Em 2006, uma empresa de São Francisco (Estados Unidos), a Odeo, estava buscando formas para inovar seus projetos e superar a concorrência, no seguimento da informática, que estava forte. Surgiu então, através de Evan Willians, Biz Stone e Jack Dorsey, a ideia de criar uma forma das pessoas se comunicarem através de pequenas mensagens. O produto seria chamado de Twttr, pelo fato das mensagens SMS americanas serem caracterizadas por códigos de cinco dígitos. No inicio, só os funcionários e seus familiares tinham acesso, buscando esconder o projeto das outras grandes empresas. Mas acabaram sendo criadas contas privadas (por pessoas que não faziam parte desse ciclo) e a rede social começou a ser conhecida por todo o mundo. No meio dessa transição, os três amigos resolveram mudar o nome, para algo que representasse bem a proposta do microblog. O nome escolhido para o produto acabou sendo Twitter, que em português tem dois significados “uma pequena explosão de informações inconseqüentes” e “pios de pássaros”. O micro blog estava dando certo e em 2007, os fundadores decidiram que o Twitter se tornaria uma empresa independente, a Twitter Incorporated. Eles estabeleceram então um limite de 140 caracteres para simular as mensagens curtas de SMS de celular, capazes de responder a pergunta “o que você está fazendo?”. Entre várias utilidades, a rede social serve também como uma forma de aproximar as celebridades de seus fãs. Entre os famosos, quem possui mais seguidores no Twitter é a cantora americana Lady Gaga, que tem cerca de 6,367,126. O primeiro brasileiro que alcançou a marca de 1 milhão de seguidores na rede social foi o apresentador Luciano Huck. Mas não são só os famosos, pessoas comuns também acabam sendo conhecidas por causa do micro blog. A ex-big brother Tessália é um exemplo disso, ela primeiro ficou conhecida na internet e depois entrou no reality show. A empresa foi crescendo, hoje em dia estima-se que o valor do Twitter seja de 1 bilhão de dólares. Segundo o site globo.com, a pesquisa revela que atualmente o micro blog tem cerca de 75 milhões de usuários, no entanto 25 milhões são ativos. O estudo também revela que em média, 6,2 milhões de novas contas são criadas por mês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário