sábado, 5 de outubro de 2013

Tem início o CityRumble


Hoje pela manhã, teve início o primeiro "CityRumble - Competição de Aplicativos Móveis para o desenvolvimento de Cidades Inteligentes", no auditório do Prédio Azul.

O evento, promovido pelos Cursos de Computação e Informática da Universidade Feevale, com apoio da IBM e em parceria com a Agência Experimental de Comunicação (AGECOM), desafia os jovens participantes a desenvolverem um aplicativo para dispositivos móveis que contribua para uma Cidade mais Inteligente, trazendo benefícios para a sociedade.

Acadêmicos dos Cursos de Ciência da Computação, Sistemas da Informação, Sistemas para a Internet, Gestão da Tecnologia da Informação, Licenciatura da Computação, Design, Design Gráfico, Jogos Digitais, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas puderam formar equipes de 4 a 6 membros, sendo necessário ter estudantes de pelo menos dois cursos distintos.


O evento teve início às 9h, com o credenciamento das equipes participantes. Já por volta das 9h30, os Coordenadores e Professores envolvidos na iniciativa introduziram e apresentaram de forma oficial o CityRumble. 

O Professor Juliano Varella de Carvalho, Coordenador dos Cursos de Computação foi o primeiro a falar e já tratou de motivar os jovens, afirmando que na banca dos avaliadores dos trabalhos, haverá jurados muito interessantes. Na sequência o Professor Luis André Ribas Werlang, Diretor do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas, assumiu a palavra e destacou a relação que a competição cria entre os cursos e ainda teorizou: "De repente de um momento desses surja uma grande empresa". E finalizou desejando um bom trabalho a todos, afirmando que não acredita que com sorte os acadêmicos vencerão a competição.

Um breve sorteio com os professores que orientarão os estudantes durante o prazo de desenvolvimento do aplicativo foi realizado e na sequência, por volta das 10h30 teve início a capacitação com Leandro Seccato, da IBM, onde ele ensinou os participantes a usarem a plataforma "Worklight".

Usando o clássico exemplo do anúncio dos Papas em 2005 e 2013, Leandro mostrou a importância dos Smartphones hoje, de como eles estão interligados com o cotidiano. Trouxe também dados da Anatel, como o que o Brasil já alcança o número de 267 milhões de celulares. Para linkar com a ideia do CityRumble, Seccato mostrou o Centro de Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro, já introduzindo o tema da mobilidade urbana.

Em 2013, todos observam através de suas tecnologias. Em 2005, todos realmente vivenciam e prestam atenção.

Entrando nos termos técnicos, falou das dificuldades de se desenvolver apps que rodem em Android, IOS e Windows Phone. E assim mergulhou no "Worklight", que permite com uma programação única, desenvolver para os três sistemas.

Ao longo da capacitação, que teve uma hora para o almoço e terminou no final da tarde, foi apresentado toda a plataforma do "Worklight" e exemplos de aplicativos para cidades inteligentes para inspirarem os competidores.

Todas as equipes retornam, no dia 24 de outubro, no Salão de Exposições do Prédio Arenito, para um encontro formal, mediado pelos professores, a fim de promover uma discussão geral sobre o andamento da competição.

Marcos Heck
Acadêmico do Curso de Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário