terça-feira, 30 de setembro de 2014

Feevale discute consumo infantil no mês do Dia das Crianças

Associação Brasileira de Publicidade e Propaganda e Instituto Alana participarão de debate no III Seminário Criança na Mídia.



III Seminário Criança na Mídia: Filhos da Sociedade de Consumo ocorre no próximo dia 2 de outubro no Salão de Atos do Campus II da Universidade, e contará com a participação de renomados palestrantes, entre eles, Stalimir Vieira, integrante da Associação Brasileira de Publicidade e Propaganda – ABAP e Renato Godoy de Toledo do Instituto Alana - SP. Evento discute a comunicação responsável com a criança e promete reunir mais de 700 pessoas entre acadêmicos, profissionais e professores da rede pública de ensino. O objetivo é promover a reflexão sobre a importância deste novo cenário que surge com a criança-cliente no mês do Dia das Crianças, uma das datas mais lucrativas do país mobilizando mercado e famílias de diferentes formas.

A relação criança e consumo tornou-se um imperativo do nosso tempo. Temas como a obesidade, transtornos alimentares, erotização e adultização precoce veem a tona quando pensamos na relação criança, mídia e consumo. O investimento em publicidade infantil e incentivo a cultura consumista entre os pequenos, atualmente têm deixado marcas na cultura infantil, assim como impactado de forma relevante os comportamentos e constituição da identidade da criança contemporânea. Segundo estudos do IBGE, por exemplo, atualmente 72% das peças publicitárias de alimentos voltados às crianças, veiculam mensagens para o consumo de produtos com altos teores de gorduras, açucares e sódio. Talvez, este incentivo tem colaborado para o crescimento da obesidade e de doenças pois, de acordo com o Instituto, cerca de 30% das crianças brasileiras, entre 5 e 14 anos, estão em sobrepeso ou obesas e quase 90% delas consomem gordura e açúcar acima do recomendado por nutricionistas.
Mais uma evidência de que o trabalho conjunto do mercado de produtos infantis e da cultura consumista promove um intenso treinamento das crianças para se tornarem mais um grupo de compradores em potencial, é o fato das empresas de produtos infantis estarem sempre renovando sua frota de produtos, faturando, somente em vendas de brinquedos em datas comemorativas como o Dia das Crianças, R$ 8 bilhões por ano. De acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq) anualmente são apresentadas ao comércio infantil cerca de 1.500 novidades, cujo objetivo é, nas palavras da associação, “aquecerem o mercado no Dia das Crianças e Natal, melhores datas para o setor, com 40% e 30% de participação nas vendas anuais, respectivamente”.
Outra questão relevante quando refletimos sobre publicidade infantil, é o crescente investimento em personagens que atraem as crianças para o consumo. Segundo informações da Associação Brasileira de Licenciamento (Abral), no ano de 2013 o setor faturou mais de R$ 12 bilhões com a venda de produtos derivados da imagem de heróis de quadrinhos, celebridades da TV, filmes, mas, principalmente, com personagens licenciados de desenhos animados e programas infantis da TV. Um monitoramento da publicidade dirigida às crianças, realizado pelo Observatório de Mídia da Universidade Federal do Espírito Santo em parceria com o Instituto Alana, constatou um número de 81 mil anúncios para crianças veiculados nos 15 dias antecessores do Dia das Crianças e do Natal, totalizando 162 mil publicidades dirigidas de alguma forma para os pequenos nestes dois períodos, sendo a maioria dos comerciais veiculados de brinquedos ou alimentos.
E é com o objetivo de promover a reflexão sobre a importância da problematização deste novo cenário que surge, que no mês do Dia das Crianças, uma das datas mais lucrativas do país, a Universidade Feevale realiza o III Seminário Criança na Mídia. Focado no tema Filhos da Sociedade de Consumo, o evento que ocorre no dia 2 de outubro (quinta-feira), pretende proporcionar uma discussão a respeito da busca por uma comunicação responsável para a criança e contará com palestrantes reconhecidos acadêmica e profissionalmente e que estão em sintonia com perspectivas teóricas contemporâneas que discutem a cultura do consumo.
O Seminário ocorrerá no Salão de Atos do Campus II da Universidade Feevale e será dividido em dois momentos: à tarde, para professores da rede pública e privada de Novo Hamburgo e comunidade em geral, contando com o painel Pedagogia do consumo, ministrado pelo pesquisador do Instituto Alana, Renato Godoy de Toledo e pelo professor da ESPM - RS, Diego de Azevedo. Na sequencia será realizada uma mesa redonda com o tema Criança na Mídia, apresentando um relato de pesquisas realizadas na Universidade Feevale pelas pesquisadoras Marta Santos, Michele Petersen, Caroline Pilger e Carolina Rigo. Já o segundo momento do seminário, com início as 20h, será destinado para acadêmicos, profissionais, professores e comunidade em geral e contará com o painel Cultura do consumo e criança-cliente, ministrado pelo Presidente da Associação Brasileira de Publicidade e Propaganda (ABAP), Stalimir Vieira, pelo pesquisador do Instituto Alana, Renato de Godoy de Toledo e pelo professor da PUCRS, Adalberto Pasqualotto.
Segundo a coordenadora geral do evento, professora Saraí Schmidt, o seminário visa gerar a produção de conhecimentos interdisciplinares com o foco na cultura infantil. “O evento tem como objetivo a reflexão sobre a relação cultura infantil, mídia e consumo entre os diferentes segmentos da sociedade envolvidos com a temática, como profissionais da Comunicação, Educação, Direito, Marketing, Sociologia, entre outros. Além disso, pretendemos problematizar esta recorrente relação da criança com o consumo e a forma naturalizada com que este aspecto é tratado pela mídia e sociedade atualmente”, salienta ela.
O evento é gratuito e com vagas limitadas. Inscrições pelo e-mail criancanamidia@feevale.br . Os ingressos dos professores da rede pública serão distribuídos pela Secretaria Municipal de Educação de Novo Hamburgo (Smed-NH). O III Seminário Criança na Mídia: Filhos da Sociedade de Consumo é uma promoção do Projeto de Extensão Nosso Bairro em Pauta, Mestrado em Processos e Manifestações Culturais e Programa de Pós-graduação em Inclusão Social e Diversidade Cultural da Universidade Feevale. Mais informações pelo telefone (51) 3586-8822, no site www.feevale.br/criancanamidia ou no e-mail criancanamidia@feevale.br.

