terça-feira, 9 de outubro de 2012

Jornalismo Esportivo em TV


“Imagina na Copa”. Se você é brasileiro, muito provavelmente já ouviu essa expressão. Com os acontecimentos que cercam um dos eventos mais esperados pelo povo brasileiro – considerando o fato de o Brasil ser considerado o “país do futebol” – a frase virou chavão, e não deixa ser fato. Até a Copa de 2014, no Brasil, e as Olímpiadas de 2016, no Rio de Janeiro, o país passa por uma grande adaptação em diversos aspectos de infraestrutura e em termos mercadológicos. Um dos nichos que vem crescendo ao longo dos anos é o de Jornalismo Esportivo, pela proximidade dos eventos esportivos no país, e neste mês a Cursos em Rede, coorporativa que agrega profissionais da Rede Globo, Sportv e ESPN, traz ao Rio Grande do Sul o 2º Curso de Jornalismo Esportivo em TV com grandes figuras da área.
A iniciativa começou em 2010, em São Paulo, com a intenção de qualificar alunos e profissionais da área esportiva no país. Depois da investida em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre, também passaram a fazer parte do projeto. “Aqui em Porto Alegre, o primeiro curso foi dado no ano passado, com profissionais como Renato Petters, Paulo Brito, Ivan Moré, Débora de Oliveira e Sidney Garamboni”, relembra o coordenador do projeto no Estado, Luiz Antonio Corazza, ex-profissional da TV Globo.
Luiz Antonio Corazza
Na edição deste ano, o curso contará com as participações de Mauro Naves, repórter da TV Globo, Eduarda Streb, apresentadora da RBS TV, Lédio Carmona, comentarista do Sportv, Marcelo Outeiral, editor-chefe do Planeta Extremo no Fantástico, e Everaldo Marques, narrador da ESPN. “Queremos qualificar os profissionais que estão tentando entrar nesse mercado, que é muito competitivo. O objetivo principal é mostrar aos alunos aquilo que eles, muitas vezes, não veem nas faculdades, com profissionais que estão acostumados com transmissões e que tem uma grande bagagem”, diz o jornalista. Com experiência, fazendo, inclusive, a cobertura da Copa do Mundo de 1998, na França, Corazza dá a dica para quem pretende seguir na área: “O profissional tem que gostar do que faz, tem que se informar, se aperfeiçoar e tem que manter uma rede de contatos. Não basta ser um excelente profissional se é isolado, tem que abrir o leque, além de saber de inúmeros esportes, se integrar realmente”.
O 2º Curso de Jornalismo Esportivo em TV será realizado nos dias 20 e 27 de outubro, no Unificado, em Porto Alegre, na Praça Dom Feliciano, nº 78, terceiro andar. As aulas serão das 9h às 18h, com intervalo das 13h às 14h, e a carga horária poderá ser aproveitada como atividade acadêmica complementar. O investimento é de R$ 480,00 à vista ou em 3x no cartão. As inscrições podem ser feitas no local das 8h às 22h ou pelo telefone 31044442.

Nenhum comentário:

Postar um comentário