos digitais nas dimensões de trilhas musicais, efeitos sonoros e locução.
§   Decupagem, aplicação e referências. História da música.
§  Soundesign e produção de efeitos, mixagem e ambiente sonoro em 3 dimensões.
§  Produção de locuções standard e caricatas, adequação de voz e estética.


3D Fundamental



01

3N

12h

§  Estar matriculado no Curso de Jogos Digitais;
§  Ter cursado a disciplina de 3D Fundamental com aprovação;
§  Ter disponibilidade de data e horário conforme a necessidade.


§  Compreensão do espaço tridimensional virtual. Criação e edição de primitivas. Fundamentos de iluminação, mapeamento, texturização e animação. Desenvolvimento de personagens lowpoly - modelagem, mapeamento, texturização e fundamentos de animação.

Edição de Imagem para Games

01

2T, 4T, 5T

12h

§  Estar matriculado no Curso de Jogos Digitais;
§  Ter cursado a disciplina de Edição de Imagem para Games com aprovação;
§  Ter disponibilidade de data e horário conforme a necessidade.

§   Produção audiovisual: Pré produção, produção e pós produção;
§   Roteiro de audiovisual, enquadramentos, cortes e transições;
§   Edição de vídeo, ferramentas de edição e seus processos;
§   Captação de vídeo;
§   Finalização de vídeo, animações e composição de vídeo.

Animação Vetorial e Script



01

2N-6N

12h

§  Estar matriculado no Curso de Jogos Digitais;
§  Ter cursado a disciplina Animação Vetorial e Script com aprovação;
§  Ter disponibilidade de data e horário conforme a necessidade.

§  Tipos de arquivos e meios de publicação de conteúdo (fla, swf, exe) Conceitos básicos de animação: frame rate, frames e keyframes, timelines, cenas e clipes de filme. Animações automatizadas - motion tween e shape tween Técnicas de animação: transições e máscaras Prática de animação. Inserção de scripts na timeline - métodos stop(), gotoAndPlay() Controles de interface: manipulação de eventos Controle de cenário e de movimentação de caracteres: manipulação de propriedades Gameplay: detecção de colisão.


Modelagem e Animação de Personagens


01

5N

12h

§  Estar matriculado no Curso de Jogos Digitais;
§  Ter cursado a disciplina de Modelagem e Animação de Personagens
com aprovação;
§  Ter disponibilidade de data e horário conforme a necessidade.


§  Documentação e elaboração conceitual para produção de personagens;
§  Estudo anatômico do modelo e planejamento de malha 3D;
§  Modelagem de personagens lowpoly;
§  Leiaute UV para revestimento em textura;
§  Texturização do modelo por diferentes técnicas;
§  Criação de rigging e skinning de personagens observando a real função do modelo no ambiente de jogo;
§  Animação de personagens conforme princípios de animação.


Ubiratan Júnior, acadêmico do 2º semestre de Jornalismo na Universidade Feevale. 

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