quinta-feira, 14 de junho de 2012

O bem em nossas veias


Hoje, 14 de junho, nosso calendário marca o Dia Mundial do Doador de Sangue. Essa prática de doação tornou-se comum, mas já passou por várias mudanças e aperfeiçoamento. A história nos conta que as transfusões de sangue tiveram início no século 17 precisamente no ano de 1665, elas aconteciam experimentalmente em animais. Dois anos mais tarde, aconteceu a primeira experiência em seres humanos na cidade de Paris.
Os processos foram os mais variados; os nobres da Grécia Antiga bebiam sangue de gladiadores com a intensão de obter a cura para diversos males. Mais tarde, ocorreram transfusões com sangue de cadáveres e até com leite, mas essas práticas foram logo abandonadas. O ano de 1900 ficou marcado pela descoberta do primeiro e mais importante grupo sanguíneo existente no organismo, o ABO.
Atualmente, são 47 hospitais na região  Metropolitana, que atendem pelo SUS e recebem doações de sangue. De acordo com a  Assessora de Comunicação do Hemocentro de Porto Alegre, Cátia Anicet, o período de escassez de doadores concentra-se no inverno e em épocas de comemorações, como carnaval, natal e férias.
Para aqueles que se interessam em ajudar o próximo participando das doações, deixamos algumas  informações sobre as exigências aos doadores:
·         Ter entre 16 e 68 anos;
·         Peso superior a 50 quilos;
·         Não ser gestante ou lactante;
·         Não usar drogas;
·         Não possuir doenças transmissíveis pelo sangue
E fica a dica: o Hemocentro de Porto Alegre funciona das 8hrs às 18hrs de segunda a sexta e no Dia Mundial do Doador de Sangue é realizado um evento direcionado aos doadores, com a presença de celebridades e políticos da região.

Texto: Jéssica Martins - Acadêmica de Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário