segunda-feira, 2 de maio de 2011

100 anos de Esporte Clube Novo Hamburgo

Como de costume, a extinta empresa de calçados Adams promovia jogos de futebol entre funcionários para comerar o Dia do Trabalho. Em 1911, esses jogos serviram de estimulos para Manoel Lopes Mattos (primeiro presidente do clube) e demais colegas a fundarem um clube de futebol. Era então o início da história do Esporte Clube Novo Hamburgo.



Nesses 100 anos (a cidade tem 84) o clube já foi chamado Sport Club Novo Hamburgo, Esporte Clube Floriano e finalmente Esporte Clube Novo Hamburgo. Teve também três estádios: Os Taquarais (no centro), Santa Rosa (Vila Rosa) e o atual Estádio do Vale (Liberdade).



O clube possui curiosidades, como a de 1961, quando o Nóia disputou dois amistosos contra a seleção uruguaia, resultando em um empate e uma derrota. E também teve a honra de Garrincha ter disputado uma partida com a camisa do clube. A partida ocorreu na noite de 2 de julho de 1969. Antes do confronto ser realizado no Estádio Beira-Rio, Garrincha fez um treino, onde conheceu o clube e o grupo de jogadores. Mesmo com o lendário ponta-direita camisa 7, o time foi derrotado pelo internacional por 3 a 1.



Além disso, o Novo Hamburgo sempre foi um adversário dificil para grêmio e tem protagonizados jogos marcantes com os grandes da capital, prova disso 10 títulos que possui, sendo eles o Torneio Campeões, Campeão d`Os 4 Grandes do RS, Campeão da Copa Aceg, Campeão Copa RS, Campeão da Copa Emídio Perondi e 5 vezes Campeão do Interior.



Para marcar as festividades do centenário anilado, o clube promoveu no último sábado dois jogos. O primeiro ocorreu às 10 horas com a participação de presidente, ex-presidentes, sócios, conselheiros e o segundo foi às 14 horas com a organização da primeira dama do município Sílvia Zimerman. No dia 27, o clube realizará um baile na Sociedade Ginástica. Os ingressos ainda não estão sendo vendidos.
Parabéns Esporte Clube Novo Hamburgo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário