Domingo, dia 3 de abril, foi o último dia do “Mundo Encantado Barbie” que ocorreu no Shopping Iguatemi, de Porto Alegre, deste o dia 11 de março. A exposição contou com mais de 400 bonecas, que fazem parte da coleção de Carlos Keffer, considerada a maior do Brasil. Segundo ele “o sonho de todo colecionador é um dia poder "viver" de seu hobby, e eu consegui realizar este sonho. Foi um árduo trabalho, pois não existiam antes as exposições itinerantes da boneca, nem em outros países do mundo. Agora se totalizam 77 exposições realizadas em 15 Estados do Brasil, que já foram vistas por mais de 10 milhões de pessoas.”
A mostra refletiu com clareza as principais transformações da boneca, que acompanham as mudanças de cultura de nossa sociedade, desde sua criação. “Muitos pesquisadores e estudiosos fazem através dela uma leitura da nossa sociedade, de nossos costumes pelo brinquedo. A Barbie representa a historia da nossa cultura pop em miniatura e consegue mostrar isso de forma lúdica e divertida” detalha Keffer. Fernanda Penciano de 22 anos, que trabalhou na exposição, declarou “a Barbie representa as tendências da moda, as guerras, as evoluções... não é simplesmente um brinquedo, ela representa as mudanças mundiais.”
A boneca, que foi lançada em 1959 ainda continua encantando adultos e crianças, por sua beleza, pelos detalhes e, principalmente, pela diversidade cultural. A estudante de 10 anos, Mariana Becker, diz ter ficado encantada com todas as bonecas que estavam na mostra e as suas preferidas foram as africanas, por serem cheias de detalhes. A visitante da exposição, Zuleika Leite, de 63 anos, comentou “considero a Barbie um veículo de cultura. Se percebe as mudanças da sociedade nas bonecas, principalmente através da indumentária”.
A Barbie foi criada por Ruth e Elliot Handler, que perceberam que sua filha Barbara Millicent brincava somente com bonecas que eram bebês, pois não existiam as que fossem adolescentes ou adultas. Para agradar sua filha, decidiram, em sua homenagem, criar uma boneca que fosse adulta e deram o nome de Barbie. O casal encomendou o brinquedo ao designer Jack Ryan, em 1958 e foi lançada na Feira Anual de Brinquedos de Nova York, em 1959.
Em meio ao sucesso, muitos outros produtos foram criados com inspiração na boneca, como seu namorado Ken, suas casas, carros e animais de estimação. Segundo dados da exposição, existem cerca de 10.000 colecionadores da Babie pelo mundo e estima-se que já tenham sido vendidos mais de um bilhão de exemplares, em mais de 140 países.
- A primeira amiga negra da Barbie foi Christie, lançada em 1968- Em 1997 foi lançada a Becky, primeira amiga paraplégica da Babie
- A primeira Barbie negra, foi criada em 1980
- A Barbie foi candidata a Presidente dos Estados Unidos em 1992, oferecendo oportunidades para meninas, excelência educacional e direitos dos animais.
- Em sua vida, Barbie já teve mais de 100 profissões
- A Barbie mais vendida foi a Cabelos Super-Longos, em 1992
Barbies de Contos de Fadas
Primeira Barbie, de 1959
bem legal a matéria! parabéns Dani.
ResponderExcluir