sexta-feira, 24 de maio de 2013

Encerramento Moda Insights


A 8ª edição do Moda Insights que é uma produção do curso de Moda da Universidade Feevale, contou com quatro palestrantes na sua última noite, dia 23, no Salão de Atos do prédio Lilás da Feevale.
A primeira palestra “Novas Visões no Mercado Digital”, foi ministrada por Larissa Quadros, coordenadora de mídia social de moda e Tiago Peters, sócio-diretor, ambos da LOFT. “A gente tenta criar um ambiente agradável e diferente para as pessoas se sentirem a vontade para fazer um trabalho bacana fora do diferencial”, explicou Tiago.
Tiago e Larissa falaram sobre o uso de blogueiras no marketing de uma marca

Larissa que também é a blogueira do Fiapo de Moda, trouxe dados como: 60 milhões de brasileiros lêem blogs, e desses 1 milhão são blogs de moda, além de quem os grandes blogs tem cerca de 90 mil acessos diários. “Os blogs viraram um veículo de comunicação, uma ferramenta de marketing para as agências explorarem”. A dupla trouxe ainda o case da marca Santafina.
Gustavo destacou a importância de ser criativo
A programação seguiu com a palestra “Gestão Criativa de Marcas” com Gustavo Ermel, sócio e diretor de estratégia e inovação do Grupo SPR. O palestrante também trouxe dados e o seguinte questionamento: “Como se diferenciar, inovar nesse mercado?”.
Durante a palestra, Gustavo enfatizou a necessidade de ser criativo, de ser diferente e não de apenas copiar a concorrência. “Se a gente ficar olhando para o concorrente vamos nos tornar iguais a ele”. Para exemplificar ele trouxe um dado de que 4 em cada 5 categorias de produtos são consideradas iguais pelos consumidores,fazendo com que assim o cliente opte pelo mais barato.
O encerramento ficou por conta da palestra “Gestão de Marketing Digital”, com André Carvalhal, gerente de marketing e conteúdo da marca feminina carioca FARM. Ele apresentou o histórico da empresa e os diferenciais da marca, “enquanto a maioria das marcas segue a linha tradicional, a Farm nunca participou de Semana de Moda, não faz anúncios em revistas ou em jornais, é a que mais vende nos shoppings de São Paulo, por exemplo”.
A marca Farm é a maior no segmento no país em número de likes no Facebook, com mais de 1 milhão e 300 mil.  “Pra você ter um instagram, face, blog, site, você precisa ter história. O grande erro da maioria das marcas é ficar entupindo nosso Facebook por que eles não tem conteúdo, e então ficam inventando um monte de coisa”, analisou André.
O case FARM Casa de Verão, que é considerado o de maior sucesso no Facebook também foi apresentado. “Era um espaço multidisciplinar, uma casa de verão, que tinha dois principais pilares que resumiam o desejo da menina cliente no verão: economia criativa e bem estar”, disse André, que contou ainda sobre como foi desenvolvido o projeto, as atividades desenvolvidas na casa, e os resultados dessa experiência em números de mídia gratuita para a marca, entre outros.
André falou sobre como a marca usa as redes sociais
Para finalizar, André falou que a Farm conseguiu atrair as pessoas por que trabalha de uma forma diferente. “A gente quer mais pessoas falando da marca, e não a marca falando dela própria, mas isso de maneira espontânea, sem jabás”.

Karine Brandt
Acadêmica do 6º semestre de Jornalismo

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