Crescemos escutando de todos os lados que o "cão é o melhor amigo do homem", porém, a realidade não é tão bonita quanto essa emblemática frase. No último dia 8, em pleno centro de Novo Hamburgo, um cachorro da raça Poodle (foto acima) foi arrastado por um carro dirigido pelo seu dono. O motorista, de 19 anos, foi interceptado por outro condutor, que impediu que o crime continuasse a ocorrer, a população em geral da rua também se manifestou. O rapaz foi parar na delegacia e responderá por termo circunstanciado por violência contra os animais. Já o cão, encontra-se no Canil Municipal de Novo Hamburgo, a veterinária Karen Silveira de Souza, contou como está o estado do cachorro. "Ele está com o testículo bastante inchado e ele tinha muitos carrapatos, mas outros ferimentos externos assim ele não tem", mas o cão ainda corre riscos, "ele está bem apático, bem devagar, então a gente acredita que ele possa estar com uma das doenças que o carrapato transmite, mas estamos tratando isto, então vai depender da resposta dele a este procedimento", contou Karen.
A veterinária Karen |
Outra realidade que contradiz a popular frase é o elevado número de cães abandonados no período do final do ano e início das férias, muitas famílias acabam indo viajar, e abandonam os seus animais. Esta é a triste realidade que a veterinária Karen atribui a "visão de animal objeto, as pessoas não tem noção da posse responsável, eles vão viajar e abandonam o animal, e quando retornam simplesmente adotam um outro, como se fosse um objeto" finalizou a veterinária.
Lembrando que o Canil Municipal não recolhe todos os cães de rua, os animais recolhidos são as cadelas prenhas ou com ninhadas, animais machucados ou doentes - apenas animais em situações de risco - os demais são apenas castrados para o controle populacional. E além de cães, gatos em situações semelhantes também passam pelos mesmos procedimentos.
Alguns dos filhotes disponíveis para adoção que estão lhes esperando |
Enquanto finalizava esta matéria no canil, fui surpreendido com uma chocante realidade do local, um filhote de cachorro, ferido, havia acabado de ser abandonado na porta da organização, reforçando que se o "cachorro é o melhor amigo do homem", o inverso não é recíproco.
Caso tenha o interesse de ajudar, o canil aceita doações de jornais, álcool, álcool iodado, algodão e gaze, todos podem ser levados até a Rua Antônio Kroeff, número 375 no Bairro Santo Afonso, ou se for material em grande quantidade, entrar em contato pelo telefone (51) 3586.1880, que o próprio canil irá buscar. Lembrando que durante o horário de verão o Canil Municipal estará em funcionamento de segunda a quinta, dás 12h às 17h e nas sextas das 9h às 12h.
Para mais informações acesse o portal oficial do canil, clicando aqui.
Para mais informações acesse o portal oficial do canil, clicando aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário