Quando a Marvel Comics, uma das maiores editoras de quadrinhos do mundo inteiro, revelou a capa da revista Wolverine and the X-Men #20, muitos leitores já cantaram a pedra: uma nova personagem brasileira iria aparecer. A capa em questão, apresentava o Cristo Redentor ao fundo e os mutantes Anjo e Mística lutando em destaque.
Com a revista lançada, ela ainda conseguiu surpreender muitos leitores, pois a jovem não era carioca, como previsivelmente era de se acreditar, e sim Pernambucana, natural de Recife. Com o nome de Iara dos Santos, a garota adquiriu o poder de se transformar em um tubarão, grande referência aos ataques de tubarões que ocorrem em Pernambuco. Para Sérgio Campos, editor do maior fan-site sobre Marvel do Brasil, a pesquisa e as referências usadas por Jason Aaron, o escritor da história, foram muito bem realizadas. "Eu acredito que ela [a garota] chega a representar bem a 'fama' local da sua principal praia. Alguns podem considerar um cliché, e é, mas não vejo isso com maus olhos. Foi uma característica que elevou Recife a um conhecimento internacional e, portanto, favoreceu provavelmente na escolha do escritor Jason Aaron", contou o editor, que ainda revelou ter conversado com o desenhista da revista e confirmado as referências usadas pelo mesmo, "outro ponto que notei foi o cuidado em representar pontos específicos da cidade, o que foi confirmado pelo desenhista Steve Sanders, que faz a arte interna da revista, quando conversamos pelo twitter".
Mike Deodato Jr. |
Aproveitando a repercussão que a personagem tomou no nordeste, o paraibano Mike Deodato Jr., que é desenhista da Marvel, e já trabalhou com personagens como Homem-Aranha, Wolverine, Capitão América e os Vingadores, revelou que caso coubesse a ele a missão de criar um personagem brasileiro, usaria outros elementos, "algo mais ligado ao nosso folclore e lendas. Algo mais para o lado sobrenatural". A Copa do Mundo, as Olímpiadas e a sua Economia, são alguns fatores que tem colocado o Brasil cada vez mais em destaque no cenário internacional. E quanto tudo isso, Deodato finalizou fazendo sua previsão: "Acredito que o Brasil vai se fazer notar muito mais nos próximos anos devido à estes fatores". Para Sérgio, a visibilidade do Brasil já está consideravelmente maior do que já foi e aponta problemas que costumavam ocorrer. "Erros grosseiros ocorriam antigamente, como colocar nossa língua oficial como espanhol, mas isso já não acontece mais".
Sérgio Campos |
Além de personagens brasileiros, talentos nacionais, outro aspecto em destaque no Brasil são os eventos culturais, que tem surgido mais e mais a cada ano e tendo grande repercussão. Campos então conclui: "nos mais diferentes setores, inclusive do quadrinho nacional, há um evidente crescimento do mercado".
Nenhum comentário:
Postar um comentário