Texto MÁRCIA ANDRADE e KÁTIA HELLER
Se tratando do Dia das Crianças, podemos ressaltar algumas diferenças sobre a maneira de como esta data é comemorada hoje e como acontecia antigamente. Certamente, ao longo do tempo, as crianças foram criando novos conceitos sobre o que este dia representa e o que ele pode oferecer a elas. O Dia das foi tomando o seu espaço de acordo com a visibilidade que conquistava ao passar do tempo. Na época de Maria Elena Gama, de 68 anos, a data não era muito evidenciada. “Muitas das famílias nem sabiam da existência desta data comemorativa”, contou Maria Elena. “Eu não tenho lembranças desta data, as crianças eram pouco valorizadas”.
As crianças foram ganhando mais valor perante a sociedade. Assim, com o passar do tempo, o dia 12 de outubro ficou mais conhecido e a forma de celebrá-lo foi sendo modificada. Paulo Heller, de 40 anos, comentou que, durante sua infância, o Dia da Criança era comemorado somente na escola. “As escolas da cidade onde eu morava se reuniam e interagiam as turmas com a prática de esportes. Só as famílias que tinham mais condições financeiras presenteavam as crianças”, completou.
Hoje, podemos notar muitas mudanças tanto no comportamento das crianças quanto como no que elas pedem de presente. "Se no meu tempo existisse dia da criança, eu iria pedir bonecas e balas e também faria um passeio a cavalo", contou Anita Andrade, de 66 anos. Atualmente, alguns pais já reservam a data para fazer algo que a criança gosta, para celebrar seu dia.
Outro fator importante é a tecnologia, que se insere no gosto dos pequenos e faz com que alguns não peçam mais brinquedos como bonecas e carrinhos, mas sim celulares, computadores ou vídeo games. Eduarda Ranzoni de 11 anos: já sabia o que escolher. “Eu pediria de presente roupas e dinheiro. Acho melhor, aí posso escolher alguma coisa que eu queira mais”. Moderno ou não, o brinquedo é o principal símbolo da infância, até porque o intuito da data é proporcionar divertimento para a criançada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário