segunda-feira, 21 de março de 2011

A vida descrita nos versos de uma poesia


Para algumas pessoas este dia não é lembrado, mas para os Poetas e Poetisas do mundo é uma data sagrada. Nesta segunda-feira, 21 de Março é comemorado pela Organização das Nações Unidas para Ciência e Cultura (UNESCO) o Dia Internacional da Poesia. De acordo com a Diretoria Executiva da UNESCO, as conclusões de considerar a proclamação de uma data especial para o Dia da Poesia foi aceita com satisfação e entusiasmo. A poesia nasceu na Grécia, por volta de 1.250 a.C, com Homero, um lendário poeta épico, conhecido por escrever as obras “Ilíada “ e “Odisséia”. A partir desse momento, surgiram as poesias líricas, acompanhadas da música e do canto. Havia dois tipos de poesias: a lírica-monódica, declamada por um poeta com acompanhamento de um instrumento, chamado lira e, a lírica-coral, cantada por um coro, com ou sem acompanhamento musical.
A Professora de Língua e Literatura da Universidade Feevale Marinês Andrea Kunz explica que a poesia é um gênero lírico com uma lógica própria, ou seja, é um jogo de palavras que ”brinca” com a musicalidade das rimas por meio dos versos. “O eu-lírico expressa os verdadeiros sentimentos sobre o mundo, com outra intensidade da realidade, tratando de não ser um Eu Real, mas sim, um Eu Poético”, ressalta.
Segundo a professora Marinês qualquer pessoa está capacitada para escrever um poema, mas, para ter um bom rendimento, vale seguir algumas dicas da Professora: “Leia muito, para assim conhecer outros Poetas e, também para conhecer poeticamente o mundo”, indica.
E, quais seriam os passos para se escrever uma boa poesia? “Não existe uma receita”, exclama a Professora Marinês. “Quanto mais contatos com a linguagem e, com outros textos, melhor o Poeta irá escrever”, completa.
A inspiração para uma poesia surge conforme as situações pelas quais passam os poetas, que segundo a Professora “Cada escritor tem seu jeito particular de escrever”, finaliza.
Crédito foto: amaivos.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário