Sair da universidade sem ter tido nenhuma experiência profissional na área em que deseja trabalhar, é uma baita enrascada. Muitas empresas hoje exigem que seus funcionários já tenham tido contato com o mercado de trabalho. Entretanto, apenas ter experiência, não é mais um diferencial. Aqui na região Sul do Brasil, somos privilegiados com diversos concursos e competições acadêmicas na área da comunicação. Grandes oportunidades para os estudantes se destacarem como os melhores e mostrarem que muito mais do que experiência, eles tem talento.
Aqui na Universidade Feevale, temos estudantes que ultrapassam o limite da experiência. Um dos principais exemplos é Jéssica Rebeca Weber, acadêmica do Curso de Jornalismo, ela tem 20 anos, está no quinto semestre, trabalha no jornal "O Diário da Encosta da Serra" e acumula participações de destaque no concurso "Primeira Pauta" da Zero Hora. O concurso envolve acadêmicos de comunicação do estado todo, este ano jovens de 14 universidades diferentes estavam no páreo. Para se tornar campeão o estudante precisa passar por três etapas. 1° Desenvolver um texto jornalístico sobre acessibilidade na cidade em que reside. 2° realizar dois "vídeos-minuto", um com texto, sobre o assunto mais importante na cidade e outro sobre um personagem do município. E a última tarefa seria realizar um vídeo, texto e fotos sobre as obras para a Copa do Mundo em Porto Alegre.
No ano de 2012, pela primeira vez Jéssica se inscreveu no concurso, sem nenhuma pretensão de sair vencedora. "Em julho, em pleno tempo livre, escrevi um texto sobre os impactos das plataformas digitais. Por mais que pensasse 'essas coisas não dão certo', mandei. Quando vi no jornal que meu nome estava entre os 10 selecionados, mordi a língua e o meu ceticismo", confessou Jéssica. Nesta 4° edição do "Primeira Pauta", ela ficou em segundo lugar, uma colocação até então inédita, afinal, ou você ganha ou fica entre os 5 primeiros.
Mas ela não estava satisfeita. Estava decidida a voltar este ano e trazer o caneco para a casa. Antes do resultado final, sua família já comemorava, tendo convicção que a jovem seria campeã. Seu pai, inclusive, até champagne já havia comprado para comemorar. E assim foi Jéssica para a 5° edição do concurso, com muita determinação e humildade.
A certeza da vitória era um sentimento que a acadêmica não compartilhava em conjunto da família. "A
edição deste ano foi muito diferente da do ano passado, muito mais
difícil e trabalhosa, da primeira à última etapa", disse a estudante, que esse ano optou por não criar muita expectativa.
Então no último dia 13 de julho, Jéssica abriu a edição online da Zero Hora e se deparou com o resultado. Ela é a grande campeã da 5° edição do concurso "Primeira Pauta". E a sensação que foi receber a notícia foi definida com: "Ainda não deu pra
traduzir em palavras a sensação. Eu não estava esperando.".
Weber receberá como prêmio a oportunidade de participar de uma reportagem multimídia da Zero Hora, junto de seus jornalistas. Soma-se a isso a vivência e experiência que adquiriu realizando as suas reportagens e estando dentro da redação da ZH.
"A maior lição que eu levo é de que vale à pena persistir", finalizou. Já pensaram que, se em julho do ano passado, a Jéssica não tivesse vencido a preguiça e abraçado uma grande oportunidade, tudo o que ela deixaria de conquistar profissionalmente? Mas como o destino é cheio de ironias, deu a coincidência de no "Dia Internacional do Rock", uma nova estrela se consolidar.
Marcos Heck
Acadêmico do 2º semestre de Jornalismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário