Este final de ano está bastante movimentado para os amantes da cultura em geral. Hoje começou a 30° Feira do Livro de Novo Hamburgo, e ontem, teve início a 9° Seleção de Filmes, que ocorre em Porto Alegre, São Leopoldo e Novo Hamburgo.
O evento é uma iniciativa do Grupo Zaffari com produção executiva da Panda Filmes e exibe 20 filmes que ainda não estreiaram no âmbito nacional, mas foram exibidos em festivais pelo Brasil inteiro. Aos interessados, os filmes estarão em cartaz dos dias 22 à 29 de novembro nos seguintes shoppings: Espaço Itaú de Cinema (Bourbon Country e Bourbon
Wallig), Cinemark (Bourbon Ipiranga), Cinesystem (Bourbon São Leopoldo) e
Cinespaço (Bourbon Novo Hamburgo).
Serão exibidas produções da América e até mesmo da Europa, o filme O
Cônsul de Bordéus, de Franciso Manso e João
Correa, foi exibido na abertura oficial do evento, juntamente com
o curta-metragem O Dia em que Dorival encarou a
Guarda, de Jorge Furtado e José Pedro Goulart.
Buscando divulgar a cultura a novos públicos, atrair cinéfilos e unir obras de diversos países, o evento este ano possui novamente o financiamento da Lei de Incentivo do Estado
do RS, e a 9ª Seleção de Filmes acompanha o encerramento do calendário
cultural do Estado.
Estudantes interessados em assistir aos filmes, ou professores que desejarem levar as suas turmas, poderão o fazer de forma gratuita, mediante apresentação do cartão do estudante ou comprovante de pagamento aos monitores que estarão nas sessões dos filmes.
Marcelo Galvão, diretor de "Colegas" |
Uma das atrações do 9° Seleção de Filmes é o filme Colegas, de Marcelo Galvão, que estará em exibição hoje, às 21h30 no Cinemark (Bourbon Ipiranga) e no dia 27, às 19h. O longa possui três protagonistas portadores de Síndrome de Down, e foi o grande vencedor do 40° Festival de Cinema de Gramado. Em entrevista, Marcelo falou sobre a origem da inspiração do filme, que surgiu devido ao seu tio, portador da mesma síndrome dos protagonistas. "Sempre foi um momento mágico da minha vida, todas as vezes em que ele passava as férias na minha casa, porquê era uma criança em um corpo de adulto". E finalizou deixando claro como vê a inclusão, que é um dos temas propostos pelo longa. "A partir do momento em que você tem três jovens com síndrome de down atuando e representando outros personagens, você os vê como atores mesmo. Então, isso é incluir".
A 9° Seleção de Filmes possui a curadoria de Júlio Rosa, do Grupo Zaffari, e a
produção executiva de Beto Rodrigues,
da Panda Filmes. Para conferir toda a programação da mostra, acesse o site do evento clicando aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário