quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Pedalando rumo à saúde



Melhora corporal, disposição no dia a dia e bem-estar físico e mental são algumas das manifestações que uma pessoa irá sentir ao praticar atividades, como andar de bicicleta e caminhar. Segundo o Educador Físico Piero Schenkel, uma pessoa que tem o costume de pedalar diariamente, além de melhorar a circulação sanguínea e impedir doenças cardiovasculares, sente uma melhora física em todo seu corpo, principalmente nas pernas. “A pessoa sente uma sensação de liberdade ao andar de bicicleta”, afirma.  

De acordo com Piero, muitos indivíduos hoje em dia acabam trocando a oportunidade de se exercitar e preferem usufruir da comodidade e facilidade dos veículos automotores, o que acaba gerando sedentarismo. “Acaba que a pessoa fica viciada em usar o automóvel, e na hora de caminhar precisará fazer um esforço físico ainda maior, pois o organismo enfraqueceu”, explicou. “Se usar por um longo período um meio de transporte que não seja pelo próprio esforço, o ser humano logo sentirá a diferença, pois perdeu a resistência física. Daí caso tiver que andar numa lomba de bicicleta vai sentir cansaço na primeira pedalada”, alerta.  

Para quem não costuma frequentar academia, pedalar acaba sendo um método para perder alguns quilinhos ou ainda, ganhar massa muscular. Piero explica que não tem um número certo de calorias que uma pessoa pode chegar a emagrecer, caso pedale cerca de 30 minutos.  “Depende muito de pessoa para pessoa, da velocidade que ela vai percorrer, e também do local, se é plano ou lomba”, ressalta. Para todos os casos, a dica de Piero é a mesma: “Pratique esportes para manter o corpo saudável”, recomendou. 

Bem-estar e saúde em alta 

Fazer academia e caminhar já faz parte da rotina da acadêmica de Fisioterapia Josiane Cristina Bueno Michel, de 24 anos. Ela, que mora em Campo Bom, costuma fazer musculação três vezes por semana na academia da Feevale e conta que, apesar de gostar muito de se movimentar, acaba vindo de carro para a instituição. “Uma vez já vim a pé, pois estou acostumada a percorrer longas distâncias”, recorda. “É uma coisa de família, meus pais participam da Estação Saúde, em Campo Bom e eu acabo sendo motivada por eles”, declara a futura fisioterapeuta, que diz ficar muito mais animada e ativa quando faz ginástica. 

Por outro lado, o estudante de Administração e Marketing Vinicius Moschem, de 23 anos, faz musculação quatro vezes durante a semana e costuma ir de carro para a academia. “Acho muito mais cômodo, principalmente agora devido ao calor”, salienta. Segundo ele, “se exercitar faz o efeito contrário de uma pessoa sedentária”. Depois que começou a praticar esse tipo de esporte, pode notar os avanços em sua saúde. “Melhora o fôlego, renova as energias e, consequentemente, a pessoa fica mais disposta”, conclui.

Foto: ocidadaorj.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário