sexta-feira, 22 de março de 2013

Visita à Record



A televisão foi criada na década de 50, mas até hoje encanta e desperta a curiosidade dos telespectadores. E durante à tarde da quinta-feira, dia 21, quinze alunos dos três cursos de Comunicação Social da Universidade Feevale puderam conhecer e aprender mais sobre a emissora Rede Record, em Porto Alegre. 

Durante a visita técnica coordenada pela professora Marta dos Santos, os acadêmicos conheceram um pouco da rotina de quem trabalha na televisão, a estrutura, os estúdios e os setores. A visita foi guiada pela responsável em assessoria de imprensa e marketing Barbara Consone Miszewski, que também falou sobre a vinda da Record para o Estado, que vai completar 06 anos no mês de junho deste ano. “O objetivo da Record é estar sempre na liderança”, contou Barbara. Atualmente, a emissora ocupa o 2º lugar no ranking de audiência regional. O Grupo Record comanda além do canal televisivo, o jornal Correio do Povo e a Rádio Guaíba.

 
Ao todo são produzidos quatro programas locais (telejornais), totalizando em torno de 5 horas diárias de conteúdo, sendo que o programa de maior audiência é o Balanço Geral do Alexandre Mota. “A gente abre espaço para o que está acontecendo aqui. O Balanço Geral é um ótimo exemplo disso”, falou Barbara. Os acadêmicos também puderam acompanhar o programa ao vivo no estúdio, e depois posaram para uma foto com o apresentador Mota.


O trabalho de mídias desenvolvido na empresa foi apresentado por Ediqueli Bianca da Silva, que cuida da pesquisa e gerenciamento das redes sociais de todos os programas locais. “O maior desafio é cuidar o que tu vai escrever, por que apesar de você ser o autor, tu estás representando um grupo, no caso a Record”. Ediqueli contou que sua primeira atividade logo quando chega de manhã é checar os tweets e comentários enviados para fazer uma lista de pautas que ela encaminha para a produção. 

Para a acadêmica do 1º semestre de Jornalismo, Julia Monteiro, a visita técnica proporcionou um grande aprendizado. “Ver os bastidores do programa do Mota, a correria, a produção e ver como funciona o programa ao vivo foi a parte que eu mais gostei”. A professora Marta que é a responsável por visitas técnicas avisa que em breve serão feitas outras em diferentes locais. “A ida a Record foi uma ótima oportunidade para os alunos conhecerem de perto como funciona”.


Karine Brandt
Acadêmica do 6º semestre de Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário