sexta-feira, 8 de maio de 2015

Festival apresenta sessões de filmes para pessoas com deficiência

    
Festival ocorrerá na Casa de Cultura Mário Quintana.
Foto: Divulgação


   A cinemateca Paulo Amorin da Casa de Cultura Mário Quintana, localizada no Centro Histórico de Porto Alegre, exibirá a partir de hoje, até junho, sessões de filmes para pessoas com deficiência auditiva e visual. O objetivo do festival é trazer os deficientes ao cinema, ‘’fazendo esse um lugar de todos’’, - disse o idealizador do festival Sidnei Schames em entrevista ao jornal Zero Hora.
    Nos filmes que serão exibidos foram incluídos recursos de audiodescrição, que narra claramente todas as informações visuais que não estejam nos diálogos, como expressões faciais, noções de ambiente, efeitos especiais e figurinos. Isso permite com que o usuário consiga cada detalhe da obra.
   Outro elemento inserido foram as libras, com tradutores inseridos no canto inferior da tela, transpassando os diálogos que estão acontecendo. As legendas também foram colocadas, isso permite aos deficientes auditivos usufruir integralmente da história do filme.
   Mais de vinte profissionais foram envolvidos nesse festival, como narradores, consultores em audiodescrição, roteirista, intérprete de libras, técnicos de áudio e de estúdio, profissionais de legendagem. A produção é do Estúdio Som da Luz, com financiamento do Ministério da Cultura, via Lei Rouanet.
   A exibição ocorrerá a cada quinze dias, sempre na sexta-feira as 19h 30 min. A entrada é gratuita. As reservas para as sessões podem ser feitas pelo email: festivalcinemaacessivel@gmail.com .
Cena do filme: "O homem que Copiava"



Confira as datas da exibição de cada filme:
   08 de maio: ‘’ O homem que copiava’’
   22 de maio: ‘’Saneamento Básico, o filme’’
   05 de junho: ‘’ O tempo e o vento’’
   19 de junho: ‘’Dois filhos de Francisco’’ 









    Solange Neitzke, acadêmica do 4° semestre de jornalismo na Universidade Feevale.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário