sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Resenha: A Hora Mais Escura

Quando um filme estreia com o estigma de ser a produção que contará toda a operação que culminou na captura de Osama Bin Laden, é de se esperar uma obra consideravelmente patriota. E talvez seja por essa razão que "A Hora Mais Escura" tenha surpreendido tanta gente.

Sendo muito elogiado pela crítica em seu lançamento, mas recebendo fortes questionamentos de alguns senadores norte-americanos que chegaram a enviar uma carta para a Sony Pictures, reclamando que o filme poderia estar sugerindo que os Estados Unidos se fizeram de métodos de tortura para capturar o terrorista N° 1 do mundo.

Jessica Chastain em destaque
Dirigido por Kathryn Bigelow, o longa metragem mostra uma série de técnicas e processos empregados pelo governo americano para chegar até Bin Laden. Um dos maiores méritos do filme foi saber retratar com precisão os erros que a inteligência estadunidense teve durante essa década de procura e até o fato de informações mínimas serem bastante valorizadas, o que põe em xeque inclusive a veracidade da captura do terrorista. A mudança política ocorrida nos EUA entre a troca de mandado de George W. Bush e Barack Obama é muito refletida nas operações no Oriente, o que valoriza a película e sua relação com o mundo.

Em 2010, Bigelow saiu vitoriosa do Oscar ao receber as premiações de Melhor Filme e Melhor Diretor (a) pelo filme Guerra ao Terror, que também apresentava as forças armadas. O longa inclusive desbancou o sucesso astronômico Avatar, dirigido por seu ex-marido James Cameron. A diretora volta este ano ao evento concorrendo com o seu novo filme em 5 categorias e já tendo diversos prêmios ao longo de 2012 e 2013.

A operação de captura de Osama Bin laden
A Hora Mais Escura já recebeu o Globo de Ouro de Melhor Atriz em filme de drama (Jessica Chastain), recebeu o prêmio de Melhor Filme, Direção e Fotografia da New York Film Critics Circle e pela National Board of Review foi premiada com os prêmios de Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Atriz.

No próximo dia 24 ocorrerá o Oscar 2013, realizado pela Acadêmia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, e a produção de Kathryn estará concorrendo em 5 categorias, confira:

Melhor Filme:

* Argo
* Django Livre
* As Aventuras de Pi
* Lincoln
* A Hora Mais Escura
* Os Miseráveis
* O Lado Bom da Vida
* Indomável Sonhadora
* Amor

Melhor Atriz:

* Jessica Chastain - A Hora Mais Escura
* Naomi Watts - O Impossível
* Jennifer Lawrence - O Lado Bom da Vida
* Emmanuellle Riva - Amor
* Quvenzhané Wallis - Indomável Sonhadora

Melhor Roteiro Original:

* Mark Boal - A Hora Mais Escura
* Quentin Tarantino - Django Livre
* Michael Haneke - Amor
* Wes Anderson, Roman Coppola - Moonrise Kingdom

Melhor Montagem:

* Argo
* As Aventuras de Pi
* Lincoln
* O Lado Bom da Vida
* A Hora Mais Escura

Melhor Edição de Som:

* Argo
* Django Livre
* As Aventuras de Pi
* 007 - Operação Skyfall
* A Hora Mais Escura


Marcos Heck
Acadêmico de 2° Semestre de Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário