A 9ª Feira do Livro de Montenegro e a 4ª do Vale do Caí abriu suas portas na manhã de ontem, por volta das 9h30 com o espetáculo de teatro infantil e juvenil “A máquina do tempo”, da Cooperativa de Artistas Teatrais, de Porto Alegre. A abertura oficial ocorreu às 20 horas do mesmo dia, com presença do Prefeito Percival de Oliveira.
Durante todo o dia, a comunidade conferiu a exposição de livros, artesanatos e as crianças puderam ouvir os personagens Dulcinéia e Dom Quixote contar histórias criativas que arrancaram risadas dos pequenos. A Feira do Livro foi organizada juntamente com a Biblioteca Pública Hélio Alves de Oliveira, de Montenegro com parceria da Prefeitura, Serviço Municipal de Educação e Cultura (SMEC) e o Serviço Social do Comércio (SESC).
A Diretora da Biblioteca Simone Door ressaltou que em 2010 cerca de 40 mil pessoas visitaram o evento, e nesse ano a expectativa é receber um público ainda maior. “Queremos que a comunidade participe e traga seus alunos para usufruir desse evento de música e cultura”, relatou.
Jéssica e Mariucha |
“Os livros infantis foram bem procurados pelas crianças”, conta a Vendedora Jéssica Junges, de 18 anos, que trabalhou pela primeira vez no evento com sua colega Mariucha Melero. “O público está mostrando interesse em muitos livros, isso mostra que estão bastante interessados na leitura”, enfatiza Jéssica. Segundo ela, alguns dos livros que estão sendo bem procurados, são ‘O Diário de um Banana’, para crianças e ‘A verdade Nua e Crua’, para o público adulto.
Victória gosta de ler folclores |
A estudante Victória Caroline Neves, de 9 anos, veio visitar a Feira do Livro com sua escola e diz gostar muito de ler livros de religião e infantis com histórias de folclore. “Leitura é muito importante para a gente aprender melhor”, opina a pequena.
Incentivando a leitura através das fábulas
Com muita alegria e descontração os personagens da literatura Dulcinéia e Dom Quixote, levaram as crianças a gargalhadas na tarde de ontem, com as histórias “Menina bonita do laço de fita”, de Ana Maria Machado, “A Princesa e a Ervilha” e “Os 10 sacizinhos”.
Vêrsa |
Dom Quixote e Dulcinéia |
Para conversar com as crianças sobre a importância da leitura, esteve presente às 15h30min, o Patrono da Feira do Livro, o Desenhista Daniel Vercelhese, mais conhecido como “Vêrsa”. “A leitura é uma maneira de preparar-nos para a vida, para termos a nossa própria visão do mundo”, destaca. Quando era pequeno, Vêrsa diz que costumava ler muitas histórias em quadrinhos e foi a partir de seus quatro anos que começou a desenhar, porém aos 15 foi a primeira vez que teve seus desenhos reconhecidos. “Desenhar é uma atividade livre, você tem de buscar seu próprio traço, pois uma pessoa desenha diferente da outra”, enfatiza.
Atualmente, Vêrsa é chargista de um jornal de Montenegro, e como inspiração para seus desenhos, ele procura sempre manter-se informado sobre tudo que acontece no mundo. “O a segredo para ser um bom desenhista e escritor é persistência”, finaliza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário