quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Cipcom: Como foi ...


Nos dias 01, 02 e 03 de outubro ocorreu, no auditório do Prédio Azul da Universidade Feevale, o Cipcom – Ciclo de Palestras dos Cursos de Comunicação Social. 
Rodrigo Cogo
O primeiro dia de palestras começou com Rodrigo Cogo, consultor de diagnósticos de comunicação e relacionamento da Ideafix Estudos Institucionais. O tema da discussão foi "O storytelling na comunicação organizacional". Com exemplos práticos em vídeos, Rodrigo realizou uma palestra dinâmica, apresentando diversos tipos de storytelling que podem ser realizados pelas organizações. Foram quase duas horas de palestra, o que diminuiu o tempo de perguntas.

Dentre os vídeos apresentados, destaca-se uma propaganda da empresa "Vale", que busca conscientizar os seus funcionários do uso dos materiais de segurança:


Basilio Rota e Caco da Motta
Basilio Rota (Editor-Chefe do Globo Esporte) e Caco da Motta (Coordenador de Esportes da RBS-TV e TVCOM-RS) foram as atrações do segundo dia. Falaram sobre a nova cobertura esportiva na TV, com exemplos práticos e com diversos vídeos, explicando como se originou a mudança no tele-jornalismo esportivo  e as novas tendências do jornalismo atual. A surpresa da palestra foi a revelação de que a maioria do público a frente da TV durante a exibição do Globo Esporte são mulheres. E são fatores como este que ocasionaram a grande mudança. Ao final, muitas perguntas foram realizadas, e todos os espectadores foram atendidos.

Um dos vídeos mostrados pelos palestrantes, é uma matéria realizada pelo jornalista Kiko Menezes, que ganhou prêmios internos na Rede Globo devido a sua reportagem. Confira: 


Luciano Koch, Rosana Vaz, José Francisco e Eduardo Rosa
No último dia de palestras do Cipcom, os convidados Luciano Koch, Eduardo Rosa e José Francisco Fischer, professor da Feevale, falaram sobre o cinema brasileiro com a palestra “A realização audiovisual brasileira: como começar?”, tendo a professora Rosana Vaz como mediadora da conversa entre os profissionais. Os palestrantes falaram sobre o momento do cinema brasileiro, a situação atual do mercado e a importância dos alunos que se interessam em trabalhar com audiovisual produzirem suas ideias, buscando adquirir o máximo de experiência durante o curso. O professor José ainda mostrou alguns vídeos com cenas de pós-produções feitas por ele, explicando como é a atuação do profissional no mercado.

O Cipcom é uma realização do Núcleo de Cursos e Eventos de Extensão, com apoio dos Cursos de Comunicação Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário