![]() |
| Andiara Petterle, vice-presidente de Jornais e Mídias Digitais do Grupo RBS, e Leandro Beguoci Foto: Adriana Franciosi/ Agência RBS |
Na terça-feira (28) à noite aconteceu a primeira edição do ciclo de palestras Em Pauta ZH – Debates Sobre Jornalismo no Salão Nobre do prédio corporativo do Grupo RBS. O convidado especial foi o jornalista paulista Leandro Beguoci, editor-chefe da empresa de mídia F451. O palestrante abordou a evolução do consumo das mídias e o papel do jornalista como produtor de conteúdo.
A professora Vanessa Valiati e o acadêmico Cristian Martins, ambos do Curso de Jornalismo da Universidade Feevale foram convidados para acompanhar o evento que contou com cerca de 100 participantes, entre professores, acadêmicos de Universidades que se destacam no jornalismo e jornalistas do Grupo RBS.
Durante o evento, que teve a mediação da jornalista Cláudia Laitano, Beguoci trouxe diversos exemplos de grupos de comunicação norte-americanos que buscaram se adaptar à nova forma de consumo de informação, como o caso da Revista TIME que segundo Beguoci “é um portal que tem uma revista”. O jornalista também ressaltou a importância de empresas tradicionais se comportarem como novas empresas já que “os interesses das pessoas mudam ao longo do tempo” e o que é tendência agora é apenas uma “certeza provisória”. Outro tópico abordado por Beguoci foi o papel do jornalista, que atualmente necessita cada vez mais criar conteúdo e adaptá-lo a uma mídia que consiga obter mais repercussão. Ele defendeu que o jornalista não pode mais “produzir por produzir” e “mais importante que o volume é o impacto que isso faz”, pois todos estão buscando a melhor forma de transmitir conteúdo já que “a atenção das pessoas se tornou mais disputada”.
Cristian Martins, acadêmico do 8º semestre de Jornalismo

Nenhum comentário:
Postar um comentário