quinta-feira, 9 de maio de 2013

Oficina de Ilustração Digital com Photoshop

Müller apresentando suas criações aos alunos


Na noite de quarta-feira dia 08 de maio, aconteceu a última oficina da Semana Acadêmica na Universidade Feevale. O apresentador foi o professor do curso de jogos digitais Eduardo Müller, que falou sobre ilustração digital com photoshop.


Müller iniciou apresentando o seu portfólio. Eram criações muito coloridas, páginas de histórias em quadrinhos e alguns em mangá, estilo de ilustração japonesa. Uma era de um cd e tinha o símbolo do Internacional. Ele escolheu algumas de suas produções para demonstrar as técnicas de pintura no photoshop, que é um programa para editar imagens.

A primeira dica veio sobre a ferramenta “brush” que há no programa. Ela é a versão digital de um pincel. O professor disse que o ideal é usar ela com um nível de 10% de opacidade, ou seja, com bastante transparência, porque assim se tem um controle melhor sobre as cores. Ele exemplificou a dica, escolhendo um desenho em branco para pintar aos poucos.

Depois Foi falado um pouco sobre a utilização das canetas digitais, que funcionam exatamente como uma normal, porém os rabiscos feitos com ela, sobre uma prancheta digital, aparecem diretamente no computador. Eduardo Müller falou que é preciso acostumar-se com elas, pois assim desenhar se torna muito mais fácil. Ele lembrou que é interessante ter um material de qualidade, pois isso interfere no produto final.


Traços feitos no computador com uma caneta digital
Um ponto importante na hora de se trabalhar com edição é a organização. Müller explicou que o programa trabalha com camadas, que funcionam como uma folha onde será criada cada parte do trabalho. Todas elas juntas criam a obra final. Segundo o apresentador, é essencial manter essas partes do projeto que está sendo criado organizadas em pastas desde o início da produção, porque dessa forma fica mais fácil fazer qualquer alteração necessária.

O tamanho médio dos arquivos de Müller é de 2 gigabytes. Ele comentou que para se ter uma imagem com qualidade é preciso passá-la para o computador em dimensões grandes, por isso elas ocupam tanta memória.


No fim, Eduardo Müller falou aos estudantes que produzir e colorir imagens requer paciência, porque levam várias horas, e sempre é bom buscar referências do que se quer criar em outras fotos.

Lucas Pooch de Quadros
Acadêmico do 5° semestre de Jornalismo




Nenhum comentário:

Postar um comentário