Associação Brasileira de Publicidade e Propaganda e Instituto Alana participarão de debate no III Seminário Criança na Mídia.
III Seminário Criança na Mídia: Filhos da Sociedade
de Consumo ocorre no próximo dia 2 de outubro no Salão de Atos do Campus II da
Universidade, e contará com a participação de renomados palestrantes, entre
eles, Stalimir Vieira, integrante da Associação Brasileira de Publicidade e
Propaganda – ABAP e Renato Godoy de Toledo do Instituto Alana - SP. Evento
discute a comunicação responsável com a criança e promete reunir mais de 700
pessoas entre acadêmicos, profissionais e professores da rede pública de
ensino. O objetivo é promover a reflexão sobre a importância deste novo cenário
que surge com a criança-cliente no mês do Dia das Crianças, uma das datas mais
lucrativas do país mobilizando mercado e famílias de diferentes formas.
A relação criança e consumo tornou-se um imperativo
do nosso tempo. Temas como a obesidade, transtornos alimentares, erotização e
adultização precoce veem a tona quando pensamos na relação criança, mídia e
consumo. O investimento em publicidade infantil e incentivo a cultura
consumista entre os pequenos, atualmente têm deixado marcas na cultura
infantil, assim como impactado de forma relevante os comportamentos e
constituição da identidade da criança contemporânea. Segundo estudos do IBGE,
por exemplo, atualmente 72% das peças publicitárias de alimentos voltados às crianças,
veiculam mensagens para o consumo de produtos com altos teores de gorduras,
açucares e sódio. Talvez, este incentivo tem colaborado para o crescimento da
obesidade e de doenças pois, de acordo com o Instituto, cerca de 30% das
crianças brasileiras, entre 5 e 14 anos, estão em sobrepeso ou obesas e quase
90% delas consomem gordura e açúcar acima do recomendado por nutricionistas.
Mais uma evidência de que o trabalho conjunto do
mercado de produtos infantis e da cultura consumista promove um intenso treinamento
das crianças para se tornarem mais um grupo de compradores em potencial, é o
fato das empresas de produtos infantis estarem sempre renovando sua frota de
produtos, faturando, somente em vendas de brinquedos em datas comemorativas
como o Dia das Crianças, R$ 8 bilhões por ano. De acordo com a Associação
Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq) anualmente são apresentadas
ao comércio infantil cerca de 1.500 novidades, cujo objetivo é, nas palavras da
associação, “aquecerem o mercado no Dia das Crianças e Natal, melhores datas
para o setor, com 40% e 30% de participação nas vendas anuais,
respectivamente”.
Outra questão relevante quando refletimos sobre
publicidade infantil, é o crescente investimento em personagens que atraem as
crianças para o consumo. Segundo informações da Associação Brasileira de
Licenciamento (Abral), no ano de 2013 o setor faturou mais de R$ 12 bilhões com
a venda de produtos derivados da imagem de heróis de quadrinhos, celebridades
da TV, filmes, mas, principalmente, com personagens licenciados de desenhos
animados e programas infantis da TV. Um monitoramento da publicidade dirigida
às crianças, realizado pelo Observatório de Mídia da Universidade Federal do
Espírito Santo em parceria com o Instituto Alana, constatou um número de 81 mil
anúncios para crianças veiculados nos 15 dias antecessores do Dia das Crianças
e do Natal, totalizando 162 mil publicidades dirigidas de alguma forma para os
pequenos nestes dois períodos, sendo a maioria dos comerciais veiculados de brinquedos
ou alimentos.
E é com o objetivo de promover a reflexão sobre a
importância da problematização deste novo cenário que surge, que no mês do Dia
das Crianças, uma das datas mais lucrativas do país, a Universidade Feevale
realiza o III Seminário Criança na Mídia. Focado no tema Filhos da Sociedade de
Consumo, o evento que ocorre no dia 2 de outubro (quinta-feira), pretende
proporcionar uma discussão a respeito da busca por uma comunicação responsável
para a criança e contará com palestrantes reconhecidos acadêmica e
profissionalmente e que estão em sintonia com perspectivas teóricas
contemporâneas que discutem a cultura do consumo.
O Seminário ocorrerá no Salão de Atos do Campus II
da Universidade Feevale e será dividido em dois momentos: à tarde, para professores
da rede pública e privada de Novo Hamburgo e comunidade em geral, contando com
o painel Pedagogia do consumo, ministrado pelo pesquisador do Instituto Alana,
Renato Godoy de Toledo e pelo professor da ESPM - RS, Diego de Azevedo. Na
sequencia será realizada uma mesa redonda com o tema Criança na Mídia,
apresentando um relato de pesquisas realizadas na Universidade Feevale pelas
pesquisadoras Marta Santos, Michele Petersen, Caroline Pilger e Carolina Rigo.
Já o segundo momento do seminário, com início as 20h, será destinado para
acadêmicos, profissionais, professores e comunidade em geral e contará com o
painel Cultura do consumo e criança-cliente, ministrado pelo Presidente da
Associação Brasileira de Publicidade e Propaganda (ABAP), Stalimir Vieira, pelo
pesquisador do Instituto Alana, Renato de Godoy de Toledo e pelo professor da
PUCRS, Adalberto Pasqualotto.
Segundo a coordenadora geral do evento, professora
Saraí Schmidt, o seminário visa gerar a produção de conhecimentos
interdisciplinares com o foco na cultura infantil. “O evento tem como objetivo
a reflexão sobre a relação cultura infantil, mídia e consumo entre os
diferentes segmentos da sociedade envolvidos com a temática, como profissionais
da Comunicação, Educação, Direito, Marketing, Sociologia, entre outros. Além
disso, pretendemos problematizar esta recorrente relação da criança com o
consumo e a forma naturalizada com que este aspecto é tratado pela mídia e
sociedade atualmente”, salienta ela.
O evento é gratuito e com vagas limitadas. Inscrições
pelo e-mail criancanamidia@feevale.br . Os ingressos dos professores da rede
pública serão distribuídos pela Secretaria Municipal de Educação de Novo
Hamburgo (Smed-NH). O III Seminário Criança na Mídia: Filhos da Sociedade de
Consumo é uma promoção do Projeto de Extensão Nosso Bairro em Pauta, Mestrado
em Processos e Manifestações Culturais e Programa de Pós-graduação em Inclusão
Social e Diversidade Cultural da Universidade Feevale. Mais informações pelo
telefone (51) 3586-8822, no site www.feevale.br/criancanamidia ou no
e-mail criancanamidia@feevale.br.
Conheça sobre a origem do Dia das Crianças no Brasil
O Dia das Crianças é comemorado em diversos países,
cada um escolhe uma determinada data e um modo de celebração de acordo com sua
cultura. Aqui no Brasil, a data, que foi instituída em 1924 por meio de um
projeto de lei do deputado federal Galdino do Valle Filho para ser uma
comemoração à criança, só se tornou conhecida no país mais tarde, em 1955, após
uma campanha de marketing realizada pela empresa de brinquedos Estrela em
parceria com a marca de produtos de higiene pessoal Johnson & Johnson. A
campanha, denominada Semana do Bebê Robusto, fez com que o dia instituído para
comemoração do Dia das Crianças fosse finalmente reconhecido, celebrado e
virasse tradição no país. A campanha impulsionou o comércio da empresa e chamou
a atenção de diversos empresários das indústrias de brinquedos, que lançaram
uma campanha publicitária promovendo a Semana da Criança. As campanhas
alavancaram as vendas e também a comemoração do dia 12 de Outubro, fazendo com
que o dia fosse incorporado no calendário de datas comemorativas do país, sendo
uma das datas mais movimentadas do comércio atualmente. Segundo o presidente da
Estrela, Carlos Tilkian, a ideia era “ressuscitar” a data do Dia das Crianças,
que até então era praticamente desconhecida tanto entre consumidores quanto
lojistas. De acordo com o presidente: “A Estrela começou a usar o tema Dia das
Crianças para vender a linha de bebês. Chamava Bebê Robusto porque o padrão de
beleza era diferente naquela época. Toda a nossa linha de bebês era mais
gordinha, o que era sinônimo de saúde e beleza". Dessa forma o dia 12 de
Outubro se consolidou ao longo dos anos, quando mais e mais empresários da indústria
de brinquedos foram direcionando suas ações de marketing infantil na semana do
Dia das Crianças. Esta data tornou-se importante para o comércio e segundo o
presidente do grupo, as vendas da Estrela na semana do dia 12 de Outubro
superam as do Natal, sendo que 75% do faturamento anual vêm destas duas datas
(Dia das Crianças e Natal). Cabe lembrar que deste percentual, somente o Dia
das Crianças representa 60%, seguido do Natal, que corresponde a 40% das vendas
da empresa.
Confira a programação e o currículo dos ministrantes
do III Seminário Criança na Mídia:
13h30min - Painel Pedagogia do consumo
Ministrantes: Renato Godoy de Toledo (Instituto
Alana - SP) e Diego Azevedo (ESPM - RS)
Mediação: Vera Dones
* sessão especial para professores da rede pública
15h30min - Mesa Redonda Criança na Mídia
Ministrantes: Carolina Rigo, Caroline Pilger, Marta
Santos e Michele Petersen / Universidade Feevale
Mediação: Lisiane Machado de Oliveira Menegotto
* sessão especial para professores da rede pública
de ensino.
20h - Painel Cultura do Consumo e criança-cliente
Ministrantes: Renato Godoy de Toledo (Instituto
Alana - SP), Stalimir Vieira (ABAP - SP) e Adalberto Pasqualotto (PUC - RS)
Mediação: Saraí Schmidt
Adalberto Pasqualotto - Possui graduação em Direito
pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1972), mestrado em
Sociedade e Estado em Perspectiva de Integração pela Universidade Federal do
Rio Grande do Sul (1992) e doutorado em Programa de Pós-Graduação em Direito
pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atuando principalmente
nos seguintes temas: direito do consumidor, contratos e responsabilidade civil.
Desenvolve o projeto Fundamentalidade e efetividade da defesa do consumidor. È
professor titular na Faculdade de Direito da PUCRS, onde leciona nos cursos de
graduação e pós-graduação.
Diego Gib Azevedo - Bacharel em Ciências Jurídicas e
Sociais - Direito, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Advogado. Especialista em Relações Internacionais pela Escola Superior de
Propaganda e Marketing. Mestre em Comunicação Social pela Pontifícia
Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor da Escola Superior de
Propaganda e Marketing (ESPM-Sul) nas áreas de Ética, Jornalismo e Publicidade
e Propaganda.
Renato Godoy de Toledo - Pesquisador do Instituto
Alana. Cientista Social graduado pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências
Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e bacharel em Comunicação -
Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero.
Stalimir Vieira - Presidente da Associação
Brasileira de Publicidade e Propaganda – ABAP. Professor convidado no Programa
de Pós-graduação em Comunicação Social na Universidade de Havana. Membro do
Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) e, entre outras
experiências que somam 32 anos de atuação no mercado publicitário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário