Criar uma marca e
desenvolver um produto ou serviço sem deixar de lado as estratégias de
comunicação é um grande diferencial para quem pretende se destacar entre os
demais. Pensando nisso, aconteceu na noite de quinta, dia 20, o VI
Brandfashion, uma exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos na disciplina
de Comunicação na Moda, no Salão de Exposição do prédio Arenito.
Carla Ariel Siqueira apostou em camisetas com estilo nerd |
Durante a cadeira, os alunos
aprendem como desenvolver uma marca de moda e construir estratégias de
comunicação. “O foco não é no produto, e sim na marca que eles forem construir
em cima daquele produto. Toda a imagem de marca que é desenvolvida durante a
disciplina é baseada nessa transformação que faz do produto. Muitos fazem
paralelamente, enquanto estão criando a marca, criam o produto junto”, disse a
professora da disciplina e coordenadora do evento Rosana Vaz de Silveira, que
ainda complementou que hoje em dia deve-se também cuidar da imagem da marca que
se quer transmitir ao público, pois as pessoas compram os produtos a partir do
que elas veem e se identificam.
A dedicação ao desenvolvimento
do projeto trouxe à acadêmica Maísa Benatti, a oportunidade do primeiro negócio
próprio. “Eu fiz uma vez um figurino para uma cantora, Nalanda. Aí a Tati do Chimarruts
ligou pro produtor da Nalanda pra saber quem tinha feito aquela roupa e aí deu
a sorte de eu ter uma camisa a pronta entrega. Ela comprou a camisa e usou no
Jornal do Almoço na RBS, num vídeo que ela fez no Instituto do Câncer Iinfantil.
Em 3 meses eu criei minha marca. Hoje vendo pelo Facebook para o Brasil inteiro”,
comenta Maísa que resolveu investir em produção de camisas devido a grande tendência
atual.
Maísa com os modelos de suas camisas |
O evento para a aluna
Larissa Adam Braga é uma oportunidade de cada um mostrar seu talento. “Eu sabia
que não queria fazer nada que envolvesse costura. Eu fazia design antes de
fazer moda, então eu quis unir um pouco de produto com relacionando a moda, aí
eu resolvi fazer cabides, porque eu acho importante que as lojas cuidem desses detalhes
de como expor as roupas”, falou Larissa que pretende continuar vendendo seus
produtos sob encomenda.
A aluna Patrícia Dias, que
confeccionou almofadas, relacionou sentimentos com o visual da marca. “O nome
da minha marca é Dê-coração. Decidi trabalhar com esse nome porque eu penso
numa coisa assim bem carinhosa e amorosa”. Para Rosana, durante as aulas os
alunos aprendem a dar uma cara aos produtos. “É pra vida toda. A partir da
cadeira eles podem criar todo o tipo de produto que eles vão saber como
construir a marca”.
Acadêmica do 6º semestre de Jornalismo
* Colaborou Lucas Quadros, acadêmico do 5º semestre de Jornalismo
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