terça-feira, 2 de junho de 2015

Inscrições para Monitorias 2015/2 estão abertas



Estão abertas as inscrições para candidatos interessados em realizar monitoria nas disciplinas dos Cursos de Comunicação Social na Universidade Feevale. As inscrições poder ser realizadas até o dia 12/06, através do site http://www.feevale.br/acontece/editais/edital-proacom-082015---processo-seletivo-de-monitores-para-201502, clicando no link do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas – ICSA. A divulgação dos candidatos selecionados e suplentes será no dia 22/06.
Os monitores têm como função auxiliar os professores das disciplinas em sala de aula, orientando os alunos com as atividades propostas pelo docente. Para o próximo semestre estão disponíveis 7 vagas de monitorias para os cursos de comunicação. Os candidatos devem estar matriculados em um dos cursos de comunicação Social na Universidade Feevale, ter cursado e obtido aprovação na disciplina na qual deseja monitorar e disponibilidade de data e horário conforme a necessidade da vaga.
As monitorias valem como horas complementares para o currículo do estudante e, além disso, são renumeradas em créditos estudantis na Universidade Feevale:

Horas de Monitorias prestadas por semana:
Bolsa concedida por semestre:
3 horas
2 créditos
6 horas
4 créditos
9 horas
6 créditos
12 horas
8 créditos
15 horas
10 créditos
18 horas
12 créditos
21 horas
14 créditos

Confira as vagas disponíveis de monitoria nos Cursos de Comunicação Social pra o semestre 2015/2:

Disciplina:
Vagas:
Horário:
Carga Horária Diária:
Requisitos Específicos:
Programa de Aprendizagem da Disciplina:
Texto Para Televisão
01
4N
06h
 § Estar matriculado no curso de Jornalismo;
§ Ter cursado a disciplina de Texto para Televisão ou as disciplinas de Telejornalismo I e Telejornalismo II, com aprovação;
§Ter disponibilidade de horário conforme a necessidade.
§ O veículo televisão e a linguagem televisiva: relação texto X imagem;
§ A pauta na TV;
§ A notícia e as formas de notícia na televisão;
§ O texto na TV;
§ A presença do profissional diante da câmera: a postura corporal e a postura oral do repórter;
§ Roteiro (script) para TV;
§ Captação e edição de som e imagem;
§ Redação de textos televisivos;
§ Produção, captação e edição de textos para TV.
Ferramentas de Edição Digital I
01
3M – 3N
06h
Estar matriculado em um dos cursos de Comunicação Social: Jornalismo, Relações Públicas ou Publicidade e Propaganda;
§ Ter cursado a disciplina de Ferramentas de Edição Digital I com aprovação;
§Ter disponibilidade de horário conforme a necessidade.
§ Teoria de Imagem Digital;
§ Evolução das Ferramentas Digitais;
§ Cor e Resolução;
§ Software de Edição Vetorial;
§ Software de Edição Bitmap;
§ Software de Diagramação.
Projeto III – Jornalismo Gráfico
01
6N
06h
§ Estar matriculado no curso de Jornalismo ou Publicidade e Propaganda;
§ Ter cursado a disciplina de Planejamento Gráfico I ou Produção Gráfica e Arte Finalização com aprovação;
§ Ter disponibilidade de horário conforme a necessidade.
§ Os primeiros processos de impressão (história);
§ Teoria das cores e escalas cromáticas;
§ Reticulagem; § Matrizes e tipos de impressão;
§ O papel nas artes gráficas: tipos e normatizações; § Tintas, vernizes e acabamentos especiais;
§ Pré-impressão, preparação dos arquivos para as gráficas e orçamentos; § Prática de arte-finais;
§ Encadernação e acabamentos de livros e revistas;
§ Seminário.
Telejornalismo
01
5N
06h
§ Estar matriculado no curso de Jornalismo;
§ Ter cursado a disciplina de Telejornalismo ou Telejornalismo I com aprovação;
§Ter disponibilidade de horário conforme a necessidade.
§ Práticas de técnicas de redação em telejornalismo ;
§ Teoria sobre gêneros televisivos ;
§ Teoria sobre reportagem televisiva ;
§ Prática da reportagem televisiva ;
§ Teoria de produção de programas televisivos ;
§ Prática da produção de programas televisivos ;
§ Práticas de programas ao vivo ;
§ Teoria e práticas sobre programas de entrevistas .
Direção de Criação
01
4N
06h
§ Estar matriculado no curso de Publicidade e Propaganda;
§ Ter cursado a disciplina de Direção de Criação ou Criação Publicitaria com aprovação;
§ Ter disponibilidade de horário conforme a necessidade.
§ Processos e Métodos de criação: Caminhos intuitivos e inspiração;
§ Análise de briefing;
§ Criatividade como estratégia; § Memória, associações, símbolos;
§ Brainstorm e rafs: conceito e técnicas;
§ Técnicas de persuasão;
§ Redação publicitária, layouts e arte-finalização;
§ Tensão/pressão, limites na criatividade;
§ Argumentação e defesa de peça ou campanha;
§ Aperfeiçoamento criativo;
§ Exposição dos melhores trabalhos
Radiojornalismo
01
5N
12h
§ Estar matriculado no curso de Jornalismo - 04° semestre;
§ Ter cursado as disciplina s de Radiojornalismo I e II com aprovação; § Ter disponibilidade de horário conforme a necessidade.
§ Teoria sobre redação texto radiofônico;
§ Prática de técnicas de redação em radiojornalismo - Informativa - Interpretativa - Opiniativa;
§ Teoria sobre prática da reportagem radiojornalística; § Prática de reportagem radiojornalística; § Teoria de produção de programas radiojornalísticos em geral;
§ Prática da produção de programas radiojornalísticos em geral;
§ Teoria sobre programas de entrevistas;
§ Prática de programas de entrevistas;
§ Teoria sobre programas de debates;
§ Prática de programas de debates.
Planejamento Gráfico
01
3N
06h
§ Estar matriculado no curso de Jornalismo ou Publicidade e Propaganda;
§ Ter cursado a disciplina de Planejamento Gráfico I ou Produção Gráfica e Arte Finalização com aprovação;
§Ter disponibilidade de horário conforme a necessidade.
§ Relações entre projeto editorial, público -alvo e projeto gráfico.
§ Paginação. Tipologia. Elementos estéticos e técnicos envolvidos na concepção de um projeto gráfico.
§ Diferentes formatos de jornais (standard, berliner, tablóide, mini, etc).
§ Projeto gráfico para jornais.
§ Tendências internacionais dos projetos gráficos de jornais.
§ Projeto gráfico para revistas.
§ As cores.
§ Recursos gráficos e métodos de impressão.
§ Editoração eletrônica.

Ubiratan Júnior, acadêmico do 2º semestre de Jornalismo na Universidade Feevale.


Nenhum comentário:

Postar um comentário