Mais de 10 dias após o temporal que atingiu Novo Hamburgo, os estragos causados pela chuva ainda são motivos de preocupação. Segundo a Defesa Civil do município, somente no bairro Kephas, 283 casas estão interditadas. Sem ter onde morar, algumas famílias são encaminhadas para projetos do Governo Federal como o Aluguel Social, mas a grande maioria busca abrigo em casas de parentes e vizinhos.
Os estragos estão por toda cidade. Barrancos e muros podem desmoronar a qualquer momento, colocando em risco os moradores das regiões atingidas. Com mais de 175 chamados, de casos como este, a Defesa Civil do município não consegue atender a todos em tempo hábil. Foi isso que aconteceu com a moradora do bairro Vila Nova em Novo Hamburgo, Clair Passef. “Estávamos em casa no feriado da sexta-feira Santa, a chuva começou de madrugada, eu acho, só consigo lembrar do forte estouro que ouvimos. Meu marido correu para janela e disse que o muro havia caído. Foi um grande susto”, lembrou . Passada mais de uma semana após a queda de seu muro, a Defesa Civil ainda não havia realizado a vistoria no local, nem feito o recolhimento do entulho que por dias ficou sobre a calçada e parte da rua.
Imagens: Tamara Knewitz |
O coordenador da Defesa Civil de Novo Hamburgo, Claudinei Moyano, explica que a demora se deve ao grande número de chamados em toda a cidade. “Nós priorizamos os atendimento com risco de desmoronamento iminente, mas do total de chamados, somente 12 estão pendentes”, salienta. Moyano diz ainda que, já no primeiro chamado, a Defesa Civil procura prestar o atendimento de maneira a solucionar o problema. “É importante que as pessoas entendam que, em casos em que o muro cai, por exemplo, sendo a área particular, é de responsabilidade do proprietário do imóvel reconstruir as edificações afetadas”, concluiu.
E para quem ainda está enfrentando problemas como buracos nas calçadas ou que acredita estar em uma área de risco, é só entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone (51) 3587-7863 em horário comercial e no (51) 9964-3889 que é 24hs.
bah! que coisa séria isso aí! Aonde estão as autoridades? Novo Hamburgo está uma vergonha!
ResponderExcluirEsse prefeito não faz nada mesmo!