segunda-feira, 4 de abril de 2011

As 1001 faces do Twitter- parte 3


Jogadores VS fãs: o Twitter encurtando este tipo de relação



Uma das vantagens da existência do Twitter é a possibilidade de aproximação entre fãs e ídolos. Recentemente, essa ferramenta tornou-se bastante comum também no meio esportivo, especialmente no futebol. Alguns jogadores da dupla Gre-nal já aderiram à rede social, como o volante Adilson, do Grêmio, e o atacante Rafael Sobis, do Internacional, que podem ser encontrados no Twitter como @adilson_warken e @rafaelsobis, respectivamente. Adilson possui mais de 25 mil seguidores, enquanto Sobis já é visto por quase 50 mil pessoas.


Ambos os jogadores criaram suas contas na rede social pelo mesmo motivo: estreitar a relação deles com os seus fãs. Adilson (foto de sua página do Twitter ao lado), conta que “foi uma ideia que veio conjunta ao meu site e assim criar uma relação mais próxima com os torcedores”. Rafael Sobis (foto de sua conta abaixo) também resolveu se aproximar dos fãs pelo Twitter, ressaltando um momento complicado na carreira. “Resolvi ficar mais próximo dos fãs, pois era uma época que eu estava em recuperação da minha lesão. Gostava de falar muitas coisas minhas, como a vida em Abu Dhabi, algo dos meus filhos e futebol, que é minha profissão”, diz.


Os assuntos abordados por eles são os mais diversos, destacando não só o trabalho feito dentro de campo, mas também falando a respeito de suas vidas particulares. “Eu falo da minha profissão, mas também tento contar coisas da minha vida que, às vezes, as pessoas não têm acesso”, conta o jogador do Inter. Já o atleta do Grêmio costuma dar ênfase a temas diferenciados, explicando que, “no início era apenas para ser algo bem profissional, onde passaria minhas matérias e comentários sobre os jogos. Quando percebi já estava expondo meus gostos por músicas, leitura, filmes e outras coisas pessoais”.


Os dois atletas ressaltam os valores da rede social. Sobis destaca sobre sua relação com os fãs. “Caso você saiba usar bem o Twitter é bem legal. Acho que é uma ferramenta que você pode se aproximar dos fãs e ter a verdadeira noção da sua importância pra eles”, afirma. Adilson explica sobre os cuidados para postar na rede social, para evitar alguma polêmica. “Para o jogador de futebol é muito mais difícil, porque está sempre como alvo dependendo da atuação do seu time e do próprio”, diz.


Para os fãs, essa aproximação também é significativa. A estudante de Psicologia Ana Carolina Rios, que é gremista, diz que “é importante essa interação, porque cria mais um clima de empatia entre torcedores e jogadores. O torcedor fica sabendo desde a rotina até o sentimento do jogador com relação ao clube. E o jogador, ao mesmo tempo, pode saber a opinião do torcedor, o que pode lhe servir de estímulo para ele manter o bom desempenho em campo”.


Confira abaixo a lista com alguns jogadores do Grêmio que possuem conta no Twitter:

Carlos Alberto: @calberto19

Gabriel: @gabrielimortal

Rodolfo: @rodo_25_imortal

Douglas: @10doga


Alguns jogadores do Inter que têm Twitter:


Leandro Damião: @leandrodamiao

D’Alessandro: @dale10oficial

Lauro: @goleirolauro

Tinga: @paulocesartinga


Jogadores de outras equipes que estão presentes na rede social:

Ronaldo (ex jogador do Corinthians): @ClaroRonaldo

Luis Fabiano (atacante do São Paulo): @luis_fabuloso

Kaká (meia do Real Madrid-ESP): @KAKA

Neymar (atacante do Santos): @njr92

Um comentário:

  1. Lucas e Carlos Eduardo, ex Gremistas, tb tevem twitter. Lucas tem mais que 145,000 seguidores, @LucasLeiva87 Carlos Eduardo e @cadurubin.
    Muitos veteranos como Rivaldo (@rivaldooficial) Alex de Fenerbahce (Alex10combr) Andre Santos, Gilberto Silva, Julio Cezar o goleiro da seleçao, e muitos mais. tb Elano Blumer.. Vcs. Podem fazer pesquisa no twitter e encontrar quaze todos os jogadores.
    Otimo FDS, saudaçoes Gremistas, Luz

    ResponderExcluir