A partir de amanhã, dia 17,
estarão abertas as inscrições para candidatos interessados em realizar
monitoria nas disciplinas dos cursos do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
– ICSA. As inscrições poderão ser feitas até o dia 24 de março, através do site www.feevale.br/editais, clicando no link de acordo com Instituto da vaga pretendida. A divulgação dos selecionados e suplentes para a s monitorias ocorrerão no dia 13 de abril.
Os monitores tem a função de
auxiliar os professores das disciplinas em sala de aula, orientando os alunos
com as atividades propostas pelo docente. Ao todo são 24 vagas disponíveis nos
cursos de Turismo, Comunicação Social, Administração, Ciências Contábeis e
Jogos Digitais. Os candidatos devem estar matriculados em um dos cursos
relacionados à área na qual deseja ser monitor, ter cursado e obtido aprovação
na disciplina na qual deseja monitorar e disponibilidade de data e horário
conforme a necessidade da vaga.
As monitorias valem como horas
complementares para o currículo do estudante e, além disso, são renumeradas em
créditos estudantis na Universidade Feevale:
·
03 horas
semanais de monitoria equivale a desconto de 2 créditos;
·
06 horas semanais de monitoria equivale a 4
créditos;
·
12 horas semanais de monitoria equivale a 8
créditos;
·
15 horas equivale
de monitoria a 10 créditos.
PERÍODO: 2015/01
ANEXO I- EDITAL
PROACOM Nº 29/2015
|
Monitoria- REMUNERADA
CURSO: TURISMO
Período: 2015/01
DISCIPLINA
|
VAGAS
|
HORÁRIO
|
CARGA HORÁRIA
DIÁRIA
|
REQUISITOS
ESPECÍFICOS
|
PROGRAMA DE
APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA
|
Estágio
A e Estágio B
|
01
|
3V-4V- 4N
|
03h
|
§ Estar matriculado no Curso de Turismo;
§ Ter cursado as disciplinas de Estágio A e Estágio B com
aprovação;
§ Ter disponibilidade para acompanhar as aulas teóricas
na 4NA e 4NB, bem como ter mais um turno disponível para atendimento aos
alunos, de preferência no turno vespertino;
§ Possuir domínio de informática, dinamismo,
pró-atividade e bom relacionamento com o grupo.
|
§ Caracterização do Estágio em Turismo;
§ Locais para a realização do estágio;
§ Postura Profissional;
§ Projeto de Estágio;
§ Relatórios Semanais de estágio;
§ Relatório Final de Estágio.
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Estudos
do Lazer e da Animação
|
01
|
2N
|
03h
|
§ Estar matriculado no curso de Turismo;
§ Ter cursado a disciplina Estudos do Lazer e Animação
com aprovação;
§ Ter disponibilidade de data e horário conforme a
necessidade;
§ Disposição para atuar em projetos diversos;
§ Facilidade de relacionamento em grupo.
|
§ Fundamentação teórica do lazer;
§ Conceitos de trabalho e não trabalho;
§ A indústria do lazer: identidade social/individual;
§ Espaços culturais; Espaços públicos; Espaços privados;
§ O uso dos espaços na diversidade cultural e do
patrimônio;
§ Animação: conceitos e características;
§ A identidade do profissional;
§ Funções e perfil do animador;
§ O mercado de trabalho;
§ O planejamento do espaço e a organização de atividades;
§ Elaboração de projetos de lazer e de animação;
§ Repertório de jogos e dinâmicas.
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Monitoria- REMUNERADA
CURSOS: COMUNICAÇÃO SOCIAL
Período: 2015/01
DISCIPLINA
|
VAGAS
|
HORÁRIO
|
CARGA HORÁRIA
DIÁRIA
|
REQUISITOS
ESPECÍFICOS
|
PROGRAMA DE
APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA
|
Ferramentas
de Edição Digital I
|
01
|
3N- 4T
|
06h
|
§ Estar matriculado em um curso dos cursos de Comunicação
Social: Jornalismo, Relações Públicas ou Publicidade e Propaganda;
§ Ter cursado a disciplina de Ferramentas de Edição
Digital I com aprovação;
§ Ter disponibilidade de data e horário conforme a
necessidade.
|
§ Teoria de Imagem Digital;
§ Evolução das Ferramentas Digitais;
§ Cor e Resolução;
§ Software de Edição Vetorial;
§ Software de Edição Bitmap;
§ Software de Diagramação.
|
Produção
em Rádio
|
01
|
4N
|
03h
|
§
Estar
matriculado em um dos cursos de Comunicação Social: Jornalismo, Relações
Públicas ou Publicidade e Propaganda;
§
Ter
cursado a disciplina de Produção em Rádio com aprovação;
§
Ter disponibilidade
para acompanhar as aulas teóricas e as aulas práticas no horário mencionado
acima, bem como comparecer 20 minutos antes das aulas e ter mais um turno
disponíveis para atendimento aos alunos, de preferência no turno da tarde.
|
§ O veículo Rádio e a Publicidade;
§ A linguagem publicitária;
§ O processo criativo em publicidade;
§ Argumentação do
texto publicitário;
§ Mídia Eletrônica e suas características;
§ A linguagem radiofônica;
§ A integração texto, som é música;
§ Texto Publicitário para rádio Spot, jingle, vinheta,
texto simples, citação e trilha sonora;
§ Roteiro para rádio Identidade sonora.
|
Telejornalismo
II
|
01
|
4N
|
06h
|
§ Estar matriculado no curso de Jornalismo;
§ Ter cursado a disciplina de Telejornalismo II com
aprovação;
§ Ter disponibilidade de data e horário conforme a
necessidade.
|
§ Formatos e gêneros televisivos;
§ Análise crítica de programas televisivos;
§ Aprofundamento da linguagem televisiva;
§ Verificação dos hibridismos da linguagem audiovisual
entre cinema/TV;
§ Aprofundamento do script/roteiro televisivo;
§ Aprofundamento da produção/captação e edição de
matérias jornalísticas;
§ Execução de programas televisivos com enfoque em
telejornalismo.
|
Planejamento
Gráfico II
|
01
|
5NA
|
06h
|
§ Estar matriculado no curso de Jornalismo ou Publicidade
e Propaganda;
§ Ter cursado a disciplina de Planejamento Gráfico II ou
Ferramentas Digitais com aprovação;
§ Ter domínio do software In Design;
§ Ter disponibilidade de data e horário conforme a
necessidade.
|
§ MÓDULO 1
- Design editorial: planejamento gráfico das revistas e
jornais;
- Grade e planejamento gráfico;
- Tipografia: história e estilos tipográficos.
§ MÓDULO 2
- A cor nos produtos jornalísticos;
- Métodos de impressão de periódicos;
- Seminário.
§ MÓDULO 3
- A revista No Papel: Planejamento gráfico e
diagramação da revista do Curso de Jornalismo da Feevale.
|
Texto
para Rádio
|
01
|
2N
|
15h
|
§ Estar matriculado no curso de Jornalismo;
§ Ter cursado as disciplinas de Introdução ao Jornalismo,
Radiojornalismo I, Telejornalismo I e Texto Jornalístico com aprovação;
§ Ter disponibilidade de data e horário conforme a
necessidade.
|
§ Relacionar o processo de construção do sentido, com a
formulação de conteúdos diversos através de leituras e exercícios de
expressão do conhecimento – ou de falas e discussões ou de textos escritos
para que se compreenda o que seja a produção de diferentes narrativas. As
mediações. As diferentes intencionalidades da linguagem verbal escrita e da
linguagem verbal falada. O sentido que se dá às notícias através dos
diferentes processos midiáticos, hoje. O
ato de narrar e o imaginário que se constrói no outro. A evolução dos
processos midiáticos e suas formas de abordagem. Os meios de comunicação e a
internet.
§ Identificação das etapas de construção do texto jornalístico
e da página do jornal –a lauda e a
pauta - a manchete, o título, o lide,
a matéria, a nota, a cartola, os infográficos, os boxes, o olho, a janela, a fotografia, a
charge, etc. A notícia e a reportagem. A entrevista.
|
Texto
para Televisão
|
01
|
4N
|
06h
|
§ Estar matriculado no curso de Jornalismo;
§ Ter cursado as disciplinas de Telejornalismo I e
Telejornalismo II, com aprovação;
§ Ter disponibilidade de data e horário conforme a
necessidade.
|
§ O veículo televisão e a linguagem televisiva: relação texto
X imagem;
§ A pauta na TV;
§ A notícia e as formas de notícia na televisão;
§ O texto na TV;
§ A presença do profissional diante da câmera: a postura
corporal e a postura oral do repórter;
§ Roteiro (script) para TV;
§ Captação e edição de som e imagem;
§ Redação de textos televisivos;
§ Produção, captação e edição de textos para TV.
|
Estágio
I
|
01
|
3T3N
|
06h
|
§ Estar matriculado em um dos cursos de Comunicação
Social;
§ Ter cursado a disciplina de Estágio I com aprovação;
§ Ter disponibilidade de data e horário conforme a
necessidade.
|
§ Apresentação das etapas a serem contempladas nos
projetos.
§ Definição do cronograma de trabalho.
§ Análise e discussão sobre as possibilidades de execução
de projetos.
§ Apresentação dos projetos.
§ Execução dos projetos.
§ Desenvolvimento de Relatórios.
§ Realização de banca examinadora.
|
Comunicação
e Processos Criativos
|
01
|
3N
|
12h
|
§ Estar matriculado em um dos cursos de Comunicação Social;
§ Ter cursado a disciplina introdutória de seu curso. Ex.
Introdução a Publicidade e Propaganda, Jornalismo ou Relações Públicas;
§ Ter cursado a disciplina de Comunicação e Processos
Criativos ou Criatividade com aprovação;
§ Ter disponibilidade de data e horário conforme a
necessidade.
|
§ O que é Comunicação (Conceito, Processo e Teoria);
§ Auto-conhecimento (Mapeamento Pessoal);
§ Conceitos sobre Criatividade;
§ Personalidade Criativa;
§ Indústria Criativa;
§ Intuição e Inspiração;
§ Processo Criativo;
§ Visão Sistêmica;
§ Ferramentas e Métodos.
|
Telejornalismo
|
01
|
5N
|
06h
|
§ Estar matriculado no curso de Jornalismo;
§ Ter cursado a disciplina de Telejornalismo I com
aprovação;
§ Ter disponibilidade de data e horário conforme a
necessidade.
|
§ Práticas de técnicas de redação em telejornalismo;
§ Teoria sobre gêneros televisivos;
§ Teoria sobre reportagem televisiva;
§ Prática da reportagem televisiva;
§ Teoria de produção de programas televisivos;
§ Prática da produção de programas televisivos;
§ Práticas de programas ao vivo;
§ Teoria e práticas sobre programas de entrevistas.
|
Técnicas de Comunicação Verbal
|
03
|
2N-
(01 vaga)
4N-
(01 vaga)
5N-
(01 vaga)
|
03h
|
§ Estar matriculado em um curso dos cursos de Comunicação
Social: Jornalismo, Relações Públicas ou Publicidade e Propaganda;
§ Ter cursado a disciplina de Técnicas de Comunicação
Verbal com aprovação;
§ Ter conhecimento de programas de edição de vídeo.
§ Ter disponibilidade de data e horário conforme a
necessidade.
|
§ Processo de comunicação e sua importância;
§ Sondagens: fala, redação e leitura (expressiva) em voz
alta;
§ Desibinição: inibição, causas, conseqüências e cura.
Expressões desinibitórias;
§ Respiração abdominal ou diafragmática;
§ A voz falada, articulação, inflexão, ritmo, tom,
dicção, expressão;
§ Postura, gesticulação, olhar, apresentação;
§ A voz frente ao microfone. Como usar o microfone para
falar em auditório, rádio e televisão;
§ Fala em público;
§ Discurso e suas partes: a introdução;
§ A preparação;
§ Assunto central;
§ A conclusão;
§ Discurso.
|
Planejamento
Gráfico I
|
01
|
4N
|
06h
|
§ Estar matriculado no curso de Jornalismo ou Publicidade
e Propaganda;
§ Ter cursado a disciplina de Planejamento Gráfico I ou
Produção Gráfica e Arte Finalização com aprovação;
§ Ter disponibilidade de data e horário conforme a
necessidade da turma.
|
§ Relações entre projeto editorial, público-alvo e
projeto gráfico.
§ Paginação. Tipologia. Elementos estéticos e técnicos
envolvidos na concepção de um projeto gráfico.
§ Diferentes formatos de jornais (standard, berliner,
tablóide, mini, etc).
§ Projeto gráfico para jornais.
§ Tendências internacionais dos projetos gráficos de
jornais.
§ Projeto gráfico para revistas.
§ As cores.
§ Recursos gráficos e métodos de impressão.
§ Editoração eletrônica.
|
Monitoria- REMUNERADA
CURSO: ADMINISTRAÇÃO- CIÊNCIAS
CONTÁBEIS
Período: 2015/01
DISCIPLINA
|
VAGAS
|
HORÁRIO
|
CARGA HORÁRIA
DIÁRIA
|
REQUISITOS
ESPECÍFICOS
|
PROGRAMA DE
APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA
|
Matemática
Aplicada
|
01
|
A combinar
|
06h
|
§ Estar matriculado no curso de Administração ou Ciências
Contábeis;
§ Ter cursado a disciplina de Matemática Aplicada com
aprovação;
§ Ter disponibilidade de data e horário conforme a
necessidade.
|
§ 1. Aplicações das Funções de 1° e 2° Graus
1.1 Analise Gráfica
1.2 Demanda
1.3 Oferta
1.4 Custo
1.5 Receita
1.6 Lucro
1.7 Ponto de Equilíbrio e outras aplicações;
§ 2. Funções de várias Sentenças
2.1 Domínio
2.2 Imagem
2.3 Gráfico
2.4 Aplicações;
§ 3. Logaritmo e Exponencial
3.1 Definição
3.2 Propriedades
3.3 Equações
3.4 Funções
3.4.1 Definição
3.4.2 Domínio
3.4.3 Imagem
3.4.4 Gráfico
3.5 Aplicações;
§ Limites
4.1 Idéia Intuitiva
4.2 Definição
4.3 Analise Gráfica
4.4 Propriedades
4.5 Calculo de Limites;
§ 5. Derivadas
5.1 definição
5.2 Interpretação Geométrica
5.3 Regras Derivação
5.4 Pontos de Máximo e Mínimos, Intervalos
de crescimento e Decrescimento da Função. Aplicações na Economia e em Geral.
|
Monitoria- REMUNERADA
CURSO: ADMINISTRAÇÃO- Hab. Em Negócios
Internacionais- COMÉRCIO EXTERIOR
Período: 2015/01
DISCIPLINA
|
VAGAS
|
HORÁRIO
|
CARGA HORÁRIA
DIÁRIA
|
REQUISITOS
ESPECÍFICOS
|
PROGRAMA DE
APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA
|
Gestão
de Operações de Importação/ Gestão da Importação
|
01
|
4N
|
03h
|
§ Estar matriculado no curso de Administração- Hab. em
Negócios Internacionais ou Comércio Exterior.
§ Ter cursado a disciplina de Gestão de Operações de
Importação/
Gestão da Importação com aprovação.
§ Ter disponibilidade de data e horário conforme a
necessidade.
|
§ A política brasileira de importação: ação dos órgãos
intervenientes; aspectos sócio-econômicos; território aduaneiro.
§ O planejamento estratégico na importação: a
identificação de mercados fornecedores e o relacionamento com o exportador.
§ O credenciamento da empresa no NOVOEX, REI, RADAR.
§ Logística internacional: modais de transporte.
Incoterms.
§ A classificação fiscal de mercadorias: nomenclaturas;
regras; verificação das alíquotas e demais tratamentos administrativos; as
multas por classificação incorreta.
§ Os documentos na importação: análise; controle e
procedimentos.
§ O tratamento administrativo na importação. O
NOVOEX:-Importação: documentos eletrônicos ( LI, ROF, DI,
CI, DVA); legislação, penalidades e procedimentos.
§ Procedimentos aduaneiros e fiscais: recepção dos
documentos, parametrização (canais verde, amarelo, vermelho e cinza); conferência
aduaneira.
§ Os custos na importação: política fiscal e tributação:
valoração aduaneira; outras taxas; análise.
§ Regimes Aduaneiros Especiais.
|
Monitoria- REMUNERADA
CURSO: JOGOS DIGITAIS
Período: 2015/01
DISCIPLINA
|
VAGAS
|
HORÁRIO
|
CARGA HORÁRIA
DIÁRIA
|
REQUISITOS
ESPECÍFICOS
|
PROGRAMA DE
APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA
|
Engine
para Games 3D
|
01
|
2N-6N
|
12h
|
§ Estar matriculado no Curso de Jogos Digitais;
§ Ter cursado a disciplina de Engine para Games 3D com
aprovação;
§ Ter disponibilidade de data e horário conforme a
necessidade.
|
§ Utilização dos componentes principais da engine Unity3D
(colisores, rigid bodies, joints, sistemas de partículas, sons, cameras,
animações, malhas de objetos, etc) via interface e via programação. Aprimorar
as habilidades de construção de algoritmos e programação. Dar noções de
geometria analítica e do processo de renderização 3D.
|
Engine
para Games 2D
|
01
|
5N
|
12h
|
§ Estar matriculado no Curso de Jogos Digitais;
§ Ter cursado a disciplina de Engine para Games 2D
com aprovação;
§ Ter disponibilidade de data e horário conforme a
necessidade.
|
§ Contextualização da Disciplina dentro do Framework.
§ NET - Ensino da linguagem C#
§ Ensino do Framework XNA Direcionado a Games 2D
§ Ensino de Alguma Ferramenta Voltada para a Criação de
Mapas.
§ Bidimensionais - Compreensão de Estruturas de Dados
Direcionadas para Games 2D.
|
Áudio
para Games
|
01
|
2N
|
12h
|
§ Estar matriculado no Curso de Jogos Digitais;
§ Ter cursado a disciplina de Áudio para Games
com aprovação;
§ Ter disponibilidade de data e horário conforme a
necessidade.
|
§ Introdução à produção de áudio para jogos digitais nas
dimensões de trilhas musicais, efeitos sonoros e locução.
§ Decupagem,
aplicação e referências. História da música.
§ Soundesign e produção de efeitos, mixagem e ambiente
sonoro em 3 dimensões.
§ Produção de locuções standard e caricatas, adequação de
voz e estética.
|
3D
Fundamental
|
01
|
3N
|
12h
|
§ Estar matriculado no Curso de Jogos Digitais;
§ Ter cursado a disciplina de 3D Fundamental com
aprovação;
§ Ter disponibilidade de data e horário conforme a
necessidade.
|
§ Compreensão do espaço tridimensional virtual. Criação e
edição de primitivas. Fundamentos de iluminação, mapeamento, texturização e
animação. Desenvolvimento de personagens lowpoly - modelagem, mapeamento,
texturização e fundamentos de animação.
|
Edição
de Imagem para Games
|
01
|
2T, 4T, 5T
|
12h
|
§ Estar matriculado no Curso de Jogos Digitais;
§ Ter cursado a disciplina de Edição de Imagem para Games
com aprovação;
§ Ter disponibilidade de data e horário conforme a
necessidade.
|
§
Produção audiovisual: Pré produção,
produção e pós produção;
§
Roteiro de audiovisual, enquadramentos,
cortes e transições;
§
Edição de vídeo, ferramentas de edição e
seus processos;
§
Captação de vídeo;
§
Finalização de vídeo, animações e
composição de vídeo.
|
Animação
Vetorial e Script
|
01
|
2N-6N
|
12h
|
§ Estar matriculado no Curso de Jogos Digitais;
§ Ter cursado a disciplina Animação Vetorial e Script com
aprovação;
§ Ter disponibilidade de data e horário conforme a
necessidade.
|
§ Tipos de arquivos e meios de publicação de conteúdo
(fla, swf, exe) Conceitos básicos de animação: frame rate, frames e
keyframes, timelines, cenas e clipes de filme. Animações automatizadas -
motion tween e shape tween Técnicas de animação: transições e máscaras
Prática de animação. Inserção de scripts na timeline - métodos stop(),
gotoAndPlay() Controles de interface: manipulação de eventos Controle de
cenário e de movimentação de caracteres: manipulação de propriedades Gameplay:
detecção de colisão.
|
Modelagem
e Animação de Personagens
|
01
|
5N
|
12h
|
§ Estar matriculado no Curso de Jogos Digitais;
§ Ter cursado a disciplina de Modelagem e Animação de
Personagens
com aprovação;
§ Ter disponibilidade de data e horário conforme a
necessidade.
|
§ Documentação e elaboração conceitual para produção de
personagens;
§ Estudo anatômico do modelo e planejamento de malha 3D;
§ Modelagem de personagens lowpoly;
§ Leiaute UV para revestimento em textura;
§ Texturização do modelo por diferentes técnicas;
§ Criação de rigging e skinning de personagens observando
a real função do modelo no ambiente de jogo;
§ Animação de personagens conforme princípios de animação.
|
Ubiratan Júnior, acadêmico do 2º semestre de Jornalismo na Universidade Feevale.
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