Conheça sobre a origem do Dia das Crianças no Brasil
O Dia das Crianças é comemorado em diversos países, cada um escolhe uma determinada data e um modo de celebração de acordo com sua cultura. Aqui no Brasil, a data, que foi instituída em 1924 por meio de um projeto de lei do deputado federal Galdino do Valle Filho para ser uma comemoração à criança, só se tornou conhecida no país mais tarde, em 1955, após uma campanha de marketing realizada pela empresa de brinquedos Estrela em parceria com a marca de produtos de higiene pessoal Johnson & Johnson. A campanha, denominada Semana do Bebê Robusto, fez com que o dia instituído para comemoração do Dia das Crianças fosse finalmente reconhecido, celebrado e virasse tradição no país. A campanha impulsionou o comércio da empresa e chamou a atenção de diversos empresários das indústrias de brinquedos, que lançaram uma campanha publicitária promovendo a Semana da Criança. As campanhas alavancaram as vendas e também a comemoração do dia 12 de Outubro, fazendo com que o dia fosse incorporado no calendário de datas comemorativas do país, sendo uma das datas mais movimentadas do comércio atualmente. Segundo o presidente da Estrela, Carlos Tilkian, a ideia era “ressuscitar” a data do Dia das Crianças, que até então era praticamente desconhecida tanto entre consumidores quanto lojistas. De acordo com o presidente: “A Estrela começou a usar o tema Dia das Crianças para vender a linha de bebês. Chamava Bebê Robusto porque o padrão de beleza era diferente naquela época. Toda a nossa linha de bebês era mais gordinha, o que era sinônimo de saúde e beleza". Dessa forma o dia 12 de Outubro se consolidou ao longo dos anos, quando mais e mais empresários da indústria de brinquedos foram direcionando suas ações de marketing infantil na semana do Dia das Crianças. Esta data tornou-se importante para o comércio e segundo o presidente do grupo, as vendas da Estrela na semana do dia 12 de Outubro superam as do Natal, sendo que 75% do faturamento anual vêm destas duas datas (Dia das Crianças e Natal). Cabe lembrar que deste percentual, somente o Dia das Crianças representa 60%, seguido do Natal, que corresponde a 40% das vendas da empresa.


Confira a programação e o currículo dos ministrantes do III Seminário Criança na Mídia:
13h30min - Painel Pedagogia do consumo
Ministrantes: Renato Godoy de Toledo (Instituto Alana - SP) e Diego Azevedo (ESPM - RS)
Mediação: Vera Dones
* sessão especial para professores da rede pública

15h30min - Mesa Redonda Criança na Mídia
Ministrantes: Carolina Rigo, Caroline Pilger, Marta Santos e Michele Petersen / Universidade Feevale
Mediação: Lisiane Machado de Oliveira Menegotto
* sessão especial para professores da rede pública de ensino.

20h - Painel Cultura do Consumo e criança-cliente
Ministrantes: Renato Godoy de Toledo (Instituto Alana - SP), Stalimir Vieira (ABAP - SP) e Adalberto Pasqualotto (PUC - RS)
Mediação: Saraí Schmidt

Adalberto Pasqualotto - Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1972), mestrado em Sociedade e Estado em Perspectiva de Integração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) e doutorado em Programa de Pós-Graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atuando principalmente nos seguintes temas: direito do consumidor, contratos e responsabilidade civil. Desenvolve o projeto Fundamentalidade e efetividade da defesa do consumidor. È professor titular na Faculdade de Direito da PUCRS, onde leciona nos cursos de graduação e pós-graduação.

Diego Gib Azevedo - Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais - Direito, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Advogado. Especialista em Relações Internacionais pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-Sul) nas áreas de Ética, Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

Renato Godoy de Toledo - Pesquisador do Instituto Alana. Cientista Social graduado pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e bacharel em Comunicação - Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero.


Stalimir Vieira - Presidente da Associação Brasileira de Publicidade e Propaganda – ABAP. Professor convidado no Programa de Pós-graduação em Comunicação Social na Universidade de Havana. Membro do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) e, entre outras experiências que somam 32 anos de atuação no mercado publicitário.

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