sexta-feira, 21 de junho de 2013

Moda e Comunicação


Criar uma marca e desenvolver um produto ou serviço sem deixar de lado as estratégias de comunicação é um grande diferencial para quem pretende se destacar entre os demais. Pensando nisso, aconteceu na noite de quinta, dia 20, o VI Brandfashion, uma exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos na disciplina de Comunicação na Moda, no Salão de Exposição do prédio Arenito.
Carla Ariel Siqueira apostou em camisetas com estilo nerd

Durante a cadeira, os alunos aprendem como desenvolver uma marca de moda e construir estratégias de comunicação. “O foco não é no produto, e sim na marca que eles forem construir em cima daquele produto. Toda a imagem de marca que é desenvolvida durante a disciplina é baseada nessa transformação que faz do produto. Muitos fazem paralelamente, enquanto estão criando a marca, criam o produto junto”, disse a professora da disciplina e coordenadora do evento Rosana Vaz de Silveira, que ainda complementou que hoje em dia deve-se também cuidar da imagem da marca que se quer transmitir ao público, pois as pessoas compram os produtos a partir do que elas veem e se identificam. 
A dedicação ao desenvolvimento do projeto trouxe à acadêmica Maísa Benatti, a oportunidade do primeiro negócio próprio. “Eu fiz uma vez um figurino para uma cantora, Nalanda. Aí a Tati do Chimarruts ligou pro produtor da Nalanda pra saber quem tinha feito aquela roupa e aí deu a sorte de eu ter uma camisa a pronta entrega. Ela comprou a camisa e usou no Jornal do Almoço na RBS, num vídeo que ela fez no Instituto do Câncer Iinfantil. Em 3 meses eu criei minha marca. Hoje vendo pelo Facebook para o Brasil inteiro”, comenta Maísa que resolveu investir em produção de camisas devido a grande tendência atual.
Maísa com os modelos de suas camisas

O evento para a aluna Larissa Adam Braga é uma oportunidade de cada um mostrar seu talento. “Eu sabia que não queria fazer nada que envolvesse costura. Eu fazia design antes de fazer moda, então eu quis unir um pouco de produto com relacionando a moda, aí eu resolvi fazer cabides, porque eu acho importante que as lojas cuidem desses detalhes de como expor as roupas”, falou Larissa que pretende continuar vendendo seus produtos sob encomenda.

 
A aluna Patrícia Dias, que confeccionou almofadas, relacionou sentimentos com o visual da marca. “O nome da minha marca é Dê-coração. Decidi trabalhar com esse nome porque eu penso numa coisa assim bem carinhosa e amorosa”. Para Rosana, durante as aulas os alunos aprendem a dar uma cara aos produtos. “É pra vida toda. A partir da cadeira eles podem criar todo o tipo de produto que eles vão saber como construir a marca”.

 
 
Karine Brandt
Acadêmica do 6º semestre de Jornalismo

* Colaborou Lucas Quadros, acadêmico do 5º semestre de Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário