sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Cuidados com o E-commerce



Não é mais possível conceber a ideia de vida moderna sem a presença da Internet e das ferramentas (computadores e celulares) que nos permitem o acesso a ela.

Com este constante movimento para uma vida digital, muitas tarefas, antes feitas de maneira presencial, agora passam a ganhar força no mundo digital. Há diversos fatores que ocasionam esta migração. Mas quando pensamos em comércio, as facilidades trazidas pela web são o que mais chamam a atenção e atraem quem tem um mínimo contato virtual com o produto desejado.

No Brasil o CGI, Comitê Gestor da internet, busca trazer a transparência e a segurança dos sites que trabalham com algum tipo de serviço prestado através da web. Dentro deste órgão, existem diferentes núcleos, responsáveis por determinadas tarefas, por exemplo:


O Cert (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança) atua desde o ano de 1997, sendo responsável por tratar incidentes de segurança envolvendo redes conectadas à Internet no Brasil. O Cert também desenvolve atividades de análise de tendências, treinamento e conscientização, com o objetivo de aumentar os níveis de segurança e de capacidade de tratamento dos incidentes ocorridos na web em sites brasileiros.

Nós conversamos com Alexandre Barbosa, gerente do Cetic, Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação, órgão responsável pelas pesquisas elaboradas pelo CGI.

Barbosa nos explicou o funcionamento e os objetivos do CGI, trazendo alguns dados bastante relevantes, que indicam um crescimento acelerado do uso da Internet no Brasil, nos últimos 15 anos, desde que o Cetic vem trabalhando com pesquisas e levantamentos de dados.

De acordo com as últimas pesquisas do Cetic, a maneira de pagamento mais utilizada é o cartão de crédito (com 70%), o boleto bancário (com 20%), o cartão de débito ou a transferência eletrônica (com 7%) e o pagamento na hora da entrega (com 3%).


E, com o passar dos anos, todos os tipos de produtos tiveram aumento de vendas através de e-commerce, assim como houve aumento no número de casos envolvendo problemas nas transações bancárias. Clique aqui e acesse uma cartilha com dicas de segurança, desenvolvida pelo Cert.

Outro dado que traz uma grande relevância é o aumento do e-commerce no último ano, quando – entre 2010 e 2011 – houve um crescimento de 69% neste tipo de transação comercial.

Para evitar os riscos de se cair nas fraudes de sites não confiáveis, o Serviço de Proteção ao Consumidor, da cidade de São Paulo, (Procon-SP), divulgou uma lista com 200 sites que não devem ser acessados para compras eletrônicas, pois apresentaram problemas e reclamações de usuários. Clique aqui para ver a lista.

Se você pretende fazer uma compra eletrônica, mas tem alguma dúvida sobre a segurança oferecida pelo site onde encontrou o produto desejado, clique aqui, e assista uma reportagem do “Olhar Digital” (da RedeTV!), que explica como você pode verificar os selos de segurança, desenvolvidos por empresas privadas para comprovar a segurança na transmissão de dados e transferências comerciais.


Reportagem
Júlio Patrício

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