sexta-feira, 19 de agosto de 2011

A arte de eternizar momentos




Nesta sexta-feira (19), é celebrado o Dia Mundial da Fotografia. Por isso, você vai conhecer a rotina de um profissional que, com apenas um clique e um olhar sensível, é capaz de eternizar um simples momento na vida das pessoas. A paixão pela fotografia começou desde cedo para o fotógrafo Douglas da Silva Costa, que trabalha há seis meses em um estúdio fotográfico na cidade de Montenegro.
Foto: Daiana Lopes
 No ano de 1980, o surgimento da máquina fotográfica descartável “LOVE”, que possibilitava tirar apenas 20 fotos, foi o início da grande paixão de Douglas pela fotografia, que hoje é seu instrumento de trabalho. “É gratificante eternizar os momentos das pessoas”, revela. Como todo bom fotografo, ele se inspira no britânico John Hedgecoe, autor do livro “O novo manual da fotografia”.

  Aos 25 anos, começou a estudar Fotografia e, tirando fotos de eventos como formaturas, casamentos e aniversários que Costa, no início desse ano, resolveu abrir seu próprio estúdio fotográfico, para assim poder eternizar os momentos do mundo ao seu redor, com toda sua emoção e amor. “Às vezes, as pessoas nem imaginam a série de detalhes que acontece em um evento e, nós como fotógrafos, temos que mostrar isso a elas”, ressalta.
 Segundo Douglas, apesar do mercado de trabalho na fotografia estar extremamente concorrido, atualmente, a maioria das pessoas tem acesso ao equipamento. “O mercado está sendo saturado por pessoas que estão partindo para o lado financeiro e, deixando a emoção de lado na hora de fotografar”, lamenta.

 Momentos marcantes pedem fotografias eternas


Foto: Douglas Costa
Foto: Douglas Costa
Foi em Canoas, 12 de Outubro, no Dia das Crianças, que Douglas sentiu a emoção à flor da pele ao fotografar um avião junto à bandeira do Brasil, que segundo ele, é uma imagem bastante difícil de conseguir. Outro local visitado pelo fotógrafo foi a Catedral Metropolitana de Porto Alegre, onde registrou uma vista interna da Igreja, mostrando detalhes da parte superior e, dando um ar de profundidade a foto. “Foi um momento de muita reflexão, pois estava completamente sozinho na Catedral e, consegui fotografar todos esses elementos”, enfatiza.
 Além disso, Douglas gosta muito de fotografar bandas, um exemplo, é quando registrou os momentos do show do grupo “Paralamas do Sucesso”, que esteve se apresentando em Julho de 2010 na “Expomonte”, em Montenegro.
Procurar bons livros que falem sobre fotografia, participar de redes sociais que debatem o assunto e, ainda procurar cursos de especialização, são dicas que o profissional dá para quem quer seguir fotografando os momentos. “Um serviço bem feito é a junção da emoção com a técnica”, pondera.

 Saiba Mais


O Dia Mundial da Fotografia foi desenvolvido pelo francês Louis Daguérre e faz referência ao dia 19 de Agosto de 1839, data em que foi apresentada ao mundo a fotografia. O Anúncio oficial foi feito na Academia de Ciências e Artes de Paris, pelo físico François Arago, que explicou para o público os detalhes do novo processo. Desde então, ao longo dos tempos a fotografia evoluiu e, com ela as suas técnicas com imensas possibilidades para o utilizador.




Nenhum comentário:

Postar um comentário