quinta-feira, 26 de maio de 2011

Pilates tem garantido espaço nas academias

Que tal incluir à sua rotina um exercício que mista a concentração, o condicionamento físico, e até mesmo ajuda a despachar aquelas gordurinhas indesejadas?
Elaborados em 1920 pelo alemão Joseph Pilates, os exercícios de Pilates tem garantido cada vez mais adeptos por causa dos benefícios a saúde, a busca do bem estar e uma maior qualidade de vida.
Segundo a educadora física Ana Raquel Meltzer, que também é professora de Pilates, o sistema de exercícios Pilates, objetiva fortalecer grupos musculares: o assoalho pélvico, glúteos, lombar e a musculatura do abdômen. Ajuda também a evitar futuras lesões provenientes do típico "mau jeito", já que a musculatura, enriquecida e tonificada protegeria toda enervação, principalmente a lombar. Trabalha também a respiração, o alinhamento e correção postural, e traz um alívio para quem tem dores crônicas.
Ana Raquel, educadora física
Ana Raquel recomenda de duas há três aulas por semana, para que o condicionamento físico seja alcançado, e frisa que as aulas são supervisionadas por um professor que orienta o aluno ou os pequenos grupos, direcionando os exercícios de acordo com as necessidades de cada um. “É quase um personal treiner, no máximo três alunos por aula já pelo cuidado individual que temos com a coluna, respiração e concentração, as repetições dos exercícios são menores, porém mais intensas”, completa
O Pilates pode ser aplicado em duas situações: em tratamentos para reabilitação física, onde são aplicados por fisioterapeutas, ou na utilização para o condicionamento físico geral e bem – estar, que fica á cargo dos educadores físicos. “Recomendo a prática do exercício. A tendência do ser humano hoje é se encolher atrás do computador e não fazer atividade física alguma, rumando ao sedentarismo”.
 Nos últimos tempos, o pilates tem sido a prática física mais procurada nas academias, e Ana Raquel tem uma opinião a respeito disso: “Acho que pelo fato de não envolver apenas a aparência física, mas por agregar outros valores tendo em vista a saúde. E também por não ser um exercício agressivo, ideal para os mais sedentários”.
Margarete Maria, que pratica pilates, comenta que o rendimento físico tem melhorado muito. “As dores musculares que eu tinha, já estão quase todas sanadas, inclusive a minha falta de ar que era pertinente, ja não tem mais aparecido”, comenta a aluna.
E pra quem esta com sobre peso, interessado em perder umas calorias, a professora garante que o Pilates implica diretamente na perda de peso, “os exercícios queimam calorias, mas a quantidade de calorias queimadas depende do nível de esforço. No início os exercícios são mais leves depois vamos aumentando a intensidade e o aluno vai criando massa muscular magra. O crescimento de massa magra é uma das melhores maneiras de aumentar o  potencial de queima de calorias”, enfatiza. Além disso, ela ainda comenta a respeito da modelação do corpo, “O Pilates também tonifica e modela o corpo sem usar os pesados aparelhos tradicionais de musculaçao que assustam alguns alunos”, comenta.
“Os exercícios de Pilates podem ser praticados por qualquer pessoa, mas é sempre bom receber um atestado com o aval de um médico”, finaliza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário