Na tarde desta segunda-feira esteve rolando na sala 204, do Prédio Amarelo, na Universidade Feevale, uma oficina de vídeo com funcionários da Secretária de Educação, professores e alunos da rede municipal de Novo Hamburgo. Ministrado pelas professoras Christine Bahia e Donesca Calligaro, o encontro teve três horas e meia de duração.
A iniciativa teve como objetivo capacitar os participantes para a 1° Mostra Curta Inclusão de Diversidade, projeto idealizado pela Secretaria de Educação e Desporto de Novo Hamburgo. Foram apresentadas as etapas de construção de um curta-metragem, desde a elaboração da ideia, storyline e argumento, até a montagem do roteiro, gravação das imagens e edição.
Simone Linbemneyer, assessora da Secretaria Municipal de Educação da região Leste de Novo Hamburgo, destacou que o aprendizado adquirido será muito útil na prática. "Todo mundo aprendeu um monte de detalhes importantíssimos na montagem de um curta. Os detalhes, a redação e principalmente a questão do projeto de um curta, ele não pode nascer só de uma vontade, mas de um planejamento anterior", finalizou Simone.
Muito surpresa com tudo o que aprendeu, Laura Wottrich, psicóloga que trabalha na Secretaria de Educação de Novo Hamburgo, apontou que não imaginava que o processo de produção de um curta envolvesse tantos fatores. "Eu não tinha muita noção de como se trabalhava com esse negócio da construção e do planejamento. Achei super complexo, não tinha noção que demandava tanto investimento, tanto tempo". Quando questionada quanto ao interesse dos jovens presentes, ela já alertou que eles querem mais. "Vários alunos estavam me perguntando se a gente iria ter um outro momento aqui na Feevale", concluiu Laura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário