O jornal impresso foi um dos primeiros veículos de comunicação que existiu. A tecnologia foi evoluindo e nos dias de hoje já temos a Internet, onde, através das redes sociais, é possível compartilhar informações, fotos e vídeos em tempo real.
A comunicação, por ser uma área bem ampla, permite que os profissionais exerçam suas atividades das mais variadas formas. Ana Carolina dos Santos, de 21 anos, é estudante de Jornalismo, trabalha como assessora de imprensa e tem por costume utilizar, em suas horas de lazer, o Instagram, um dinâmico aplicativo do Iphone que permite o usuário enviar fotos personalizadas para o Facebook ou Twitter e até mesmo cobrir fatos jornalísticos. “É um meio interessante para postar fotos de um engarrafamento e, assim, auxiliar os outros motoristas. Também serve para tirar fotos de um evento, auxiliando na sua divulgação”, relatou.
Para a estudante de Publicidade e Propaganda Larissa Bach Henn, de 17 anos, essa tecnologia se tornou muito apropriada devido à instantaneidade da informação. “Antigamente, levava algum tempo para serem publicadas as noticias, e hoje, quando acontece algo em outro país, logo a mensagem já está sendo divulgada na Internet”, exemplificou. “Tudo evolui com o tempo e a comunicação não poderia ser diferente”, enfatizou Ana.
Apesar do grande sucesso do Instagram, as estudantes não deixam de ler as notícias no papel. “O jornal impresso não perde seu valor, sempre haverá quem prefere o impresso ao digital. A comunicação via web é, sem dúvida, mais dinâmica, mas não acredito que seja mais completa”, opinou a futura jornalista.
O grande diferencial das plataformas digitais para o jornal impresso é a praticidade e, apesar da constante luta diária para a produção de notícias que o repórter de redação de jornal enfrenta, a redação online acaba sendo mais ágil na hora de trazer a informação. “Este é o ponto fraco do papel, enquanto eles imprimem a notícia, nós da web já fazemos comentários sobre o fato ocorrido”, ressaltou Ana.
Versão câmera fotográfica do Instagram
A Instagram Socialmatic Camera vem com mais uma novidade tecnológica. A empresa italiana ADR Studio criou uma máquina fotográfica que, além de ter uma aparência inspirada no aplicativo, possibilita que o usuário escolha filtros de sua foto e as coloque diretamente na rede social, não sendo mais necessário o uso de um Smartphone. Dessa forma, conectado à Internet via wi-fi, é possível compartilhar suas fotos a qualquer hora na rede.
Outra novidade é a impressora interna que o aparelho possui, permitindo que o indivíduo imprima a imagem instantaneamente, da mesma maneira que funcionava a antiga Polaroid – a foto, inclusive, vem com um espaço em branco embaixo onde é possível escrever legendas ou recados. A câmera possui 16 GB de armazenamento, duas lentes, zoom e tela sensível ao toque. Por enquanto, ela é apenas uma amostra, porém a companhia ainda pretende lançar o produto no mercado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário