sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Alunos participam da Aula Inaugural do Curso de Comunicação Social

Ocorreu ontem, no auditório do prédio Multicolor, a Aula Inaugural do Curso de Comunicação Social da Universidade Feevale, envolvendo as três habilitações: Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda. O evento recebeu três professores do curso de comunicação que abordaram temas como mercado de trabalho, dicas para montar um currículo ou portfólio e como se comportar em uma entrevista de emprego. Alunos e ex-alunos da universidade, representantes de cada uma das habilitações, que já estão inseridos no mercado de trabalho foram convidados para dividir com os acadêmicos suas experiências e como começaram a atuar na área.

Marcos Emílio Santuário, professor do curso de Jornalismo, abordou o mercado de trabalho. “O mercado está em mutação e exige profissionais cada vez mais experientes”, disse. Conforme explicou Santuário, o currículo de um profissional de comunicação deve ser entregue pessoalmente para que ele já tenha o contato com o profissional que irá contratá-lo. “Mandei 50 currículos por e-mail hoje, mas 49 já estão na lixeira, pois está pessoa já recebeu outros milhares de currículos”. É fundamental o candidato citar em qual faculdade é formado, além de destacar suas experiências. A empresa precisa saber quais cursos, eventos, viagens, visitas técnicas, intercâmbios que o profissional já realizou, uma vez que tudo isto conta a favor, mostrando um domínio do conhecimento. “Hoje se exige um profissional preparadíssimo”, destacou o professor. É importante usar redes sociais, como Facebook, Twitter e Orkut, mas o que conta é o conteúdo, a forma como elas são utilizadas. “Quem não lê não sabe, quem não sabe não tem conhecimento, quem não tem conhecimento não tem diferencial”, finalizou Santuário.
A ex-aluna do Curso de Jornalismo, Lilian Lima, contou sua trajetória, que começou na Agecom (Agência Experimental de Comunicação), depois trabalhou no jornal NH e atualmente é editora e repórter do Canal Rural de Porto Alegre. Outro aluno a contar como iniciou na área foi Mateus, estudante do 4º semestre de jornalismo, que também iniciou na Agecom como voluntário e hoje trabalha na Rádio ABC de Novo Hamburgo. “Se eu tivesse feito estágio em rádios grandes, como a Rádio Gaúcha, talvez não teria a oportunidade que estou tendo na Rádio ABC de cobrir jogos de futebol no Olímpico e Beira-Rio e de entrevistar os jogadores”, afirmou Mateus.
O segundo momento da Aula Inaugural foi com a professora do Curso de Relações Públicas, Ana Karin Nunes que abordou o tema “Como se comportar em uma entrevista de emprego”. A professora explicou que “o acadêmico, ao candidatar-se a uma vaga, deve fazer uma boa pesquisa sobre a empresa que está contratando. Para manter a tranquilidade na entrevista é ideal chegar com alguns minutos de antecedência, cuidar da aparência, ter postura e ser natural. O Brasil está vivendo em um momento de crescimento e as empresas estão contratando cada vez mais profissionais da área de comunicação”.
As convidadas Géssica Fernanades e Luciane Larré contaram o início de suas carreiras. Géssica é graduada em Relações Públicas na Universidade Feevale, Pós-Graduada em Negócio Internacionais na Unisinos, está cursando Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Marketing na Universidade Feevale. Ela aconselhou a começar a estagiar desde o primeiro semestre para adquirir experiência. Atualmente é responsável pelo departamento de marketing da GVDASA Sistema, empresa de Pólo de Informática em São Leopoldo. “Hoje, devemos olhar as mídias sociais não como lazer, mas sim como ferramenta de comunicação”, finalizou Géssica. Luciane Larré, formada em Relações Públicas na Universidade Feevale, é sócia da grife Eh ventos - Eventos Personalizados e presta assessoria de eventos para o Auto Shopping Sinos, o 1º Shopping de automóveis do Rio Grande do Sul.
Por fim, o professor Coordenador do Curso de Comunicação Social da Feevale, Cristiano Max Pereira Pinheiro, abordou o último tema da noite “Pensando em carreira”. Ele destacou que toda experiência ruim é boa também e que o aluno terá que quebrar pedra, ou seja, começar pequeno e depois ir crescendo. “O aluno precisa estar preparado para crescer. Não adianta estar no 4º semestre e querer ser gerente”, afirmou Cristiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário