segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Como enfrentar o calor?


O verão de 2014 veio para castigar a todos. O sol escaldante e a sensação térmica extremamente alta quase enlouqueceram os gaúchos. A cada semana a promessa era de que a próxima seria a pior. Porto Alegre ganhou o "carinhoso" apelido de "Forno Alegre", após bater seu recorde histórico, atingindo 42,6°C.

Mas com um calor tão intenso como este, o que se pode fazer para relaxar? Para Deise Soares, Biomédica e proprietária do Centro de Saúde e Estética Deise Soares, tomar banho de mar e piscina podem ser boas apostas para se refrescar. Mas é preciso tomar cuidado, pois "a exposição ao sol é um fator de grande risco para a pele, uma vez que a radiação solar provoca o fotoenvelhecimento, ou seja, leva ao aparecimento de rugas, manchas brancas (leucodermia) ou escuras (melanose solar), assim como outras alterações na pele que podem piorar pela exposição ao sol, como doenças do grupo das fotodermatoses. Além de todos esses prejuízos, o sol pode ainda, por meio da radiação ultravioleta, provocar um efeito mais grave, o temível câncer de pele", contou a profissional.


Para evitar os danos à pele, Deise destaca que as principais providências são passar filtro-solar com o fator de proteção mínimo 30, mesmo em dias nublados e repassar de duas em duas horas. Evitar o sol no período das 10h às 16h e usar, se possível, um boné ou chapéu de aba larga e óculos escuro, pois mesmo sob o guarda-sol, na praia, os raios ultravioleta refletem na areia e podem prejudicar a pele. Após um dia de grande exposição, mesmo tomando todas as providências citadas acima, é recomendável o uso de uma loção pós-sol e de um hidratante, para acalmar e manter a pele saudável.

Se manter hidratado também é necessário, a biomédica recomenda "beber bastante líquido, como água, água de côco, chás gelados ou sucos de frutas. Deve-se evitar as bebidas alcoólicas. Uma alimentação equilibrada também é essencial, por isso recomenda-se ingerir alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, legumes e carnes grelhadas", finalizou.

Estando agora bem informado, você pode curtir o restinho do verão de forma saudável, sem correr riscos.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário