quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Fotografia e Moda

Obra de José Luís de Paula
Moda e Fotografia são duas atividades que estão no dia a dia das pessoas, direta ou indiretamente. Os dois ramos também podem caminhar juntos, auxiliando um ao outro. Fotografar é uma maneira de colocar a Moda em diferentes cenários, mostrando para o grande público o que está acontecendo no mercado.
Os encarregados de ilustrar a moda em diferentes locais são os fotógrafos do ramo, como José Luís de Paula, que também é designer e explicou um pouco mais sobre esse mundo. As duas áreas são muito presente em sua vida, cada uma com seus grandes significados. A fotografia entrou na sua vida muito cedo, mas foi aos quinze anos, assistindo ao filme Closer, que decidiu seguir a carreira. A moda já surgiu mais tarde, por contatos e laços que criou com as pessoas da área. Ele possui dois trabalhos selecionados para uma publicação de moda no Rio Grande do Sul.
Fotógrafo é apaixonado pela moda
Para ele, fotografia significa sentimento. Ele comenta que quando tira uma foto, quer poder transmitir para outras pessoas o sentimento e a visão que teve. E para falar de moda, cita uma frase de Pierre Cardin, que fala que a moda é a transmissão da civilização e lembra que ela está presente sempre, nos grandes momentos da história.
Sobre o mercado da moda, José comenta que ele está cada vez mais dinâmico. As coleções, campanhas, os meios e as técnicas hoje estão cada vez mais diversas. O consumidor busca cada vez mais exclusividade, fugindo das redes de fast-fashion nacionais. Sendo assim, fomentam o mercado de marcas independentes e também abrem espaço para novos nomes. Porém, essa exclusividade custa caro, tornando-se um dos pontos fracos do mercado. Outro ponto fraco apontado pelo fotógrafo é a baixa qualidade das peças, que não justificam seus custos altos. Entretanto, o ponto positivo são as novas marcas e a diversidade que se encontra no mercado.
Para quem se interessa pela profissão, José diz que a pessoa precisa certamente entender de moda e gostar do assunto.


Bruna Haas Pacheco
Acadêmica do 1º semestre de Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário