Houve um tempo em que ter Orkut era o auge da moda. Quem tinha uma conta nessa rede social era considerado “pop” entre as pessoas. O tempo foi passando e a tecnologia foi ficando cada vez mais acessível ao público. Ainda na época em que eu era criança não existiam nada dessas ferramentas da Web. Hoje em dia só falta os pequenos saírem falando da barriga da mãe (o que não duvido que aconteça um dia).
O acesso às redes sociais chegou à grande parte das pessoas, tudo porque agora, a Internet passou a ser acessada em 11%, pelas classes D e E, desde o início do ano passado. Hoje não se usa mais Orkut, quem tem essa conta é considerado “ultrapassado”, fora de moda, enfim... A rede azulzinha está tomando conta da Web. As pessoas estão migrando do Orkut para o Facebook, o que não é de se surpreender, já que mesmo que a rede do Google seja a que possui o maior número de membros cadastrados, os brasileiros são os últimos do planeta a coroarem o Orkut como rede social favorita.
Entretanto, a ComScore contabilizou quase 90 bilhões de visualizações geradas pelos brasileiros em março, sendo 21,5 bilhões do Orkut contra 1,7 bilhão do Facebook. E é nesse ponto onde o Google rebate a coroa e afirma ainda possuir o troféu de queridinho do Brasil. Porém não se espante com os números, pois essas cifras, mesmo gigantes, representam uma queda de 21% do Orkut e um aumento de 371% do Facebook. Quanto aos visitantes únicos, o primeiro tem 32 bilhões e segundo 18 bi.
Quem está certo e quem está errado? Mesmo com números tão desiguais, podemos afirmar que o Orkut segue caindo e o Facebook continua em franca expansão. A rede de Zuckerberg ainda apresenta mais qualidade e profissionalismo frente ao modelo ultrapassado do Orkut. Não importa saber quem é o líder e quem é o súdito atualmente. Logo, logo a rede social azul irá dominar o mundo, até que se prove o contrário. A briga é boa. Pegue a pipoca e acompanhe de perto!
Daiana Vieira Lopes
estagiária de Jornalismo
estagiária de Jornalismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário