segunda-feira, 28 de março de 2011

As 1001 faces do Twitter- parte 2

Twitter: o novo instrumento de comunicação das organizações



O Twitter, desde sua criação em 2006, vem se tornando a cada dia mais popular na web, com cada vez mais adeptos que tem diferentes visões de aplicações de seu uso. Com o passar do tempo, muitas organizações perceberam que havia uma extrema necessidade de se incluir na utilização de redes sociais, principalmente ao micro blog que, além de ser gratuito, traz resultados satisfatórios para as empresas que sabem utilizá-lo de forma correta. Segundo a professora de Relações Públicas, Caroline Delevati Colpo, “o Twitter é utilizado, na maioria das vezes, por clientes que querem fazer reclamações, desabafos e dizer o quanto foram mal atendidos”. Por esse motivo ela reforça a importância da atuação de um profissional de Relações Públicas nas organizações que utilizam a rede social, para fazer a monitoria de todas as informações que são postadas sobre ela e, se forem negativas, transformá-las em pontos positivos. Mas não é somente para essa função de monitorar a sua imagem, que o Twitter é usado pelas organizações. Existe também um grande número de empresas que o utilizam para anunciar novos produtos e ofertas, divulgar eventos, promover a aproximação com o cliente e até mesmo como uma espécie de Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), dando suporte aos usuários da rede social. Um exemplo disso é a Agência de Talentos da Universidade Feevale, que é o departamento da Instituição responsável pela inserção dos alunos no mercado de trabalho. A agência utiliza o Twitter desde dezembro de 2010, tanto para divulgar novas vagas disponíveis no site, quanto para tirar dúvidas dos interessados. A estagiária Hemily Nájera, que é responsável pela atualização do micro blog ressaltou que “a utilização do Twitter pela Agência de Talentos está aumentando a aproximação do público, pois agora os interessados pelas vagas têm um local onde podem tirar suas dúvidas ou dar opiniões sobre os serviços que nós disponibilizamos”. Ferramentas do Twitter usada pelas organizações: Twilert: A ferramenta permite se inscrever e receber avisos via e-mail com os tweets que citarem uma palavra-chave estipulada, para que se consiga monitorar tudo que gira em torno de uma marca. TwitWinner: Esta ferramenta permite comparar palavras-chave e medir a popularidade entre elas. Pode-se usar até cinco palavras por vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário